Compartilhe!!!


Más Notícias – Recomeçar

Para recomeçar é preciso que em algum momento já tenha tido um começo, ou seja, recomeçar é iniciar novamente algo que já foi iniciado em outro momento! A história de Noé, sua biografia, fala de um novo começo, tanto para ele mesmo, como pra sua família, mas também, para toda a criação!

Pensem naquelas notícias, más notícias por sinal, de pessoas que perdem o que possuem, suas casas, emprego, rotina, roupas e alimentos em desastres naturais ou até mesmo desastres humanos. Recentemente vimos notícias de ventos que destruíram casas na região sul do país e levaram consigo muitos planos. Essas pessoas precisam encarar um recomeço difícil! Um recomeço que elas não esperavam ter de enfrentar.

Mas, se pensarmos bem nos nossos recomeços, talvez a maioria deles, venha de forma inesperada. Um novo emprego, um novo modo de vida, uma nova rotina. Quando perdemos uma pessoa querida, precisamos encarar um novo começo sem ela ali. Quando passamos por dificuldades financeiras, precisamos encarar um novo começo nos adaptando as novas circunstâncias. Os exemplos são diversos!

Recomeçar é encarar que o antigo ficou para trás e agora é um novo momento. É como fechar uma porta de um caminho que trilhamos e entrar por uma nova porta, um novo caminho, um novo momento.

É mais ou menos isso que Noé e sua família passaram. O mundo que eles conheciam, as pessoas que eles conviviam, a cidade, tudo havia acabado. Esse período de suas vidas tinha passado. Chegou a hora de descer da arca e recomeçar!

“Então Deus disse a Noé: "Saia da arca, você e sua mulher, seus filhos e as mulheres deles. Faça que saiam também todos os animais que estão com você: as aves, os animais grandes e os animais pequenos que se movem rente ao chão. Faça-os sair para que se espalhem pela terra, sejam férteis e se multipliquem". Então Noé saiu da arca com sua mulher e seus filhos e as mulheres deles, e com todos os animais grandes, todos os animais pequenos que se movem rente ao chão e todas as aves. Tudo o que se move sobre a terra saiu da arca, uma espécie após outra. Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar. O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: "Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez. "Enquanto durar a terra, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão".  Gênesis 8:15-22

 

“Então Deus disse: Saia da arca”

Olha só que interessante, desde o início dessa história nós vemos Deus agindo, vemos Deus no comando, tanto na vida de Noé como de sua família.

O momento de construir a arca, o momento de entrar na Arca, tudo foi Deus quem ordenou. A porta da Arca foi fechada pelo próprio Deus, após Deus tê-lo feito ninguém mais entrou ou saiu. E agora também, o momento de descer é ordenado pelo próprio Deus.

Lembrem que quando começamos a estudar a história de Noé eu falei sobre como Gênesis e o Antigo Testamento faz teologia contando histórias? Fazer teologia é falar sobre quem é Deus e como esse Deus age na história.

A história de Noé deixa muito claro alguns aspectos teológicos, ou seja, alguns aspectos desse Deus, vamos repassar esses aspectos:

  1. Ele tem poder sobre toda criação e toda humanidade – poder de criar e destruir
  2. Ele abomina o pecado, ou seja, não suporta o pecado – por isso intervém na sua criação para eliminar o pecado
  3. Ele ama sua criação, cada criatura, esse amor não deseja a maldade para a criação e sim a restauração
  4. Ele é também justo, em sua justiça envia juízo para aqueles que vivem na maldade
  5. Ele continua mantendo sua criação, nada foge do seu comando

Mas a história de Noé também revela quem é o ser humano, essa história também fala quem nós somos em relação a Deus:

  1. Seres humano que desde o nascer são pecadores – e que por isso se revelam contra seu criador, buscando agir sozinhos e não conforme a vontade do seu criador
  2. Criaturas que fogem do plano do seu criador
  3. Ser humano que precisa aprender a obedecer a seu criador
  4. Ser humano que precisa aprender a esperar em Deus e confiar Nele
  5. Ser humano que precisa compreender a soberania de Deus inclusive sobre sua vida

Além de falar de Deus e do ser humano a história de Noé também fala desse relacionamento entre o criador e a criatura. Fala de um homem que andava com Deus, que obedeceu, que esperou, e que recebeu um novo começo.

O recomeço é sempre um novo desafio, e chegou a hora de Noé recomeçar. De plantar, de buscar um lar, de se estabelecer em um novo local com sua família. É hora de deixar a arca, e de recomeçar uma nova vida e uma nova história na presença de Deus!

 

 Quantas vezes você já necessitou de um recomeço?

E você já pensou qual foi o maior recomeço da sua vida? Um recomeço que marcou toda sua história como um divisor de águas? Como um novo caminho, uma nova direção?

Todo cristão passa por um recomeço! Concordam comigo?

Vamos usar a mesma expressão que Jesus para falar desse maior recomeço?

“Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". João 3:3

O maior recomeço que podemos passar é o nascer de novo em Cristo.

Esse recomeço gera consequências eternas e muda todo o rumo de nossa vida aqui na terra. Muda nosso relacionamento com Deus, com nossa família e com nosso próximo. Pode até ser que você não lembre o dia, ou a data correta desse recomeço, mas saber que sua vida passou por esse recomeço é essencial!

Noé e sua família enfrentaram um recomeço após passarem um ano confiando em Deus. Nesse um ano com certeza eles foram muito lapidados e moldados, foram transformados, afinal um ano dentro de um barco deve ajudar né.

Mas e nós? Quando será o nosso momento de recomeço, de descer da arca? De voltar a planejar e sonhar como antes? Em relação a pandemia eu não tenho essa resposta, ninguém tem, afinal, nós já vimos tantas previsões, tantas estatísticas.

Mas o verdadeiro recomeço, o nascer de novo em Cristo para uma vida transformada é hoje, é agora!

Perguntas para reflexão:

- Você já nasceu de novo em Cristo? Já encarou esse recomeço em sua vida?

- E como está essa caminhada? Nesse processo de viver na dependência e confiança dele, em que pé você se encontra?

- Você é um cristão maduro que encara os desafios e não se desvia com eles?