"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos." João 15:13

Pr. João Carlos

Pastor Auxiliar

bootstrap modal form

EU + MEUS AMIGOS

Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava uma determinada raça. Um dia ele descobriu que o seu vizinho tinha este determinado cavalo.  

Assim, ele atazanou seu vizinho até conseguir comprá-lo. Um mês depois o cavalo adoeceu, e ele chamou o veterinário: Bem, seu cavalo está com virose, é preciso tomar este medicamento durante 3 dias, no terceiro dia eu retornarei e caso ele não esteja melhor, será necessário sacrificá-lo.

Nesse momento, o porco escutava toda a conversa. No dia seguinte deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou do cavalo e disse: Força amigo! Levanta daí, senão você será sacrificado!

No segundo dia, deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou do cavalo e disse: Vamos lá amigão, levanta senão você vai morrer! Vamos lá, eu te ajudo a levantar... Upa!

No terceiro dia deram o medicamento e o veterinário disse: Infelizmente, vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos.
Quando foram embora, o porco se aproximou do cavalo e disse: Cara, é agora ou nunca, levanta logo!

Coragem! Upa! Isso, devagar, ótimo! vamos, um, dois, três, legal, legal, agora mais depressa, vai...vai...

Fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa! Você venceu campeão!!!
Então, de repente, o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e gritou: Milagre! O cavalo melhorou. Isso merece uma festa! 'Vamos matar o porco!'.

Essa fábula tem para nós algumas lições sobre o valor de um amigo.
a) Um amigo nos elege e nós elegemos alguém como nosso amigo;
b) Um amigo se interessa pelo nosso problema;
c) Um amigo vê a gravidade do nosso caso;
d) Um amigo nos fala com franqueza, mas educadamente;
e) Um amigo nos anima;
f) Um amigo nos alerta de que se não reagirmos positivamente poderemos contaminar outros;
g) Um amigo paga muitas vezes um alto preço para nos ajudar.

Foi isso que Jesus fez aqui e, por isso, Ele é o nosso melhor amigo!
Ele disse: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”(Jo.15:13,14).

Necessitamos de amigos. O Naufrago. Tom Hanks. (O amigo Sr. Wilson)
Temos necessidade de se relacionar com as pessoas especiais que chamamos de amigos. 

Jesus viveu em nosso meio e também teve amigos. Foram doze os homens chamados discípulos. Discípulos são seguidores, pessoas amigas que caminham juntas. Eles comiam juntos, oravam cantavam e enquanto andavam pelas ruas aprendiam a palavra de Deus conversando.

Dentre os doze discípulos de Jesus, três eram mais chegados a Jesus, Pedro, Tiago e João eram os que mais andavam com o Mestre. João tinha o costume de abraçar Jesus e encostar a cabeça no coração Dele. Pedro era falante e agitado por isso as vezes se precipitava e era corrigido. Lázaro também era amigo de Jesus e até chorou por ele.

Da mesma forma que Jesus, temos vários tipos de amigos. Como Abraão, podemos ser amigos de Deus (Tiago 2.23). Jesus disse que nós somos amigos dele e nós já sabemos que Ele é nosso melhor AMIGO.

Quem é seu melhor amigo?
Hoje em dia temos essas coisas das redes sociais que fazemos contatos pela internet, Facebook, Instagran, Twitter, etc. onde vamos ampliando nossa rede social. Essa semana eu dei uma olhada no meu Facebook e percebi que tenho 515 “amigos” e que no decorrer dos meses fui adicionando o amigo do amigo, primo, amigo do primo... e a confusão vai se instalando, quando percebemos temos lá, 500,600,750..””amigos” que nem sabemos quem é. E tem aquelas pessoas mais “legais” que tem até mais de 1000 “amigos.. Chega um dia que você quer compartilhar uma foto da família, ou de você só de sunga, biquíni ou maiô na praia e percebe que tá uma confusão sua rede de “amigos”, gente que você nem conhece, mais está lá. Você coloca um comentário, vem outro e já faz outro comentário maldoso e a coisa vira uma discussão desagradável e você ali nomeio pensando quem são essas pessoas mesmo que estão fazendo esses comentários. Então começa a perceber que é “amigo”, mas não é, na verdade é só um “conhecido”... Você tem contato com todos, conversa com todos?.. Chega um momento que vai perceber que vai ter de excluir alguns, e começa outro problema, quem vou excluir...

Você tem amigos? Quantos?
Vejamos como é a amizade de Jesus para conosco e como nós devemos corresponder como amigos:

1- A maior prova de amizade: v.13
Jesus deu a sua vida por nós e não há nada maior do que isto (João 3.16). A base de uma amizade é a identificação de um com o outro. Você gosta de conversar com seus amigos. Quando somos amigos de uma pessoa não enjoamos de conversar, não acaba o assunto, deixamos de fazer as coisas de nosso interesse para estar junto e aprendemos a respeitar as diferenças de opinião e até ceder à vontade do próximo.
Você pode ter grandes amizades, mas um só morreu por você que foi Jesus o verdadeiro amigo!

2- A nossa resposta de amor é fazer a vontade de Deus: v.14
v.14 e 17 “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando” “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros”.
Todo amigo tem liberdade de pedir algo. Alguns chegam a emprestar dinheiro como prova de confiança em seus amigos. Porém é muito triste quando descobrimos que um amigo se interessa pelo que temos e não pelo que somos.
Jesus pediu algo muito importante como prova de nossa amizade por Ele. Apenas quis que fizéssemos o que Ele fez, que é amar ao próximo. Assim Jesus resumiu toda a lei (Mateus 22.39). A prova da presença de Jesus em nossas vidas é o amor, porque “Deus é amor” (I João 5.8). A vontade de Cristo é que alcancemos outros amigos para Ele aumentando a sua família a cada dia que é a Igreja (Efésios 2.19).
Marcos 2: 1-12. Os quatro amigos

3- Um relacionamento confiável: v.15
“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”.
Ele confiou em nós e podemos confiar nele porque é nosso amigo e está próximo de nós. Para uma pessoa que consideramos amigo de verdade não temos segredos.


Todos os amigos contam segredos um ao outro. A confiança é uma prova de amizade. Ficamos tristes quando sabemos que um amigo não nos contou algo que acontecia. Quando passamos por dificuldades, logo procuramos um amigo para pedir conselho.


Assim também podemos contar tudo para Jesus. Ele nos confiou a Sua palavra, suas promessas, seus mistérios e mandamentos e nós podemos contar para Ele nossos pecados e frustrações.

CONCLUSÃO.
Numa rede social, as pessoas chamam conhecidos para ser ‘amigos’ podendo compartilhar e ver as novidades um do outro. Jesus nos chama para divulgar sua rede de amigos compartilhando o evangelho.


A amizade do mundo é passageira (Tiago 4.4), mas quando a amizade tem Jesus ela é eterna. Por isso a estratégia de Jesus para ganhar vidas foi à amizade através do discipulado e nos mandou levar nosso amigo até ele.


A prova de amizade que Jesus nos deu foi sua própria vida e a maior resposta e presente que podemos retribuir é também dar a nossa vida para Ele. Se você não conhece este amigo saiba que Ele está aqui e pode conhecê-lo. Amém..

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br