Compartilhe!!!


O teu amor me encontrou:

Me fez saber quem tu és!

Quem é Deus?

Como nós humanos meras criaturas inventadas e moldadas por esse criador podemos definir aquele que nos formou?

Por mais que isso seja extremamente difícil, nós o definimos mais do que imaginamos. Simplesmente a forma com que lidamos e reagimos a esse Deus já é uma consequência de como conceituamos ele em nossa mente.!

Uma criança que o define como um homem mau que pune e castiga sempre que ela faz algo de errado vai se relacionar com esse Deus com medo e precaução.

A forma que você se relaciona com Deus fala muito sobre como você é, como você entende esse Deus. O triste é que na maioria das vezes nós falhamos em saber quem é esse Deus, o que ele quer de nós, e como ele age em nós.

Por sermos criaturas, limitadas e pecadoras, agimos como se Deus também fosse assim. Tentamos barganhar com Deus, deixamos ele de lado quando tudo está bem e corremos pra ele quando tudo vai mal, como se ele fosse apenas um remédio que vai tirar nosso problema naquela hora.

Brincamos de ser Deus e elaboramos uma série de argumentos para nos livrar do peso na consciência. Agimos como crianças mimadas e imaturas que não sabem lidar com as adversidades que surgem. Ao invés de corrermos para pedir um conselho ao Pai, ficamos no canto emburrados porque as coisas não aconteceram como “nós” queríamos.

Assim também era o Jacó, ele também não tinha entendido quem era Deus até que Deus se põe frente a frente com ele. Jacó se relacionava com Deus por interesse, apenas quando ele precisava ele procurava, por conveniência. No entanto, o encontro de Deus com Jacó além de mostrar pra Jacó quem ele mesmo é, mostrou também quem Deus é!

Vamos entender essa história:

“Jacó também seguiu o seu caminho, e anjos de Deus vieram ao encontro dele. Quando Jacó os avistou, disse: "Este é o exército de Deus! " Por isso deu àquele lugar o nome de Maanaim. Jacó mandou mensageiros adiante dele a seu irmão Esaú, na região de Seir, território de Edom. E lhes ordenou: "Vocês dirão o seguinte ao meu senhor Esaú: assim diz teu servo Jacó: Morei na casa de Labão e com ele permaneci até agora. Tenho bois e jumentos, ovelhas e cabras, servos e servas. Envio agora esta mensagem ao meu senhor, para que me recebas bem". Quando os mensageiros voltaram a Jacó, disseram-lhe: "Fomos até seu irmão Esaú, e ele está vindo ao seu encontro, com quatrocentos homens". Jacó encheu-se de medo e foi tomado de angústia. Então dividiu em dois grupos todos os que estavam com ele, bem como as ovelhas, as cabras, os bois, e os camelos, pois assim pensou: "Se Esaú vier e atacar um dos grupos, o outro poderá escapar". Gênesis 32:1-8

Uma fé por interesse

Já no início da jornada pra casa Jacó avista anjos de Deus. O que chama a atenção é o que esses anjos faziam ali? É um exército celestial apenas observando Jacó, ele apenas cita esse exército e continua sua viajem.  

Depois Jacó manda um grupo de mensageiros a sua frente para avisar seu irmão Esaú do seu retorno para casa. Com certeza, demorou algum tempo, talvez dias, para os mensageiros irem e voltarem até Jacó. Nesse tempo muitas ideias podem ter passado na mente de Jacó sobre como seria voltar pra casa.

Conhecendo esse Jacó enganador e espertinho, podemos pensar que ele até já estava elaborando um discurso para o encontro com o irmão, quem sabe um discurso para acalmar o irmão.

Quando os mensageiros voltam Jacó recebe a notícia de que seu irmão vem ao seu encontro e acompanhado de 400 homens. É agora que o passado de Jacó volta em sua mente, o medo cresce, o Jacó estremece, a angústia toma conta daquele que sempre dava um jeito de ganhar e se dar bem.

A primeira reação de Jacó é uma estratégia de fuga, dividir todos que estavam com ele em dois grupos para que se um fosse atacado o outro pudesse fugir, só depois Jacó lembra-se de Deus. Afinal, no início da viajem havia um exército celestial ali, então por que Jacó demorou para lembrar-se de Deus? Por que Jacó se relacionava com Deus apenas quando ele mesmo precisava!

Em toda sua vida ele procurou resolver as coisas a sua maneira, mas dessa vez não era possível, ele não tinha homens suficientes para essa batalha. O discurso que ele preparara, muito provavelmente não seria o suficiente para aplacar a raiva de Esaú. Com tudo isso Jacó fica angustiado.

ANGÚSTIA é o resultado de não saber o que vai acontecer, ficamos angustiados quando não temos a solução e Jacó não tinha. Só então ele ora.

  • Interessante que Deus se mostra presente na viajem de Jacó (com o exército de anjos) mas, ele recorre a Deus apenas quando não tem mais cartas na manga. Isso nos ensina que Deus é paciente, se põe ao lado e aguarda Jacó.

