GÊNESIS

PARA QUE TUDO COMEÇOU?

admin
Escrito por admin em março 18, 2020
PARA QUE TUDO COMEÇOU?
Você é novo por aqui?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Gênesis 1.1-31

No início a terra era sem forma, era vazia, havia trevas, e o que Deus faz? Ele age ali, e a presença poderosa de Deus com seu comando começa a criar. O termo criar aqui é usado somente para referir-se a Deus, homem, mulher e anjos não criam, somente Deus pode criar.

Aqui eu já quero fazer um parênteses: nossa vida sem Deus é também vazia, sem forma, sem beleza.  É trevas! Quando o Deus criador passa a habitar em nós ele começa a criar, criar vida nova e verdadeira.

v.2 O espírito de Deus pairava sobre as águas!

v. 3-5     Cit. E.P. “Criar não se limita ao que o Espírito fez,  é o que o Espírito faz. O Espírito de Deus que se movia sobre as águas continua a se mover, continua a criar. O texto da criação não se limita a nos dizer como o mundo veio a existir; também nos diz que o Espírito de Deus continua criando, aqui e agora, em você, em mim, e em todos ao nosso redor[1]

Deus cria a partir do nada, ele não pega aqui uma coisa e vai moldando ela pra criar outra, aqui no relato do início da criação as coisas surgem a partir da palavra de Deus e do seu braço forte como o profeta vai citar, Deus criou todas as coisas. E olha só, ao final de uma empreitada ele olha para sua criação e diz ficou bom!

Como não ficaria se a essência desse criador é a bondade?

v. 6-10 E então Deus começa a organizar. Já existia algo, só que estava bagunçado, estava sem forma nem sentido essa terra. Lendo esses primeiros versos da criação podemos perceber que Deus está colocando a casa em ordem pra depois acrescentar novas coisas, porque onde ele iria colocar as plantas e os animais se estava tudo tão bagunçado? (e aqui mais um parênteses: Deus precisa organizar esse lar aqui também (o nosso coração, a nossa vida), nós somos casa de Deus, mas quando ele chega está uma confusão total e o processo de por em ordem é necessário pra nova vida começar).

v. 11-13: Com isso, ele começa a preencher os espaços com vida, com as mais belas e diversificadas plantas, com pequenas e altas, com frutos e flores e essa criação vai ganhando beleza e vida! Vai ganhando harmonia.

v.14-19 Então ele cria os luminares, por que? Porque eles são necessários pra manutenção dessa vida que Deus está criando, tanto a lua como o sol e o cosmo como um todo é essencial para que haja vida na terra.

v.20-25  Deus com toda sua criatividade continuou a trazer vida a sua criação, e agora os animais, de todas as espécies, tamanhos e cores. Animais que mostram o quanto nosso Deus é criativo. (eu gosto de assistir documentário sobre a natureza só pra observar essa criação, e ai eu fico olhando e pensando como Deus pensou em tudo isso? Nesses detalhes?)

26-30 E então vem a criação do ser humano. O único na criação que é criado a imagem e semelhança do trino Deus. O único que pensa, que se relaciona, que tem criatividade, que raciocina que ama seus semelhantes não só por instinto.

Assim nós fomos criados!

v. 31 Quando Deus olha pra toda essa criação, inclusive para o ser humano ele diz: FICOU MUITO BOM! Muito bom porque estava perfeito, estava bem organizado, um complementando o outro, a vida estava em boa ordem e a criação tinha plena harmonia.

Bom, você pode estar pensando assim, eu já sei de tudo isso, a final Gênesis 1 e 2 as professoras do culto infantil ensinam para as criancinhas pequenas, por que eu preciso ouvir isso novamente?

Vamos compreender então alguns aspectos que são importantes:

1º Aspectos: O que Ele criou?

  – Todas as coisas ele criou e por isso tudo está debaixo de sua soberania e domínio, inclusive você!

2º Aspecto: Como ele criou?

  – A Bíblia vai dizer que criou com sua Palavra, Deus ordenou e eis que aconteceu, e também com seu braço forte e de poder. Sim ele criou no tempo que ele mesmo determinou.

3º Aspecto: Por que ele criou?

  – Porque essa foi sua vontade, porque ele é Deus criativo, mas também por ser um Deus relacional que ama o que cria e que está presente em sua criação.

Vamos lá então: A pergunta que eu coloquei como tema é: Para que tudo começou?

Para que Deus fez a você e a mim? Pra que criar tudo isso? Pra que fazer um ser humano que na verdade da tanto trabalho ao criador?

4º Aspecto: Para que ele criou?

  – Pra se relacionar com sua criação, pra estar com o ser humano, para derramar seu amor e cuidado sobre ele, e com certeza, pra sua honra e glória, pois a criação glorifica o criador.

5º Aspecto: Por que precisamos saber de tudo isso?

  – Para sabermos de onde viemos, a quem pertencemos e para que estamos aqui na terra e aqui essa noite.

  – Para compreender a soberania e grandiosidade de Deus

  – Como é citado em 1 Pedro 3.15 para estarmos “sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês”

  – E para cuidarmos da criação, cuidar de tudo isso que Deus criou com zelo, pois essa é uma incumbência dada por Deus a nós.

Aplicação:

A criação é parte importante da história de Deus conosco, pois ali o nosso Deus começou uma história de busca do ser humano, uma história de cuidado. No jardim tudo era perfeito e Deus caminhava com Adão e Eva, e isso é tão precioso.

A história da criação precisa estar clara para nós, pois ela é muito questionada no mundo lá fora, existem outras teorias que afirmam que toda essa perfeição veio do acaso, e nós precisamos saber afirmar, não, não veio do acaso, pois existe um ser por trás de tudo isso, alguns podem até buscar entendê-lo como o designer inteligente, mas nós o conhecemos de perto, pois é nosso Aba, nosso paisinho. 

A criação é também o plano de Deus para aqueles que são seus filhos. Ali não havia pecado, não havia maldade, nem corrupção. Não tinha doenças, nem matança. A criação vivia em harmonia consigo mesma e com seu criador.

A criação foi colocada também como incumbência a nós, nosso dever é cultivar e cuidar daquilo que Deus fez. Cultivar a terra para dali tirar o alimento, e cuidar da vegetação e animais, cuidar preservando essa criação tão bela.

A terra era sem forma, vazia e sem condições de haver vida, o criador agiu nesse lugar e criou um planeta maravilhoso, com uma diversidade imensa de vida.

Nós não somos mais como Deus planejou, algo interferiu em nosso relacionamento com o criador e houve quebra. O ser humano hoje longe de Deus está como a terra no início, sem vida, sem forma nenhuma, somente trevas. Isso porque a criação foi afetada por algo que afeta a cada um de nós ainda hoje. Isso porque essa história não terminou ali, ela foi tirada do jardim de Deus.

Se você quer compreender a segunda parte da história venha no próximo domingo e nós vamos falar mais sobre isso.

Sugestões de perguntas:

  1. Como você imagina a história da criação? Ou como você compreende a história da criação?
  2. Como você compreende a soberania de Deus em um mundo com tanta maldade?
  3. Como você compreende a ação do Deus criador em sua vida?
  4. Quem é Deus pra você hoje?  

[1] PETERSON, Eugene. Bíblia de estudo  A Mensagem

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *