“Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este para fazer doidices diante de mim?” (1Sm 21.15).

Pr. João Carlos

Pastor Auxiliar

bootstrap modal form

EU + MINHA CÉLULA

Adulão significa: Justiça do povo, refugio, esconderijo; é um complexo de cavernas que fica no vale de Elá, e segundo os arqueólogos e exploradores, existem partes desse complexo de cavernas que ainda não foram exploradas, e certamente caberiam ali todo aquele exército que se ajuntou a Davi.. É exatamente nesse lugar que Deus vai trabalhar um pouco mais em Davi, usando seu sofrimento para polir a vida de outros quatrocentos, torná-los amigos e irmãos, e fazer daquele bando de gente sofrida, um exército leal ao futuro rei.

Esse texto faz parte de uma longa história de Davi fugindo de Saul. No capítulo anterior, Davi havia conseguido escapar da morte, fingindo ser alguém com algum tipo de distúrbio mental. Quando viu o comportamento amalucado de Davi, o rei dos filisteus chegou a comentar: “Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este para fazer doidices diante de mim?” (1Sm 21.15). Coincidência ou não, agora é Davi que se vê rodeado por quatrocentos homens com toda sorte de problemas.

Davi estava sendo perseguido por Saul que queria matá-lo sem que ele tivesse feito ABSOLUTAMENTE NADA, contra o seu perseguidor. Neste contexto, de lutas, conflitos, e tendo que dormir em uma caverna, sem conforto, escuro, sem cobertor, sem colchão, sem alimento, quatrocentos homens entraram na caverna e foram discipulados por Davi sendo transformados em guerreiros e valentes. Deus deseja que você e eu tenhamos esta unção de Davi.

1- Assim como a Caverna de Adulão, a célula deve ser um lugar de acolhida para os abatidos de espírito. 

Quem são as pessoas que procuraram Davi nessa caverna?
Seus irmãos, na verdade, nem eram tão fãs de Davi assim, mas a mãe e o pai certamente aguardavam ansiosos o momento seguro para solidarizarem-se com a aflição do filho.

O segundo grupo de pessoas, que descobriu o esconderijo de Davi e foi se encontrar com ele, era formado por aqueles que se achavam “em aperto”. O conceito de “aperto” aqui é o de pessoas oprimidas ou perseguidas. Essas pessoas certamente se identificaram com Davi por causa do “aperto” que ele também sofria.

O terceiro grupo de pessoas é chamado de “homens endividados”. Entretanto, as consequências do endividamento no mundo daquela época eram bem diferentes daquelas dos nossos dias. Para que uma pessoa fosse conhecida como “endividada”, ela, possivelmente, já teria se tornado escrava de alguém, para conseguir quitar seus débitos. Assim, a expressão “homens endividados”, é sinônima de homens escravizados.

O quarto grupo de pessoas é chamado de “amargurados de espírito”, isto é, deprimidos ou atormentados. Quando Davi tocava sua harpa diante do rei, o espírito que o atormentava saia dele e Saul se sentia melhor.

De certa forma, Davi não era responsável pelo interesse que as pessoas acabavam tendo por ele, mas a sua reação a tudo isso tem implicações importantes. O texto diz que Davi se tornou o chefe deles e usou aquele grupo como sua guarda pessoal. Esses quatrocentos homens se tornaram os “valentes de Davi”.
                                                                                                             
2- Assim como a Caverna de Adulão, a célula é lugar de gente complicada ser curada.

I- Davi Transformou os rejeitados (v.1)
Davi foi um homem que passou por experiências de rejeição desde a rejeição que sentiu de seu pai que não o selecionou quando Samuel foi a sua casa para ungir futuro rei de Israel. Davi foi rejeitado por seus irmãos, e foi rejeitado por Saul a ponto de ter que se refugiar em uma caverna para não ser morto. Todavia ele não deixou que isto entrasse em seu coração e por isto pode transformar aqueles homens.

II- Davi Recuperou homens considerados irrecuperáveis. (v.2)
Quem eram os homens que estavam em dificuldades? Eram os criminosos, ladrões, os adúlteros. Todo tipo de pessoa que tinha culpa no cartório. Homens considerados pela sociedade irrecuperáveis e por isso mesmo condenado à pena de morte. Êxodo. 21:15,16,17. Este tipo de gente ou fugia para tentar salvar a vida ou era morto apedrejado, enforcado. Isso porque a sociedade daquele tempo não cria na recuperação de delinquentes.

III- Davi transformou homens falidos (V.2)
Diz-nos o texto que para lá foram também todos os endividados. Pessoas que tinham dívidas e não tinham como pagar. Pessoas que experimentaram a falência nos negócios. Estas pessoas foram convencidas por Davi que poderiam dar a volta por cima e quitar suas dívidas.

IV- Davi recuperou os amargurados de espirito (V.2)
Esses amargurados de espírito não eram só pessoas rejeitadas, não eram criminosos, não eram falidos, ou sem crédito. Eram pessoas de boa reputação, pessoas bem aceitas socialmente, pessoas que pagavam suas contas em dia, mas diz o texto que essas pessoas se juntaram ao lixo da sociedade e foram para a Caverna de Adulão, porque elas eram amarguradas de espírito, estavam insatisfeitas com a vida. Foi este grupo de pessoas que foram até Davi, e ele conseguiu fazer um trabalho mental e espiritual na vida daqueles homens que eles entraram na caverna, mas saíram dali curados.


Embora Davi estivesse se sentindo um nada e aquela caverna fosse o seu lugar de refúgio, Deus resolveu enviar para lá as pessoas que Davi jamais pensou encontrar. Primeiro, sua família. Deus fez isso com Davi, faz com cada um de nós.

A notícia correu e quatrocentos homens chegam até lá. A caverna que antes era um refúgio, agora se transforma em um campo de treinamento, para aqueles que, mais tarde, seriam reconhecidos como “os valentes de Davi”. Isso mesmo, aquele bando de gente renegada se transformaria em seus poderosos homens de guerra e, mais tarde, ao assumir o trono, eles se tomariam seus ministros de gabinete, exatamente no momento da desgraça que Deus abriu os olhos de Davi para que visse algo além das lentes oculares. Numa caverna escura e sem esperança, Deus preparava um rei e um exército poderoso.

Você está amargurado, apertado, perseguido, endividado, doente etc..? Jesus é a nossa caverna de Adulão, Corramos para Ele agora. Hoje, sua célula é como a "caverna de Adulão" e as pessoas presentes tem a oportunidade de se unirem ao Filho de Davi. Que Ele nos Abençoe.
Amém..

Perguntas para edificação de sua célula:
1.O que Deus lhe falou de mais especial através desta palavra?
2.Porque Davi conseguiu transformar aqueles homens derrotados em valentes?
3.Você tem servido de exemplo para sua família nos momentos difíceis?

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br