“O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". João 3:8

Pr. Valmir Ropke

Pastor Geral

bootstrap modal form

MOVER DE DEUS

Há pessoas que chegam à fé, mas logo apresentam sinais de desânimo. Têm dificuldades na intimidade com Deus, na alegria de ler a Bíblia, no orar e vencer velhos hábitos. Uma coisa é sermos convertidos à Cristo. Outra é sermos cheio do Espírito Santo. Sendo cheios do Espírito Santo, nos tornamos cristãos vitoriosos e ajudamos outras pessoas a crerem em Jesus e se tornarem cristãos frutíferos.
Ilustração: Algumas vezes esta experiência se assemelha a uma esponja dura e seca sendo jogada na água. Pode haver alguma dureza em nossa vida que nos impede de absorver o Espírito Santo. Dependendo de nossa disposição em renúncia e decisão pode levar algum tempo até que a dureza inicial em nossa vida comece a diminuir e que a esponja consiga ficar cheia. Assim uma coisa é a esponja estar na água (“ser batizado”), e outra experiência é água entrar na esponja “ser cheio”. Certamente a água literalmente ira jorrar dela.
1. Quem é o Espírito Santo?
“Parakletos”, significa um consolador, um encorajador, um conselheiro. O Espírito Santo é uma pessoa, onde Jesus diz aos discípulos: “Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro conselheiro para estar sempre com vocês, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês” (João 14.16-17). “Outro” significa da mesma espécie. Isto é, o Espírito Santo é exatamente como Jesus.


O Espírito Santo estava na criação desde o princípio.
“A terra estava sem forma e vazia, havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas” (Gênesis 1.2). Aqui percebemos como o Espírito de Deus criou as coisas e trouxe ordem a partir do caos. Ele é o mesmo hoje. Vive renovando a vida de pessoas e as igrejas. Trazendo libertação à vida caóticas e comprometidas com maus hábitos, vícios e assim causando confusão e desordem.   


O Espírito dá vida ao homem.
“Formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente” (Gênesis 2.7). (Ruach, fôlego = Espírito). O “Ruach” de Deus traz vida física ao homem formando do pó. Da mesma maneira, ele traz vida espiritual tanto às pessoas quanto às igrejas. Há pessoas que tem fome de vida e são atraídas por pessoas e igrejas onde se percebe a vida no Espírito Santo.


O Espírito Santo coloca a igreja em movimento.
“O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito” (João 3.8).

No Antigo Testamento:

O Espírito Santo veio a pessoas específicas, em ocasiões específicas e com propósitos específicos. Quando vem o Espírito Santo algo acontece. Não se trata de uma sensação agradável, como o exemplo de um refrigerante bem gelado para matar a sede. O mover do Espírito de Deus vem com direção e propósitos claros.

 Capacitou pessoas para trabalhos artísticos. Pode-se ser músico, ou um artista talentoso sem estar cheio do Espírito Santo. Quando servimos a partir do mover do Espírito Santo, o talento que já é natural, o exercitamos sob o impacto do mover sobrenatural.

 O Espírito Santo é dado as pessoas para capacitá-las no exercício da liderança.
Para exercer liderança, Deus em muitas vezes usa aqueles que se sentem fracos, inadequados e mal equipados. Quando são cheios do Espírito Santo se tornam pessoas respeitadas na Igreja. Através do mover do Espírito temos profecia, foi assim com o profeta Isaías (Isaías 61.1-3).
O Espírito Santo foi prometido pelo pai. A aliança estabelecida no Antigo Testamento, consistia em guardar as leis para alcançar a salvação. Com a direção do mover do Espírito Santo os profetas foram capazes em anunciar o que estava por vir ao povo, uma nova aliança seria estabelecida.

> A lei de Deus em nossos corações: "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias, declara o Senhor: Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo” (Jeremias 31.33).

> Um novo coração nos seria dado: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne” (Ezequiel 36.26).

> O Espírito seria derramado sobre todos os povos: "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias” (Joel 2.28-29).
Estas e outras promessas levaram aproximadamente 300 anos para que se cumprissem. Com o nascimento de Jesus a trombeta soou. Jesus trouxe uma grande explosão de manifestações do Espírito Santo.

No Novo Testamento:
Jesus prediz a presença do espírito Santo. “No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado” João 7.37-39).
Jesus pede aos discípulos aguardarem para serem revestidos. “Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto” (Lucas 24.49). Os discípulos permaneceram aguardando o derramar do Espírito Santo em oração. Isto se cumpriu 50 dias após a ressurreição de Jesus. O dia de pentecostes novo poder, nova ousadia. Vivemos a Nova Aliança e através do Espírito Santo podemos ser cheios do Espírito. Os discípulos aguardaram em oração.
Receba o mover de Deus, através do Espírito Santo. Quer ter esta experiência com Deus? E, então lhe convido começar a buscar, abra a sua boca e peça por este mover!
Perguntas para edificação nos encontros dos PGs
1. Qual é o objetivo de Jesus ao comparar o nascimento espiritual com o vento?
2. Quem é o Espírito Santo?
3. Quando você começou a ver Deus salvando-lhe em vez de condená-lo?

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br