bootstrap dropdown
pescador

“Ele e toda a sua família eram piedosos e tementes a Deus; dava muito esmolas ao povo e orava continuamente a Deus.” 
Atos 10

Valmir Ropke

Pastor Geral

DEUS É SENHOR ENTRE OS POVOS

 Atos 10

Em Atos 10.2 Apresenta a família de Cornélio, onde nos relata: “Ele e toda a sua família eram piedosos e tementes a Deus; dava muito esmolas ao povo e orava continuamente a Deus.” Cornélio era um importante oficial de Roma, onde comandava centenas de soldados. Mesmo com um currículo renomado, ao ser mencionado pelo autor do livro de Atos, ele não é descrito por sua profissão, mas pela fé da qual zelava.

Em Atos 10.3-8, temos o relato da visão que Cornélio recebe de um anjo de Deus. Imediatamente recebeu a revelação e enviou seus servos para chamar Pedro, para que ele viesse a sua casa.

“Não hesite em ir com eles, pois eu os enviei” Atos 10.20b

Em Atos 10.13-15, relata a visão que Pedro recebeu enquanto orava a Deus. Pedro reage com resistência e argumentava, dizendo ser impuros, os animais da revelação. Por três vezes o Senhor traz a revelação a Pedro e nisso o Espírito Santo fala que os gentios estavam a sua porta e não havia do que duvidar.

Interessante observarmos as reações distintas do judeu Pedro e do gentio Cornélio. A visão eu estavam vinham da parte de Deus. Cornélio, prontamente recebe a bênção, já Pedro questionou, debateu e resistiu.

Pedro, o mensageiro, o missionário, o grande apóstolo de Cristo fica sem rumo, diante da possibilidade, de ter que evangelizar um gentio. Será que, por vezes não temos as mesmas reações, quando se trata de evangelizar aquele que não faz parte de nossa tribo?

Ele é o Senhor da missão!

“Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós.” Atos 10.47

Por onde começarmos a missão de Deus? Tanto o gentio Cornélio, quanto o judeu Pedro receberam direção enquanto oravam. Os dois se alinharam aos propósitos divino e aceitaram obedecê-Lo.

Na tradição judaica, não era permitido que um judeu entrasse na casa de um gentio. Mas Pedro, após vencer a sua tradição, vai até a casa do gentio Cornélio e anuncia a mensagem de Cristo aos familiares e amigos de Cornélio. E Deus, se moveu na vida de seu servo Pedro e as portas da casa Cornélio foram abertas para o evangelho.

Neste dia houve festas nos céus pelos paradigmas que foram rompidos e pela conversão de Pedro e da família de Cornélio.

 Deus não faz acepção de pessoas, nós por vezes escolhemos a quem queremos falar de Jesus.

 Houve derramamento do Espírito Santo, ou o pentecoste dos gentios. Atos 10.44-48

 Em Jerusalém houve pentecoste, onde judeus foram cheios do espírito Santo. Atos 2.1-5

Nunca esqueçamos: A missão não está sob o controle do missionário, e sim do Senhor da missão.

Atraiam pessoas para Cristo

O Senhor quer que todas as pessoas alcancem a salvação, isso é evidente quando Deus faz a sua primeira aliança após a queda da humanidade no pecado de Adão e Eva. Então, Deus chama Abrão (Gênesis 12) e os envia para ser bênção para as nações.

Jesus disse: “Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim.” João 12.32

A mão do Senhor está conosco

“A mão do Senhor do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor. Atos 11.21

Ao olharmos para este registro da conversão de Cornélio, dois aspectos precisamos perceber. Primeiro gentio confessando a sua fé em Cristo, e segundo foi Pedro, um judeu pregando o evangelho a um gentio.

Quais são os desafios, limitações, tradições que precisamos vencer para pregar o evangelho para um cidadão de seu bairro, sua cidade, de seu local de trabalho, na sua escola, ...? Talvez sejam muitos. Lhe faço uma nova pergunta você está orando pela conversão dessa pessoa? Quando oramos somos convertidos e nossa mensagem faz novos discípulos para Cristo;

Perguntas para edificação dos pequenos grupos ou encontro de célula:

1. Você é temente a Deus? Se fosse avaliado só pelo modo como tratou os outros nessa semana, o que diriam a seu respeito?

2. Que princípios ou crenças têm limitado você de aproximar-se de pessoas diferentes de você?

3. Que novos relacionamentos Deus lhe deu recentemente e como isso aconteceu?


SHARE THIS PAGE!

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br