Compartilhe!!!


Cílios postiços e lentes de cores nos olhos

Meia de seda e chinelo de dedo nos pés

Flores de plástico e frutas de cera nas mãos

Carmem Miranda sem tique pro samba, mas faz a pose como ninguém

Quem é você?

Quase ninguém vê

Quem se deslumbra com plumas de fibra a não ser você?

Quem é você?

Só Deus pra saber.

Volta pra vida e aterrissa pra gente te ver

Furo no bolso e, no pulso, um relógio falsie

Dente cariado, mas hálito de hortelã

Viva o pancake que faz de duas faces maças

Tão arrumado sepulcro caiado, esperando um tonto pra te ver

Quem é você?

Quase ninguém vê

Quem se deslumbra com plumas de fibra a não ser você?

Quem é você?

Só Deus pra saber.

Volta pra vida e aterrissa pra gente te ver

9 Naquela ocasião Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no Jordão.

10 Assim que saiu da água, Jesus viu os céus se abrindo, e o Espírito descendo como pomba sobre ele.

11 Então veio dos céus uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado”.

12 Logo após, o Espírito o impeliu para o deserto.

13 Ali esteve quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Estava com os animais selvagens, e os anjos o serviam.

14 Depois que  João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus.

15 “O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! “

Marcos 1

Quem é você?

Nós estamos no fim de semana em que muitos estão festejando o carnaval. Afinal é feriado!

Nós ainda não temos TV, mas nesse período em que estivemos de férias no MT eu pude me inteirar um pouco do que está passando nas telinhas por ai. E olhando as propaganda e imagens, tanto na TV como também nas redes sociais, no facebook, vi basicamente dois tipos de pessoas que eram mostradas para o carnaval:

1. Os fantasiados = com máscaras, penas, plumas, brilhos e tudo mais.

2. Os seminus = desnudos, usando a menor quantidade de roupa possível.

A minha intenção aqui não é levantar questionamentos sobre as roupas que estão sendo usadas, não, eu quero apenas usar esse grupo de pessoas que gosta de se fantasiar como exemplo.

Quando alguém usa uma fantasia ela está se passando por algo ou alguém que ela não é. Uma fantasia é um faz de conta. Se eu chegasse aqui vestida de mulher maravilha todos saberiam que não é a mulher maravilha de verdade, mas eu estaria me fantasiando de algo que eu não sou.

E então, concordam comigo? Está tranquilo pra acompanhar o raciocínio?

Nessa época tem muitas pessoas fantasiadas sim, se apresentando como algo ou alguém que elas não são verdadeiramente, o problema é que isso não é só uma brincadeira de carnaval, muitos estão vivendo uma vida de fantasia todos os dias do ano.

As pessoas tem fingido ser que não são de verdade. Assumindo fantasias, usando máscaras imaginárias, para passar uma imagem falsa de si mesma. Querem ser quem não são, mostram algo que não é verdadeiro.

Querem um exemplo disso? Eu conheço pessoas que estão passando por turbulências enormes em suas vidas, mas nos seus status nas redes sociais é tudo tão maravilhoso! O sorriso está estampado no rosto e aparentemente a vida está maravilhosa, no entanto o coração está destruído.

Meninas com lindas maquiagens que transformam seus rostos em busca de autoestima, mas que na verdade só escondem um realidade triste. Meninos que se mostram machos e másculos, mas que na verdade não tem a mínima responsabilidade, e nem sequer sabem tomar boas decisões.

Passamos por uma crise de identidade muito forte. As pessoas querem ser como seus ídolos! Querem ser bonitos, legais, ricos e felizes como os famosos que eles seguem. As novelas continuam lançando moda e dizendo que você pode ser quem você quiser ser.

Mas então eu pergunto: “QUEM É VOCÊ?”

Quem de fato você é? Você saberia me responder com verdade, quem é você? No seu íntimo, quando ninguém está vendo, quem é você?

