"Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa." - Lucas 10:38

Irno Prediger

Pastor Emérito

bootstrap modal form

APENAS UMA COISA É NECESSÁRIA

Lc 10.38-42

Nossas famílias e igrejas sofreram profundas mudanças nas últimas décadas. Enormes mudanças têm acontecido em nosso país e no mundo todo. Elas tem afetado nossas vidas, nossas famílias e as nossas igrejas. Nossas famílias e igrejas enfrentam lutas muito grandes devido a essas mudanças. Há algumas décadas atrás éramos, basicamente, um país rural. Hoje perto de 90% da população brasileira vive nas cidades. Há 50 anos as nossas sociedades, igrejas e famílias viviam um mundo onde tudo estava organizado, funcionando de cima para baixo. Filhos obedeciam seus pais, pois o que o pai falava não se discutia; alunos respeitavam os professores porque eram autoridade; a sociedade respeitava as autoridades constituídas; cada coisa tinha seu lugar e todos sabiam o que era certo e o que era errado.


Hoje vivemos numa sociedade chamada “líquida”, onde tudo está relativizado. Crianças pequenas discutem com seus pais sobre o que querem ou não querem e isso se até não mandam nos próprios pais. Ai dos professores de hoje se tentam corrigir o mau comportamento dum aluno. Não há mais verdades claras, todos os valores são relativizados. O que é certo e errado para um, não o é para o outro. Isso tudo afetou nossas vidas, nossas famílias e nossas igrejas. Vivemos hoje numa sociedade cheia de caos, violência, sem ordem, confusa! Grande parte das pessoas não tem mais compromisso e fidelidade com sua igreja e sua família. A vida das pessoas é confusa, cheia de conflitos, síndromes e depressões psicoemocionais.


Em meio a isso é necessário ouvir a Palavra de Deus e ouvir o que o Espírito Santo deseja nos falar e tomar decisões básicas para a nossa vida; nossas famílias e igreja. Em Lc 10.38-42 Jesus nos mostra qual a decisão fundamental que vai:

- Sustentar a sua vida de fé;
- Revitalizar a sua família;
- Reanimar a sua célula, e
- Reavivar a nossa igreja.

NA CASA DE MARTA E DE MARIA (leitura de Lc 10.38-42)

Marta estava ocupada com muito serviço
Sem ligar antes (telefone não existia ainda) e sem aviso prévio, de repente, Jesus e mais 12 marmanjos chegam à casa duma família da localidade de Betânia, pois 0s três irmãos, Lázaro, Marta e Maria, eram amigos de Jesus e dos discípulos (Jo 11.11). Não tinha marmita para comprar. Não existiam supermercados para comprar uns frangos já temperados.

Marta estava nervosa, preocupada, muito ocupada e inquieta. Além de cuidar da comida para tantas pessoas, tinha cama para arrumar, água para ser buscada no poço da aldeia e muita bagunça dos discípulos para arrumar. Seus nervos estavam à flor da pele! Estava preocupada e inquieta com MUITAS COISAS.

Hoje em dia nós também não vivemos debaixo da tirania das muitas coisas urgentes que tem que ser feitas? Nesta vida pós-moderna estamos sendo empurrados o tempo todo por “muitas coisas”. Desde a manhã até a noite somos empurrados por muitas coisas fazer e resolver e que nunca terminam. E facilmente também nos envolvemos em novas coisas. Parece que só somos reconhecidos quando estamos envolvidos em “muitas coisas”. Até na igreja é assim. Vivemos dia após dia de agenda cheia!

Qual o resultado disso? Estamos cansados. Ficamos irritados e temos uma sensação de estarmos internamente vazios.

Marta se queixa
Tanto Marta quanto Maria amavam a Jesus profundamente. Elas sabiam que Jesus era o Messias e criam nele. Quando Jesus chega, Maria larga todas as coisas que estava fazendo, para ouvir Jesus. Para ela, as tarefas domésticas podiam esperar. Agora era hora de sentar aos pés de Jesus o ouvir o Salvador. Quer captar tudo que o Mestre diz.As outras coisas podiam esperar.

