Compartilhe!!!


O seu amor me encontrou

Me fez saber quem eu sou

Muitas das biografias contidas no Antigo Testamento estão ali esmiuçadas e contadas para nós nos colocarmos diante delas e perguntar o que essa biografia tem a ver com a minha biografia. O que essa história tem a ver com a minha história. O livro de Gênesis é cheio dessas biografias de pessoas que foram encontradas pelo amor de Deus e salvas a partir desse encontro.

A biografia que vamos estudar esse mês é de um patriarca, um homem muito conhecido e citado biblicamente e que teve momentos marcantes em sua história em que Deus adentra essa história e trás reviravolta.

A história do personagem relatada em Gênesis nos revela alguns adjetivos dele, como: enganador, astuto, mentiroso, traiçoeiro, aproveitador, interesseiro, esperto, covarde, fugitivo e negociador. Esse personagem chama-se Jacó!

Conhecer a História de Jacó é conhecer a história de um homem que demorou a aprender quem é Deus e qual o desejo de Deus para sua vida. É conhecer um homem que gastou boa parte de sua vida vivendo segundo suas vontades, mesmo que Deus já o havia chamado algumas vezes para um relacionamento, para um caminhar com ele.

Ao contrário do que muitas vezes interpretamos, os personagens bíblicos não foram perfeitos, e a Bíblia não esconde os defeitos desses homens e mulheres que tem suas biografias citadas ali. Na verdade, a intenção dos autores bíblicos é justamente relatar quem é Deus e quais os atributos desse Deus. E para isso, relatam como era a vida desses personagens antes de se entregar verdadeiramente a Deus e como foi depois.

Ao escrever da falhas dos seus heróis da fé, os autores bíblicos no previnem de endeusar esses personagens, no mostrando que eles eram pessoas como nós que ao adentrar o discipulado, o relacionamento com o verdadeiro Deus, foram moldados por esse Deus. Trabalhados em suas imperfeições e constrindo assim uma vida digna de suas vocações.

Contexto

Jacó era irmão Gêmeo de Esaú e filho de Isaque e Rebeca. Isaque preferia Esaú o mais velho, mas Rebeca preferia Jacó. Nisso já dá pra perceber que no relacionamento em casa havia diferenças no tratamento dos filhos. (Gênesis 25.24-26)

O Gêmeo mais velho Esaú nasce o irmão Jacó nasce agarrado ao calcanhar do mais velho. Essa atitude do bebê de agarrar o calcanhar lhe dá o nome de Jacó que significa: “ele agarra o calcanhar” ou “ele age traiçoeiramente”.

Enquanto Esaú tinha o perfil de homem forte, robusto, bom caçador, o Jacó era o mais novo que dava um ‘jeitinho’ para conseguir o que queria. Ser traiçoeiro e enganador agir com astúcia e esperteza ajudou Jacó a conseguir o que ele queria, mesmo que para isso ele prejudicasse as pessoas ao seu redor.

Foi assim que ele comprou do seu irmão mais velho o direito a primogenitura, se aproveitando de um momento que o irmão estava faminto para barganhar com ele em troca de um prato de comida. (Gênesis 25.29-33).

Foi assim que ele em parceria com a mãe enganou o pai, mentindo e se passando por Esaú para receber a benção do pai. E foi por causa desse jeito de levar a vida com esperteza e enganando os outros que ele precisou fugir, para não ser morto pelo próprio irmão. (Gênesis 27.35-36)

Até poríamos pensar que com isso ele tinha aprendido que mentir, enganar os outros e agir de forma traiçoeira não era bom, mas não, ele continua fazendo isso. O problema é que Jacó ao fugir encontra alguém que agia como ele, que o enganou muitas vezes, seu sogro Labão.

Fugindo para longe

Jacó precisou fugir da casa de seus pais e de perto do seu irmão por que a raiva de Esaú era grande pelas mentiras que Jacó contava. Sua fuga o levou a terra natal de sua mãe, e foi lá que conheceu Labão, seu sogro. Jacó trabalhou para Labão durante muitos anos, e Labão sempre que podia se aproveitava e tirava vantagem do genro. Jacó não ficava para trás, fez até uma espécie de ‘macumba’ para conseguir mais rebanhos do que seu sogro (Gênesis 30. 36-43).

Foi trabalhando com Labão que Jacó adquiriu rebanhos e riquezas. Tornou-se um homem poderoso. Consequentemente Labão também enriqueceu com o trabalho de Jacó.

Onde Deus adentra essa história?

E o relacionamento de Jacó com Deus onde está na Bíblia? Com certeza, Jacó sabia algo desse Deus através de seu pai Isaque. Mas Deus se apresenta pessoalmente a Jacó e aparece para ele mais de uma vez. Um desse relatos está em Gênesis 28.10 e seguintes. Ali Jacó é surpreendido em sonho e Deus promete que estaria com Jacó e o abençoaria, assim como esteve com seu pai e com seu avô.

Quando Jacó acorda ele reconhece que Deus esteve ali com ele e faz um altar para Deus, depois disso Jacó faz um voto:

“Então Jacó fez um voto, dizendo: "Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo". Gênesis 28:20-22

Olha só que interessante a resposta de Jacó a Deus. Ele já começa com um “se”, ou seja, Jacó ali já pensa que pode barganhar com Deus, que pode ser astuto com Deus como é com as pessoas. Esse Jacó ainda não tinha entendido quem de fato é Deus. Ele tem uma experiência linda e forte com Deus e depois ainda fala com DEUS como se pudesse exigir algo. Esse é o Jacó! Um Jacó jovem, imaturo e espertinho.

