"Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes." - Lucas 5:1-2

Pr. João Carlos

Pastor Auxiliar

bootstrap modal form

PESCANDO COM REDES

Lucas 5.1-10

Pedro, o pescador, juntamente com sua equipe de pesca, saiu naquela noite para buscar o sustento para seu lar. Eles eram experientes, talentosos e capacitados, conhecia todo tipo de estratégias da pescaria, pois, aliás, esse trabalho era a fonte de seus sustentos.

A expectativa era grande, todos se prepararam, deixaram suas famílias em casa e embarcaram em busca do sonho e da meta de fazer uma pesca maravilhosa que lhes desse sustento por muitos dias. Mas vemos nesta passagem que trabalharam a noite toda, mas nada apanharam, imagino que esgotaram suas forças no empenho daquele trabalho, usaram todas as estratégias possíveis e todo o seu conhecimento sobre pesca, mas o resultado continuou sendo o mesmo, um desastre. Mas toda esta situação pode ser revertida quando Jesus está conosco. 

ATITUDES DOS PESCADORES.

Desceram do Barco
O barco representa o centro da vontade de Deus. A Igreja ou a célula é o lugar onde Jesus gostaria que sempre estivéssemos. Descer do barco significa sair da direção de Deus, significa abandonar a igreja, abandonar a célula, significa deixar aquele posto que Jesus nos preparou. Não desça do barco, porque ele é o instrumento que nos levará ao lugar aonde Jesus vai nos honrar.
Lavavam as suas redes
As redes representam o talento, a capacidade, as promessas, os projetos que Deus colocou dentro de nós. Lavar as redes significa enterrar e jogar fora tudo àquilo que Jesus colocou dentro de nós. Se o barco representa aquilo que nos conduz, as redes representam as ferramentas que nós iremos usar em favor da obra de Deus. Não desista daquilo que Deus te deu.

ATITUDES DE JESUS EM RELAÇÃO AOS PESCADORES

Jesus os observou
Mesmo uma multidão cercando Jesus, nada pode ofuscar a sua observação em relação aos pescadores, nada fica oculto ao seu olhar, ele conhece tudo, e sabe o que se passa conosco. Quando Ele observou os pescadores ele enxergou o problema, mas também a solução. Assim é conosco, Jesus nos observa a cada dia e conhece cada passo nosso, conhece o nosso falar, e o nosso agir, o nosso levantar e o nosso deitar. Glórias a Deus, ele conhece o problema, mas também tem a solução pra nos dar.

Jesus entrou no barco
A grande razão de eles terem fracassado foi o fato de Jesus não estar no barco.
Os peixes podem se esconder, o barco pode balançar, o vento e o mar podem se agitar, mas quando Jesus está no barco tudo acontece como Ele quer, ninguém pode impedir o seu agir.
Deixe Jesus entrar no barco da sua vida, no barco da sua família, no barco do seu trabalho, no barco do seu casamento, o deixe entrar e fazer tudo o que Ele quer.

JESUS, OS PESCADORES E O MILAGRE

Vamos agora observar duas ordens de Jesus e duas atitudes dos pescadores:  Faze-te ao mar alto  
Jesus poderia muito bem realizar o milagre de onde eles estavam, pois Ele tem todo poder pra fazer tudo o que quer e como quer.

Mas por que Jesus ordenou que eles fossem para o meio do mar? Provavelmente porque no meio do mar não havia beira da praia e nem multidão, era só Jesus e os pescadores.  Jesus queria intimidade e profundidade no relacionamento. 

Precisamos nos afastar da beira da praia e ir para o meio do mar, necessitamos entrar em um relacionamento mais profundo com Deus, chega de só vídeo-game, whatsap, Facebook, futebol e novela, é tempo de orarmos um pouco mais, é tempo de experimentarmos a boa, perfeita e agradável vontade Deus.

Afasta-te de tudo aquilo que te impede ter um relacionamento mais profundo com Deus, Ele quer te revelar e fazer coisas maravilhosas na tua vida.
Lançai as vossas redes
Todas as circunstancias eram contrarias a ordem imperativa de Jesus, era dia(se pesca a noite), o cansaço era evidente, e Jesus era um carpinteiro, obviamente que para alguns pescadores

Jesus não sabia nada de pescaria, mas se o seu lado humano não sabia nada de pesca o seu lado divino tinha poder sobre todas as coisas.  Aprenda uma lição com isso, preste muita atenção agora. 

Você pode ter controle sobre o barco e sobre a rede, mas quem tem poder sobre o mar e sobre os peixes é Jesus.  Nada podemos fazer se Jesus não estiver conosco.              

Você pode ser o melhor líder, e conhecer todas as estratégias, mas o único que alcança o impossível é Jesus.
Sobre a tua palavra lançarei a rede
Pedro nos transmite uma lição muito grande, mesmo sendo um mestre da pescaria, ele foi humilde e obediente, confiou na palavra de Jesus.

Às vezes os que nos falta é isso, humildade e obediência para desfrutarmos das bênçãos. Se lembram de Naamã, o profeta Eliseu lhe pediu algo tão simples, este mandou-lhe um mensageiro que lhe dissesse para ir lavar-se sete vezes no rio Jordão, e que ficaria sarado de qualquer vestígio de lepra! No entanto Naamã, muito irritado, resolveu ir-se embora. Mas por um pouco de tempo ele relutou contra a palavra profética, só por causa do seu orgulho. Necessitamos quebrar o nosso orgulho, e aprender a obedecer às simples palavras de Jesus. 

Fizeram sinal aos outros companheiro
Pedro e seus companheiros trabalharam juntos, lançando-se na gigantesca pesca.
O milagre na vida deles foi tão grande, que não somente eles foram abençoados, mas também aqueles que estavam ao seu redor.

Não somente eles encheram o seu barco, mas também aquele que estavam por perto.
Isto é uma palavra profética para nossa vida, Deus quer nos abençoar para sermos abençoadores, chega de egocentrismo e querer tudo apenas pra você.

Da mesma forma, no ministério de células, a melhor comunhão acontece durante o processo de evangelismo. Alcançar outros pelo evangelismo, como grupo, é o batimento cardíaco da célula. Todos se envolvem, desde a pessoa que convida os visitantes, o que providencia o lanche, até o que lidera o encontro.

Deus quer te usar para abençoar as pessoas que estão ao teu redor.
                                                             
Conclusão:
A pesca milagrosa é onde você estiver! Sob a palavra de Jesus lance a sua rede! Use de estratégias, estude a palavra de Deus, se lance ao mar da vida e pesque homens para Deus. Confie, creia que ele mesmo te dará a direção. O evangelismo por meio da célula é um trabalho em grupo. É como pescar com redes em vez de pescar com vara, todos os membros da célula são encorajados a se envolverem.

Não leia, mas medite nesta mensagem, pegue sua bíblia e leia esta passagem, tenho certeza que Deus irá falar muito com você. Amém..
Pergunta para células:
1-Quais as vantagens de evangelizar em grupo, comparando com o evangelismo individual?
2-Qual a verdade dessa mensagem que mais impactou você?

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br