Marta, ao contrário, corre, corre em suas multitarefas. Ela é arrastada dum lado para outro pelas tarefas de casa sem fim! Corre, corre até o vulcão entrar em erupção! Vai a Jesus e se queixa da irmã: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”

Apenas uma coisa é necessária
Diante da queixa da Marta Jesus diz algo que é revolucionário. O que Jesus diz a Marta é o que renova a nossa fé, revitaliza as nossas famílias e opera o avivamento em nossa igreja. Jesus diz: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte”.

Nossa vida moderna, mais do que no tempo de Marta, é cheia de coisas a fazer e com as quais se preocupar. A vida é feita de escolhas desde a manhã cedo até a noite tarde. Em todo momento precisamos fazer escolhas. Em meio à loucura da vida agita do mundo pós-moderno, precisamos discernir o que realmente é necessário. O que é realmente necessário? Para Maria, o realmente necessário era o relacionamento com Jesus. E Jesus diz para Marta que a Maria escolheu a melhor parte.

Jesus não está dizendo que o trabalho da Marta não é importante. Mas, diz a ela que Maria fez a opção certa, a qual não lhe seria tirada, pois ela escolheu ESTAR COM JESUS! É uma questão de opção, de escolha!

A vida é feita de escolhas! Precisamos discernir a prioridade. E a prioridade número 1 é cultivarmos o relacionamento com Jesus acima de todas as outras coisas!

Infelizmente a maioria do que fazemos é para satisfazer as nossas ansiedades e essas nunca têm fim! Nunca ficamos satisfeitos! Sempre precisamos um sapato novo, uma moto nova, coisas novas! Sem fim!

Sempre haverá demandas disputando o nosso tempo. Mas sempre haverá também dentro de nós um anseio (gemido) por estar aos pés de Jesus sem pressa! É uma questão de opção que precisamos tomar.

Jesus diz com clareza: “Uma coisa só é necessária! Maria escolheu a melhor parte”! Tudo mais é secundário. O importante é ouvir Jesus!

Somente vamos interromper o frenesi louco de nossas vidas quando tomamos a opção de “ir aos pés de Jesus”. Somente quando optamos estar diariamente aos pés de Jesus, em oração e ouvindo a sua Palavra, é que vamos colocar as prioridades no lugar certo e experimentar uma verdadeira renovação espiritual, uma família revitalizada e uma igreja reavivada! Ao optarmos pela decisão de buscar diariamente a Palavra e ouvir a voz de Jesus, você terá um novo vigor espiritual, sua família será revitalizada e a sua célula experimentará um avivamento espiritual.
Maria fez a escolha certa
Maria fez a escolha certa: estar aos pés de Jesus. Se Jesus não for sua prioridade, não espere que a sua vida e família experimentem o guiar e agir de Deus. As demandas intermináveis da vida irão consumir a sua vida e desgastar a sua vida familiar.

Se optarmos pela opção de Marta, colheremos os frutos da Marta: vida agitada, estresse, chateação, descontentamentos!

Se optarmos pela opção de Maria, colheremos os frutos da Maria: intimidade com Jesus, paz interior, orientação do Senhor em cada decisão da vida, uma vida espiritual vibrante e uma família revitalizada. A questão é não negociarmos o estar aos pés de Jesus!
CONCLUSÃO
Você quer ter satisfação interior? Então precisa tomar uma decisão: ter por prioridade estar “aos pés de Jesus” e ouvir o que ele ensina a você! Isso requer uma decisão radical. Do contrário tudo fica do mesmo jeito como antes e não passa dum sonho distante. É fundamental você tomar essa decisão básica: eu vou buscar diariamente a presença e intimidade com Jesus; vou ouvir a sua voz, meditando na Palavra de Deus!

Você quer uma vida espiritual vigorosa? Quer ver a sua família revitalizada? Só tem um único remédio oferecido por Jesus: ir e permanecer diariamente aos seus pés e ouvir a sua Palavra!

Queremos ter células vigorosas e frutíferas? Queremos ter uma igreja viva? Não há solução mágica, nem métodos especiais de trabalho. Só tem uma solução: sermos uma igreja de membros que optam colocar Deus realmente em primeiro lugar; tomando a opção de ter um tempo diário aos pés de Jesus, em oração e meditação na Palavra de Deus! E Jesus certamente dirá o que disse a respeito de Maria: “Você escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”! Amém.

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br