Esse momento da biografia de Jacó nos mostra como nós humanos mesmo tendo lindas experiências com Deus, sabendo quem ele é, ainda nos recusamos a servi-lo e viramos as costas para ele. A vida de Jacó depois desse encontro revela que aqui não foi a conversão de Jacó, aqui Deus o chamou mas ele agiu com Deus com esperteza como ele agia com as pessoas.

Outro aspecto interessante da biografia de Jacó é a vida familiar conturbada. Ele casou-se com as irmãs Lia e Raquel. Ele amava Raquel e desprezava Lia e isso gerava intrigas e desavenças entre as irmãs. Deus ao ver o quanto Lia era desprezada deu a ela filhos, pois isso era para uma mulher grande honra. Mas as brigas apenas pioraram e, pelo que vemos no decorrer do texto, Jacó como homem não soube administrar sua casa e sua família.

 Mesmo que as atitudes de Jacó não revelam um coração transformado, Deus estava com Jacó e cuidou dele, cumprindo o que havia prometido quando apareceu a Jacó no deserto.

Lá em Gênesis 30 através de uma fala de Labão, seu sogro, que não era temente a Deus, nós sabemos que até mesmo ele reconheceu que Jacó era sim cuidado e abençoado por Deus naquilo que ele fazia.

“Mas Labão lhe disse: "Se mereço sua consideração, peço-lhe que fique. Por meio de adivinhação descobri que o Senhor me abençoou por sua causa". Gênesis 30:27

Após esse tempo todo Jacó resolve voltar para casa. Voltar para sua família. E com isso, Jacó precisa encarar seu irmão e as suas ações passadas, precisa se reencontrar com aquele que ele enganou. Ao saber que seu irmão vinha ao seu encontro começa cair a ficha e o medo cresce. Esse medo faz Jacó se lembrar de Deus e lembrar que Deus estava com ele esse tempo todo. É por medo do passado de tudo que ele fez que Jacó ora.

O passado de Jacó não foi anulado, ele precisa resolver os erros do seu passado e se reconciliar com seu irmão.

E agora?

Sabendo dessa história de tudo isso que Jacó viveu percebemos o quanto ele era imperfeito e agia segundo as vontades dele mesmo.

Onde essa história adentra a tua e a minha história?

Bom, jamais Jacó mudaria seu jeito de ser se não houvesse transformação pela ação do próprio Deus na vida dele. É no caminho de volta para casa, após décadas longe que Jacó é novamente encontrado por Deus. Mas dessa vez Deus se põe a lutar com Jacó, para que ele entenda quem Deus é. Entenda quem ele mesmo é diante desse Deus.

Esse encontro de Jacó com Deus no vale do Jaboque é sim o momento de conversão do Jacó onde ele se rende, onde ele cai e entende que já chega e que com Deus não se brinca nem se barganha. A partir desse encontro nós percebemos um novo Jacó.

Quando o amor de Deus nos encontra nós conseguimos ver claramente quem nós somos. É só quando somos confrontados pelo amor de Deus que nós entendemos o quanto somos maus, imperfeitos, errados, pecadores, e o quanto na verdade a gente precisa ser resgatado.

Um ser humano que não conhece o amor de Deus, que não sabe da existência de um amor tão PERFEITO não consegue compreender quem ele mesmo é.

É isso que o amor de Deus faz conosco: MOSTRA QUEM NÓS REALMENTE SOMOS! Jacó só conseguiu entender quem ele era, quando Deus se pôs a lutar e enfrentar esse Jacó de perto, mesmo que Jacó já tivesse ouvido falar de Deus por sua família, tivesse uma experiencia pessoal com Deus, e no fundo soubesse que era abençoado por Deus. Mesmo assim, ele ainda vivia em seu mundinho de enganação e esperteza.

Mas esse velho Jacó ao encarar seus erros do passado, e ser tomado pelo medo, lembra de orar, e depois de orar tem seu confronto com Deus. E ali ele se entrega.

Onde quero chegar com isso?

É que assim como Jacó apenas entendeu quem ele era e o quanto mal ele tinha feito após entender o quanto Deus era bom, também nós só conseguimos reconhecer nossa maldade e nosso pecado quando colocados frente a frente com aquele que é puro amor e bondade.

Deus é o parâmetro de amor e bondade para nós. Ele é o exemplo que usamos para dizer o que é bom e o que não é bom. Apenas conhecendo Deus saberemos o que de fato é amar, o que de fato é viver uma vida de felicidade e verdade.

“Nós amamos porque ele nos amou primeiro”. 1 João 4:19

A biografia de Jacó, seus erros e falhas e o chamado de Deus a Jacó é um convite para você também. Pra você olhar sua história, seu passado e perceber quem você é de fato, qual a sua biografia. Olhar essa biografia e perceber onde Deus encontrou você e onde esse amor mudou e tem mudado você. Quando Deus entra nossa vida ele não anula quem nós somos e também não anula o nosso passado, o que nós fizemos e o que vivemos está feito e vivido, Deus trabalha em nós a partir dali, nos moldando e mostrando aquilo que ele é para percebermos onde o amor dele tem a nos ensinar.

A tua história e a tua biografia, assim como a de Jacó podem ser um testemunho de entrega a Deus. Um testemunho de que quando Deus nos encontra nossa vida é transformada, deixamos de agir segundo os enganos do nosso coração e aprendemos a viver no amor do nosso Deus!

 

Perguntas para discussão: 

Se a sua história (biografia) fosse um livro, quais seriam as características desse livro? Como ela seria resumida por quem lesse o livro? Exemplo: um lindo romanse, com muitas aventuras; uma história de tristezas e muita angustia.... 

Tem alguma parte da sua história que te dói ao lembrar? Gostaria de compartilhar? 

A tua história já foi transformada por esse amor perfeito de Deus? (momento de oração e entrega)