Leitura do texto: Marcos 1.9-15

Nesse texto vemos o relato do batismo de Jesus. João estava batizando aqueles que se achegavam a ele arrependidos. Ali no rio Jordão Jesus chegou a João Batista e pediu que ele o batizasse. Logo o João estranhou, pois ele era profeta e sabia quem de fato era aquele homem. (O Messias enviado por Deus).

Mas Jesus pede que ele assim o faça, pois ele sabia dos planos do Pai, e sabia que João o deveria batizar.

Após Jesus ser batizado o Espírito Santo desce em forma de pomba, e ouve-se uma voz que diz: “Tu és meu Filho amado; em ti me agrado”. Ou em ti me comprazo, tenho prazer.

Esse é um momento muito importante na história de Jesus. As pessoas iam até João para se batizar por estarem arrependidas de seus pecados, mas Jesus não tinha pecado algum, então porque ser batizado?

Primeiro para nos dar o exemplo, mostrando que o batismo é uma forma pública e visível de confessarmos nossa fé, mas também para mostrar quem ele era. Ali no batismo a trindade está reunida. Jesus, o Espírito Santo e o Pai.

E porque eu escolhi esse texto para falar do tema: Quem é você? Onde nós vamos chegar com isso?

Jesus não usava máscaras, nem fantasias. Jesus não fingiu ser alguém que não era. Jesus não buscou agradar as pessoas, nem com sua aparência, nem com seu modo de agir. Ele era o filho de Deus, o Cristo, o Messias. Ele sabia disso. Tudo que Jesus foi e fez, era com o propósito de cumprir a vontade do Pai. Porque? Ele sabia quem ele era, o próprio Pai afirma a identidade de Jesus, aqui no seu batismo: “Tu é meu filho amado”.

Está carimbada a identidade! Ele não precisou buscar se mostrar nas redes sociais, ou comprar e comprar coisas para afirmar sua identidade. Ele não precisou usar roupas específicas e falar de forma tal para definir quem ele era.

Deus, o Pai carimba a identidade de Jesus. Se perguntarmos pra Jesus: “Quem é você? Ele responderia: O filho amado de Deus

Após esse momento tão importante, Jesus é levado pelo Espírito ao deserto, pra sofrer e ser tentado por 40 dias. Ele sofreu mesmo! Eu toda vez que leio a tentação de Jesus, eu penso: “Eu jamais conseguiria ficar sem comer por tanto tempo, ainda mais no deserto, e ainda sendo tentada”.

Mas a Bíblia não relata em nenhum momento que Jesus tenha ficado com dúvidas ou tenha mudado de ideia, não mesmo. Porque? Ele sabia quem ele era!

Então veio dos céus uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado”.

Porque nós estamos tentando ser quem não somos? Porque correr atrás de curtidas e de admirações de seres humanos? Porque tentar viver um sonho se nossa vida é real?

“Quem é você?”

Deus o Pai quer também te acolher em seus braços e dizer “Você é meu filho amado, em ti me agrado” “você é minha filha amada, em ti eu me agrado”. Foi ele quem te fez, ele criou os seus cabelos, o seu rosto, o seu corpo, até o seu pé, mesmo que não pareça tudo tão perfeito pra você ele te criou assim. A sua voz, o seu sorriso, o jeito de você se expressar.

Não tente ser outra pessoa, Deus criou você única, um ser humano único, para servir a Ele. E sempre que você se pegar sofrendo pra agradar pessoas aleatórias, lembre-se você foi criado para agradar a Deus. A sua identidade está firmada pelo seu pai que te criou. Por Deus que criou você quer te ver feliz, com um sorriso verdadeiro e servindo a Ele com alegria.

Em meio a tantas fantasias, a tantas pessoas sendo quem não são, nós cristãos somos chamados a ser verdadeiros filhos e filhas de Deus, assim como Jesus foi.

Lembram que semana passada o Pastor Irno nos fez refletir sobre sermos a semelhança de Cristo? É isso mesmo, Jesus viveu para agradar o Pai e não a seres humanos, e você é chamado a agradar o Pai.

 

Miss. Daline Moeller – Pastora Geral