 

“Então Jacó orou: "Ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste: ‘Volte para a sua terra e para os seus parentes e eu o farei prosperar’; não sou digno de toda a bondade e lealdade com que trataste o teu servo. Quando atravessei o Jordão eu tinha apenas o meu cajado, mas agora possuo duas caravanas. Livra-me, rogo-te, das mãos de meu irmão Esaú, porque tenho medo que ele venha nos atacar, tanto a mim como às mães e às crianças. Pois tu prometeste: ‘Esteja certo de que eu o farei prosperar e farei os seus descendentes tão numerosos como a areia do mar, que não se pode contar’ ". Gênesis 32:9-12

 

Após sua oração de medo e angústia, Jacó manda presentes para Esaú buscando acalmar o irmão. Isso nos mostra que Jacó era assombrado por seu passado e que, mais uma vez, ele tenta dar um jeitinho de se livrar das consequências daquilo que havia feito, porém, dessa vez ele recorre a Deus, mesmo que ainda ele não compreendesse o que Deus de fato queria dele.

 

Quem é esse Deus na história de Jacó?

Deus apareceu para Jacó em sonho 1 vez, durante anos Deus cuidou de Jacó e o abençoou com família, bens e saúde, mesmo com tudo isso Jacó continuava virando as costas para Deus e vivendo segundo sua própria vontade. Então, no início dessa viajem, Deus já se mostra a Jacó através de um exército de anjos que observa Jacó.

Mas é num momento em que Jacó estava instável, angustiado e com medo, que Deus se põe frente a frente com esse homem para enfrentá-lo durante uma noite inteira, apenas para que Jacó entendesse quem Deus é.

“Naquela noite Jacó levantou-se, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos para atravessar o lugar de passagem do Jaboque. Depois de havê-los feito atravessar o ribeiro, fez passar também tudo o que possuía. E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer”. Gênesis 32:22-24

 

Deus se põe a lutar com Jacó. É um ato forte e extremo de Deus para encarar Jacó. Deus coloca um basta na vida de enganação que Jacó estava levando, é hora de deixar a vida de mentiras, deixar de fugir das consequências dos seus atos. É hora de Jacó reconhecer toda a maldade que ele fez e mudar essa história sendo um servo de Deus um herdeiro da promessa de Abraão que vive segundo essa promessa.

Nesse momento Deus se mostra pra Jacó como um Deus presente, que está perto sempre (algo que Jacó não reconhecia em Deus). Se mostra, também, como um Deus que encara o ser humano pecador para tirá-lo desse pecado, um Deus que não se conforma com a situação de podridão que vivemos. Um Deus paciente, mas não passivo.

Uma Luta

Quantas vezes nós lutamos contra Deus para vencer com nossos argumentos e nossa forma de levar a vida. Quantas vezes, ainda nessa luta, culpamos Deus pelas consequências daquilo que nós mesmos fazemos. Quantas vezes agimos como se Deus fosse obrigado a nos livrar dos problemas da vida que nós nos metemos sem ao menos falar com ele sobre isso.

Deus se põe a lutar com Jacó deixando que a luta se estenda por toda a noite, afinal, quem sabe Jacó se renda, mas Jacó permanece lutando e lutando, então o homem de Deus com um toque na coxa derrota Jacó (Gn 32.25). Esse é o Deus todo poderoso que age com paciência mas também que vêm até o ser humano e o tira de sua vida medíocre, fútil e mentirosa.

Ao lutar com Jacó Deus mostra como conhece e compreende sua criação, mostra que não a abandona mas, pelo contrário, sabe como cada uma das suas criaturas é e o que cada um precisa!

Jacó era teimoso e se achava auto suficiente, por isso Deus o enfrenta. Nesse enfrentamento, naquela noite, Jacó é convertido. O Jacó teimoso se entrega a Deus. Como sabemos disso? Depois dali as atitudes de Jacó passam a mudar e percebemos a transformação que Deus vai fazendo em Jacó.

Como sinal dessa mudança a qual Jacó é chamado, Deus muda o nome dele para Isarel. Agora ele já não é mais chamado como aquele que age traiçoeiramente, mas sim Israel, ou seja, aquele que LUTA COM DEUS. Mudar o nome é uma marca de Deus em seus servos, chamando esses servos a cumprir o propósito para o qual Deus os vocacionou e chamou.

"Deus não é uma extensão da cultura, mas um transformador da cultura, não é um Deus controlável, mas um Senhor soberano. [...] A graça e Deus andam sempre juntos. Ninguém pode controlar o verdadeiro Deus, porque ninguém pode ganhar, merecer ou realizar a sua própria salvação."

(Timothy Keller. Falsos deuses. Paulinas Editora, 2012, p. 117).

Esse Deus invade a nossa história...

Assim é Jesus com cada um de nós. Quando ele nos confronta nós nos sentimos sujos, com vergonha de quem somos, então ele nos abraça e nos abençoa dizendo você é meu, você é minha! Eu te criei, eu te conheço, eu morri por você! E por mais teimoso que você seja, por mais dificuldade que tenha de parar de lutar comigo, sou paciente e te chamo pra perto!

“E então acrescentou: "Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem". João 1:51

Jesus é a escada que vem do céu e alcança esses perdidos aqui na terra. Assim como alcançou Jacó, alcança a mim e a você.

A história de Jacó mostra que o ser humano vira as costas pra Deus, mas esse Deus paciente adentra essa história para trazer a ela um final feliz. Cabe a nós pobres criaturas nos render, parar de lutar contra Deus e lutar junto com ele.

 

Perguntas para Edificação: 

Descreva quem é Deus? 

Como você se relaciona com Deus? 

Compartilhe medos que te assombram e orem por isso.