“Igreja só é igreja quando o é para os de fora.” Dietrich Bonhoeffer

Pr. Mauro Westphal

Coodenador da Missão Zero

bootstrap modal form

ESTAMOS EM REFORMA


Fp 1.3-6

“Igreja só é igreja quando o é para os de fora.”

Dietrich Bonhoeffer


Igreja é formada por pessoas que erram. Na caminhada com Jesus precisamos avaliar e mudar algumas questões em nossa vida. Todos temos uma expectativa, mas a realidade é diferente.

Todos nós criamos expectativas sobre o nascimento de um filho. Todos fazemos os exames para saber se tudo está correndo bem e que o filho nasça no padrão que a sociedade considera como normal. Eu como pai também tinha essa expectativa, mas quando Júlia nasceu, olhei e percebi que o pé dela era torto.

Na minha cabeça algo estava fora do padrão. Quando olhamos a história da humanidade, que é a história de Deus agindo no mundo, percebo que o Pai, Deus, também tem uma expectativa para cada ser humano, para a igreja e para toda a humanidade, de que o mundo fosse um lugar perfeito para se viver. Mas o que deu errado nesse processo? Renato Russo “Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente”. O pecado ou o crime contra Deus. Temos que ser honestos e perceber que todos nós cometemos erros, e que parece que estamos inclinados a errar mais do que acertar. Dentro desse padrão de Deus eu não sou reto e justo. E somos nós que formamos a igreja.

Levamos a Júlia no ortopedista e ele disse que somente era necessário colocar 12 aplicações de botas de gesso e o pé por si só retornaria ao normal. Passadas as 12 semanas o pé continuava do mesmo jeito.

Isso nos mostra como tratamos os nossos defeitos, pecados. Achamos que por nós mesmos e por boas ações tudo irá voltar normal. Pensamos que por fazermos coisas boas iremos apagar as ruins e a balança ficaria zerada e Deus nos aceitaria. Buscamos a tentativa na religiosidade ou nas ajudas humanitárias. Engano nosso. Nosso problema é mais profundo.

No dia 04/11/12, Júlia teve que fazer uma cirurgia. Para ajeitar o pé torto era necessário alguém intervir e ter que cortar para fazer a correção.

Assim é conosco, por nós mesmo não conseguimos nos ajeitar sozinhos, precisamos de ajuda externa. E essa ajuda foi enviada pelo próprio Deus na pessoa de Jesus que é Deus. Jesus é o nosso substituto que morreu a nossa morte. Enquanto Jesus estava pendurado na cruz, Deus o Pai, sabendo tudo sobre mim, tomou todos os meus pecados e os colocou sobre Jesus e o castigou em meu lugar e Jesus tomou a ira de Deus que eu merecia. Quando Jesus morreu, seu corpo foi colocado num túmulo, mas no terceiro dia, depois de pagar por todos os nossos pecados, ele voltou da morte, para nunca mais morrer novamente.

Após a cirurgia Júlia precisou utilizar até os quatro anos “botinhas de correção” para que não retornasse a condição inicial.

Assim também nós precisamos estar atentos. Fp 1.6. Estamos em constante transformação de vida. Porque aquele que começou uma boa obra, com a intervenção em nosso coração, irá termina-la até a volta de Jesus. Assim também como igreja, precisamos avaliar, monitorar e principalmente cada membro entender suas dificuldades, buscar arrependimento e servir no corpo de Cristo. O Alvo é alcançar outros.

Hoje a Júlia corre, bastante, ela tem uma vida com outras possibilidades que anteriormente não teria pela sua limitação.

Jesus oferece perdão e o dom da vida eterna com ele para aqueles que creem nele para salvação, através do arrependimento, que é quando voltamos para a pessoa de Jesus como o único que pode nos tornar aceitável para Deus, e pela fé.

Há muitas outras possibilidades quando deixamos ele agir em nosso favor. Esse é o convite, deixar Jesus intervir em nossa vida através da sua graça.

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br