“Eu sou o pão da vida.” (João 6.35) )

Valmir Ropke

Pastor Geral

bootstrap modal form

QUEM É JESUS?

Ilustração: Uma missionária, em meio à estrada ficou sem gasolina no seu jipe. A única coisa que encontrou em seu carro foi um penico. Caminhou 1,5 km até o posto de gasolina mais próximo e encheu o peniquinho com gasolina. Quando começou a despejar a gasolina no tanque, encostou uma Ferrari, ocupada por dois milionários.

Eles ficarão admirados ao verem o produto de um penico sendo derramado no tanque do jipe. Então disseram de forma irônica: “Desculpe-me, senhora! Eu e meu amigo não compartilhamos de sua religião, mas admiramos muito a sua fé! ”


Há quem pense que ser cristão é dar um salto de fé no escuro. O tipo de fé que um carro venha a funcionar com o líquido de um penico. Precisamos dar passos de fé no escuro. Mas baseados em fatos históricos.


___________

Jesus existiu

Além da Bíblia, há outras fontes que registram evidências da existência de Jesus. Historiadores não cristãos romanos e judaicos.

Como saber o que foi escrito não foi modificado ao longo dos séculos? Através da ciência crítica textual. Teólogos nos mostram como o NT é rico em comprovações manuscritas, comparando com outras obras históricas.

Pois, há inúmeros livros históricos, onde muitos deles há uma grande lacuna de tempo e pequeno número de manuscritos. Ainda assim, os estudiosos não duvidam de sua autenticidade.

_______________

Jesus foi totalmente humano

O filme de Mel Gibson, “A Crucificação”, mostra quanto Jesus foi um ser humano real.

Teve um corpo humano, pois demostrou ter cansaço e fome física. (Mateus 4.2).

Teve emoções humanas ao ficar furioso quando enxergou que se estava fazendo negócios no templo. Jesus também demonstrou amor aos pobres e tristeza pela morte de Lázaro. (João 11.35).

Teve experiências humanas, ao ser tentado por Santanás, ao dedicar-se como carpinteiro junto ao seu pai. (Marcos 6.3).

__________

O QUE JESUS DISSE SOBRE SI MESMO

Existe uma fome no íntimo do coração humano. Os renomados psicólogos do século vinte reconheceram isto. Freud disse que “as pessoas têm fome de amor”. Já, Jung afirmou que “as pessoas têm fome de segurança”. Adler proferiu que “as pessoas têm fome de significância”.

Jesus disse:

- “Eu sou o pão da vida.” (João 6.35). Ele pode satisfazer a fome física e espiritual.

- “Eu sou a luz do mundo." (João 8.12). Há quem viva perambulando em meio à escuridão, depressão, desilusão e desespero. Ele se apresenta para nos dar segurança.

- “Eu sou a ressurreição e a vida.” (João 11.25). Medo da morte, dúvidas quanto ao futuro. Ele nos ajuda a vencer esta incerteza e nos dá esperança.

 ________

EVIDÊNCIAS QUE SUSTENTAM SUAS AFIRMAÇÕES

Seu ensino, são os maiores ensinamentos que já brotaram de lábios humanos.

Bernardo Ramm, um professor de teologia americano, disse: “O ensino de Jesus são os mais lidos, os mais citados, os mais amados, os mais cridos e os mais traduzidos porque são as palavras mais grandiosas que já foram pronunciadas. Nenhuma palavra de nenhum outro homem teve tanto apelo quanto às palavras de Jesus, porque nenhum homem pode responder essas perguntas fundamentais como Jesus respondeu. São palavras e respostas que só Deus poderia nos dar”.

Seus ensinos são a base de nossa sociedade do mundo ocidental. A maioria das leis foi baseada nos ensinos de Jesus.

Nos últimos tempos o mundo evoluiu no campo da ciência e da tecnologia. Podemos viajar pelo ar, pelas águas por estradas terrestres com muita velocidade.

Já faz dois mil anos e ninguém conseguiu superar o ensino moral.

__________

Provas de sua ressurreição?

a)Túmulo vazio - Teorias explicativas:

Primeiro: Jesus não morreu. Os soldados estavam convencidos de sua morte. Ao contrário não teriam descido o seu corpo da cruz. Se eles deixassem um prisioneiro escapar, seriam condenados à morte.

Além do mais, quando descobriram que ele já estava morto, “Um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e logo saiu sangue e água” (João 16.34). Isto é, a separação entre o soro e o sangue coagulado. Uma prova médica de que estava morto.

Segundo: Os discípulos roubaram o corpo e passaram a dizer que ele ressuscitou. É sem sentido, pois, os discípulos foram humilhados, perseguidos, e morreram.

Terceiro: As autoridades roubaram o corpo. Esta é a menos provável, pois neste caso os soldados teriam apresentado o corpo de Jesus para provar de que não havia ressurreição.

b) Suas aparições aos discípulos. Seriam alucinações?

Jesus apareceu aos discípulos em onze lugares diferentes num período de seis semanas. Mais de 550 pessoas viram Jesus ressuscitado.

Não era um fantasma! Jesus foi tocado, comeu um pedaço de peixe grelhado (Lucas 24.42-43), preparou um café da manhã para os discípulos.

c)O efeito imediato

O fato de Jesus ter ressuscitado, gerou um grande impacto no mundo. A igreja nasceu e teve um enorme crescimento.

d) Por fim a experiência cristã

Milhões de pessoas ao longo dos séculos já experimentaram o Jesus vivo. Pessoas de todas as cores, raças, tribos, continentes e nacionalidades, de diferentes situações econômicas, sociais e intelectuais.

E, você, já experimentou Deus em sua vida através de Jesus como seu salvador?

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br