Compartilhe!!!


Uma Aliança

 

Nós estamos passando por um momento atípico em nossas vidas. Por vezes, me pego cansada dessa situação. Cansada pelas diferentes opiniões, cansada de pensar o que fazer, como fazer, quando fazer. Cansada de tentar conciliar tantas opiniões diferentes que parecem ser impulsionadas pelo ego humano, inclusive o meu ego, e não da vontade de Deus.

Quantas vozes você tem ouvido?

Refleti muito sobre o que dizer nessa pregação, o que escrever, o que ensinar. Parecia que o assunto já estava esgotado. Mas algumas questões me inquietaram nessa semana: como conciliar tantas vozes que temos ouvido? É justamente esse equilíbrio que eu venho tentado ter desde o início da pandemia.

Vozes que falem da pandemia, vozes que dizem estar certas, vozes que se contradizem, vozes que prometem e não cumprem. Quantas vezes vocês já ouviram notícias contraditórias nesse período? Notícias que primeiro afirmam com toda certeza algo, mas, que uma semana depois passam a afirmar o oposto?

Quantas vezes você já foi contraditório nas suas falas e ações nessa pandemia? Eu já me percebi sendo contraditória, falando algo e mudando de opinião dias depois, já não sabendo mais o que pensar.

Ouvir a voz de Deus – manter o foco!

Que dificuldade em parar de ouvir todas as vozes ao redor. Deixar de ouvir inclusive a minha voz me dizendo o que fazer e ouvir a voz que realmente entende do assunto, a voz de Deus!

O quanto o exemplo de Noé te ensinou nesse mês, que viemos estudando esses textos, a ouvir a voz de Deus e obedecer? Olha pra tua vida na semana que passou e pensa: você de fato obedeceu a voz de Deus?

O que você viveu?

- Obedecer – esperar – ser mensageiro da esperança – recomeçar : o que isso mudou na sua vida? O quanto você vive isso no dia-a-dia?

Não adianta de nada estar presente num culto aos domingos se isso não transformar sua prática, seu discipulado, sua caminhada. É como se domingo após domingo, nos servíssemos de um banquete e saíssemos saciados, mas durante a semana não alimentássemos quem passa fome ao redor, fome de Deus. A fé precisa ser vivida e partilhada!

Vamos seguir nessa história, e finalizar ela aprendendo sobre uma linda aliança, uma aliança de Deus com Noé! Com a família de Noé! Com toda a criação! Com você e comigo! Uma aliança que mostra mais uma vez o amor de Deus por cada um de nós!

Leitura Gênesis 9:7-17

"Mas vocês, sejam férteis e multipliquem-se; espalhem-se pela terra e proliferem nela". Então disse Deus a Noé e a seus filhos, que estavam com ele: "Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes, e com todo ser vivo que está com vocês: as aves, os rebanhos domésticos e os animais selvagens, todos os que saíram da arca com vocês, todos os seres vivos da terra. Estabeleço uma aliança com vocês: Nunca mais será ceifada nenhuma forma de vida pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra". E Deus prosseguiu: "Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras: o meu arco que coloquei nas nuvens. Será o sinal da minha aliança com a terra. Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês e com os seres vivos de todas as espécies. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida. Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra". Concluindo, disse Deus a Noé: "Esse é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e toda forma de vida que há sobre a terra".

 

Deus dá mais uma ordem a Noé, a ordem de ter filhos, netos, bisnetos, de repovoar a terra. Assim como Deus tinha dado a ordem a Adão, Noé é chamado para esse renovo na criação a partir de sua família.

Deus não falhou ao mandar o dilúvio – Ele ensinou

Entendam, Deus não falhou ao mandar o dilúvio, ele não manda esse renovo a criação para “ver se vai dar certo”, ver se depois disso o ser humano iria ser “concertado de vez”. Afinal, as pessoas más tinham sido eliminadas. Não! Deus sabia, e de fato sabe disso, que a maldade humana está no ser humano desde seu nascimento.

Apesar de muitos acreditarem que é o meio que torna uma pessoa má, o diluvio deixa muito claro que não é o meio, mas que o ser humano por si só é mau, ele sozinho se afunda no pecado, ele foge de Deus. Ele quer ser Deus! E nesse caminho ele se perde!

O diluvio não é um ensinamento para Deus ou uma tentativa frustrada do criador. O diluvio é uma prova para nós, para termos a certeza que todo o ser humano é mau, mesmo o mais bonzinho que exista, mesmo aquele que olhamos e pensamos, esse é bom, ali também há maldade!

O diluvio é uma lição pra mim e pra você. Sempre que acharmos que somos bons, lembremos: Deus eliminou toda a maldade e mesmo assim ela voltou. Por quê? Porque ela está no ser humano caído, pecador!

O diluvio é uma amostra para aqueles que pensam que o ser humano consegue, que ele é capaz, que é só acreditar em si mesmo! Olha só no que deu! Olha quanta maldade veio logo depois, novamente!

O diluvio é a prova de que a resposta para sua e para minha vida não é a autoajuda, ou os gurus espirituais que dizem que você consegue! Que você precisa ter fé em você mesmo! Grande engano!

Nós somos maus! Nós não conseguimos nos livrar disso com as nossas forças! Não adianta ter força de vontade!

Precisamos do Deus que trouxe uma aliança!

Deus fez uma aliança!

Uma aliança entre toda a criação e o seu criador, uma aliança eterna. Um arco-íris que vem após a chuva, após a tempestade, após tempos reclusos escondendo-se da chuva é hora de sair, olhar para o horizonte, pra cima e ver o sinal da primeira Aliança de Deus conosco!

O que para vocês significa hoje o arco-íris? Quando vocês olham para o céu e lá está, um belo arco de várias cores, que parece inexplicável (eu sei que os físicos tem suas explicações) mas pra mim parece algo mágico mesmo, uma visão linda que vem após a chuva.

A aliança é um tema que aparece na Bíblia em momentos importantes, decisivos. A aliança é um acordo formal entre Deus e seu povo, estabelecido sucessivamente com Noé, depois Abraão, a nação de Israel (por intermédio de Moisés) e o rei Davi. A cada estágio dessa aliança de Deus com a humanidade a aliança se torna mais densa em termos de promessa.

A aliança que Deus fez com Noé está viva até hoje, cada vez que olhamos o arco-íris é do amor de Deus que devemos lembrar, da sua graça!

Mas essa aliança foi sendo aprofundada, esse relacionamento com o criador e sua criação foi ficando mais intensa e envolvente nas alianças que vieram depois. Porém, somente na nova aliança temos o ápice desse relacionamento, na nova aliança Deus revela seu plano, plano que já foi apontado lá em Gênesis 3, que foi sendo mostrado aos poucos, e que se cumpriu.

Jesus Cristo é a NOVA ALIANÇA! É sob essa aliança que você e eu vivemos.

“Jesus tornou-se, por isso mesmo, a garantia de uma aliança superior”. Hebreus 7:22

“Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados”. Mateus 26:27-28

“Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica”. 2 Coríntios 3:4-6

 

Perguntas para discussão: 

  • O que você pensa quando vê um arco-íris no céu?
  • A nova aliança em Jesus Cristo trouxe a nossa salvação. Como você tem vivido essa salvação? 
  • O que Deus está transformando na sua vida nesse perído?