“Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judéia e voltou uma vez mais à Galileia. Era-lhe necessário passar por Samaria. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água". (Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.) A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?" (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos)”. (João 4.1-9)

Pr. Valmir Ropke

Pastor Geral

bootstrap modal form

IGREJA ORGANIZADA, UMA IGREJA VENCEDORA

“Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judéia e voltou uma vez mais à Galileia. Era-lhe necessário passar por Samaria. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água". (Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.) A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?" (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos)”. (João 4.1-9)

Ser um vencedor em uma copa do mundo requer estratégias com o máximo de aperfeiçoamento. Ao mesmo tempo seleção vencedora necessariamente é a seleção campeã. Seleções favoritas estão sendo eliminadas nas etapas iniciais. Já, em contrapartida seleções sem tradição no futebol superaram seus próprios desafios. O segredo desta copa do mundo está sendo a capacidade de se organizar taticamente em campo. Seleções consideradas favoritas e com atletas renomados não tem sido tão bem-sucedida quanto o esperado. Isso, porque muitas vezes falta-se buscar o desempenho coletivo.

O projeto de conquista de uma cidade não se faz de qualquer jeito. Jesus é estrategista e nos ensina como agir, dando um passo de cada vez.


SABER QUEM SOMOS E POR ONDE COMEÇAR?

Saber quem somos (vr1). Jesus mostra que o princípio é ser. Jesus, sendo Deus, tinha proposta, determinação e tempo. Tendo proposta, vamos para as estratégias. O problema está em acordar todas as manhãs sem planos, sem estratégias. Por isso a desistência toma conta de muitos, não sabem o que querem, nem onde vão chegar. Quem eu sou? Quando sabemos quem somos em Deus, abre-se o leque de oportunidades.

Compreender as necessidades (vr 4). Jesus viu a necessidade de passar por Samaria. Os judeus não tinham negócios com os samaritanos. Eles não concordavam com os samaritanos. Quais são as pessoas que você não concorda?

Saber por onde começar a conquista (vr 6). Jesus senta na fonte de Jacó, ele sabia que aquela mulher iria buscar água, ele sabia que os samaritanos não se comunicavam, mesmo assim ele quis começar um relacionamento porque Jesus veio construir pontes e não levantar barreiras, Ele queria romper com essa inimizade entre os povos. Jesus quer tocar em todo tipo de pessoas.

Não podemos ficar só com pessoas que concordam com nós. Temos que alcançar pessoas que não foram alcançadas. Somos o sal da terra, se vamos conquistar a terra, temos que nos espalhar, temos que impactar a cultura e todos. A obra que Deus fez na tua vida não foi apenas para você e por isso não pode ficar escondido, guardado.


COMEÇAR POR QUEM E COM QUEM?

Saber por quem vai começar a conquista. Eu O amo porque Ele me encontrou, temos que entender que a igreja não pode se tornar um clube para elitistas espirituais que acham que tem direito, que olham de cima para baixo, temos que sair e tocar pessoas. Jesus teve problemas com os religiosos e foi ao encontro de pecadores, os religiosos não entendiam porque ele ia a pecadores, a pessoas que eles não aprovavam. Ali onde o Senhor o colocou para exercer sua liderança precisa ser corajoso e enfrentar as lutas. Muitos líderes vivem tentando ser aceito, vivem querendo que as pessoas gostam deles, Deus não te chamou para ser político, você não precisa de votos, não precisa ser aceito. Tenha coragem.

Ousadia para começar. Olhe pra Jesus, Ele começou a ministrar com 12 anos, foi crucificado com 33 anos em 3 anos virou o mundo de cabeça para baixo, era um homem ocupado, de foco. Jesus curou muitas pessoas, derrubou muitas paredes, você não pode ser um discípulo preguiçoso. Você não pode deixar de fazer o que ele mandou você fazer.

Seja um discípulo que distribui tarefas (vr 8). Jesus quando foi ao poço de Jacó não pense que estava gastando tempo, a Bíblia diz que enquanto seus discípulos foram comprar comida ele sentou naquele poço, o líder sempre manda o povo para um lado ou outro enquanto você faz outra coisa. Quando o trabalho é grande é muito importante você ter pessoas para te ajudar a fazer a tarefa.

EU, MAIS UM!

Não se conquista sem relacionamento. Um grande líder tem que ter um desejo de se relacionar, se você vai liderar tem que ser forte bastante para fazer o que Deus te chamou para fazer, ainda que não aprovem, por isso é importante ter um círculo de amigos, família, você não pode ter apoio de pessoas que não te aceitam.

A conquista começa com 1. Jesus vem a Samaria, para ter uma reunião com uma mulher. Tudo que Deus tem feito na terra, fez por uma pessoa: Ele criou toda a humanidade a partir de uma pessoa. Ele libertou do poder de faraó por uma pessoa. Ele derrubou o gigante através de uma pessoa. Você não precisa de uma multidão se tiver a pessoa correta, Deus só precisa de um: diga eu sou essa pessoa!


DEUS É QUEM REVELA.

Encontro. Jesus disse aquela mulher, onde está teu esposo? Eu não tenho. Você falou bem porque já teve 5 e o que tem agora não é o teu, já teve 5 e estava com o 6º quando encontrou o 7º homem. O 7º homem quebrou o ciclo, pare com essa dor, seu nome é Jesus. Esta mulher ela conheceu o 7º homem, ela deixou o vaso de água e saiu correndo para a cidade, foi ao povo que tinha influencia, foi capaz de impactar porque era uma delas, venham e vejam o homem que me disse tudo que já fiz, tua melhor ferramenta para propaganda é o povo que foi mudado em teu ministério, não é o que você diz que é importante, mais o que eles dizem sobre você.


DISCÍPULOS QUE FAZEM DISCÍPULOS.

Multiplicando estrategicamente. Jesus podia cuidar, pregar e ensinar a uma grande multidão, por causa da oportunidade que ele tinha para fazer e desenvolver estratégias, para pregar as multidões. Jesus usou da estratégia de transferir o poder para os líderes de sua célula e já os líderes precisam encorajar os membros que estão sob sua liderança a ajudarem a alimentar as multidões. Não é o bastante ser habilidoso, tem que ter estratégia para os desafios, quando o senhor lhe der oportunidade para organizar uma célula, se não for organizado vai perder a oportunidade.

Tire de perto de ti pessoas que vão impedir sua fé, mande comprar comida, Jesus disse que tinha uma comida que eles não conheciam, vocês foram comprar o que conheciam, não mandei comprar o que eu queria porque vocês ainda não sabiam operar nesse nível, enquanto vocês operam nessa dimensão, mandei vocês irem atrás do que podem ter, para Eu poder operar no meu nível. Enquanto vocês operam no natural, eu opero no sobrenatural, pegue o que você pensa, pegue o que você pode aguentar, você trouxe de volta o que você alcançou, mais os teus pensamentos não são os meus pensamentos, os teus caminhos não são os meus caminhos.

Enquanto os discípulos mantinham distância dos Samaritanos, Jesus se aproximou porque ele via como oportunidade.

Você precisa sair de seu grupinho, você não pode mudar as pessoas se não conversar com elas, você não está tão ocupado que não possa conversar com alguém, se Jesus pode sentar num poço, porque você não pode, Deus usou uma mulher para ganhar Samaria.

Perguntas de edificação nos encontros dos pequenos grupos.
1. Como o seu pequeno grupo tem contribuído no seu crescimento individual?
2. Igreja organizada, uma igreja vencedora. Como o seu grupo tem lhe influenciado a alcançar novas pessoas para Cristo?

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br