Compartilhe!!!


 

Más Notícias - Pronto para Obedecer!

Iniciamos uma nova série de pregações! E dessa vez vamos ao início da bíblia, ao livro de Gênesis. Vamos passear por alguns capítulos desse livro que tem um jeito diferente de nos ensinar. Diferente dos livros do Novo Testamento, o Antigo Testamento nos ensina sobre Deus e sobre o ser humano através de Histórias!

Gênesis de forma bem especial faz teologia contando histórias! Relatando biografias, contando sobre como Deus agiu na vida de pessoas!

Ao ir lendo e vendo essas biografias nós podemos simplesmente tirar uma moral da história, ou podemos ir mais além, aprendendo o que essas biografias falam sobre o ser humano e o mais importante, o que elas falam a respeito do Deus criador e salvador!

Cada relato, cada história contida ali, não é só pra encher páginas, nelas a Palavra de Deus se revela, com seu imenso amor, seu cuidado, seu perdão, mas, também, seu juízo e sua santidade!

O que o livro de Gênesis vai nos mostrando e nos contando conforme vamos lendo esses relatos essas histórias é justamente um Deus poderoso, que criou todas as coisas, e um ser humano que se rebela contra o seu criador e que caminha para sua própria destruição para longe do criador. A sequência de Gênesis 3 (a queda) até Noé, mostra bem claro a decadência do ser humano e as consequências do pecado.

 

Leitura: Gênesis 6:5-7

O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra; e isso cortou-lhe o coração. Disse o Senhor: "Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os animais grandes, os animais pequenos e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito".

Contexto de perdição

A perversidade do homem, a maldade, o pecado, entristecem a Deus a tal ponto que o Criador se arrepende ter criado o ser humano. Gênesis 6 nos deixa bem claro que o ser humano está dominado pela maldade e que seu coração, ou seja, seus pensamentos e atitudes serão sempre voltados ao mal.

Deus o criador é santo! A santidade de Deus não suporta a maldade humana. Então Deus interfere diretamente na criação anunciando o grande Dilúvio que exterminaria a maldade daquela geração.

Em Gênesis 6.6 temos uns dos versículos mais tristes ao meu ver na Bíblia: “Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra; e isso cortou-lhe o coração”.

A maldade do ser humano entristece a Deus a tal ponto de Deus decidir eliminar o ser humano mau através de um dilúvio.

Ao relatar a decisão de Deus, mostrando sua santidade e justiça e mostrando também a perdição do ser humano, o autor de Gênesis inicia uma nova história, uma biografia começa a ser relatada. Noé: aquele que se diferia das pessoas do seu tempo.

Leitura: Gênesis 6.9 – 7.5

“Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. Noé gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. Ora, a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência. Ao ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta, Deus disse a Noé: "Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra. Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora.

Faça-a com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura. Faça-lhe um teto com um vão de quarenta e cinco centímetros entre o teto e corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior.

"Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você. De cada espécie de ave, de cada espécie de animal grande e de cada espécie de animal pequeno que se move rente ao chão virá um casal a você para que sejam conservados vivos. E armazene todo tipo de alimento, para que você e eles tenham mantimento". Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.

Então o Senhor disse a Noé: "Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração. Leve com você sete casais de cada espécie de animal puro, macho e fêmea, e um casal de cada espécie de animal impuro, macho e fêmea, e leve também sete casais de aves de cada espécie, macho e fêmea, a fim de preservá-las em toda a terra. Daqui a sete dias farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e farei desaparecer da face da terra todos os seres vivos que fiz". E Noé fez tudo como o Senhor lhe tinha ordenado”.

O que esse texto nos ensina logo de cara, na primeira leitura que fazemos vamos repassar os fatos:

  • Noé era íntegro e andava com Deus em meio a um povo corrompido e entregue ao pecado
  • A terra estava entregue ao mal, ao pecado. A decadência do ser humano estava visível, as consequências do pecado na criação entristeciam o criador!
  • Uma má notícia chega: é o fim dessa geração! Deus vai enviar juízo!
  • Mas não é a hora de Noé se lamentar pelas notícias ruins, é hora de trabalhar! Ele tem uma tarefa a cumprir
  • Em meio a destruição uma aliança é feita com Noé. Esse homem que andava com Deus recebe a incumbência de ser parte de um renovo na criação de Deus
  • Noé é comissionado a uma tarefa grandiosa. E ele não era diferente de nós, era um ser humano comum vivendo sua vida e sua rotina. O que o diferenciava do povo de sua época é que Noé andava com Deus.  
  • E a única reação que vemos no relato bíblico sobre Noé é no verso 22: Ele fez tudo conforme Deus tinha ordenado!
  • Noé precisa construir um barco imenso, gigantesco. Pelo jeito ele precisou da ajuda dos seus filhos e de grande sabedoria na área da marcenaria e navegação.

Vamos mais fundo...

A maior tempestade, o maior dilúvio já visto está se aproximando. Um homem escolhido por Deus tem a incumbência de salvar sua família e animais de todas as espécies para repovoar a terra.

Algo que sempre me intrigou na história de Noé é a ação de Deus em relação as pessoas que morreram com o dilúvio. É mais tranquilo falarmos da salvação que Deus deu a família de Noé, mas é muito mais difícil falar sobre todas as pessoas e animais que morreram afogados no Dilúvio.

Por que matar todas aquelas pessoas? Por que Deus envia seu juízo de uma forma tão severa ao ser humano e a sua criação?

O pecado do ser humano é a tristeza de Deus. Nunca podemos esquecer que Deus é santo e que em sua santidade ele não suporta o pecado. Por isso, ao ver o quanto a maldade havia se espalhado Deus age com justiça e graça!

Justiça, pois a Bíblia vai nos dizer que o salário do pecado é a morte, ou seja, todo o que peca merece morrer, merece sim condenação. E graça, imensa graça pois, Deus não desistiu completamente da sua criação. Noé e sua família são salvos pela graça de Deus para aprenderem a caminhar na confiança em Deus!

Vamos refletir um pouco sobre esse personagem da história: Noé!

Noé recebe a notícia de que tudo que ele conhecia e via ao seu redor ia ser destruído completamente. As pessoas, as cidades, a sua própria moradia, os rebanhos, tudo iria morrer. E o que me impressiona é que esse Noé não questiona Deus, não desanima, não tenta fugir. Ele obedece.

A pergunta que precisamos fazer é: Se fosse o meu nome ali? Será que eu agiria como esse servo de Deus? Obediência e prontidão seriam as características que iríamos assumir nesse momento?

Olha para o tempo que estamos vivendo. É um tempo de incertezas, de inquietação e de tristezas também, pois todos os dias familiares estão recebendo a notícia da morte de uma pessoa amada.

Mas e nós? Nós cristãos que temos a certeza da salvação, que sabemos o que a morte representa, o que nós estamos vivendo nesse período? Muitas pessoas estão vivendo sua rotina esperando tudo isso passar para ver o que vai acontecer depois. Para essas pessoas só o que mudou é que agora elas usam máscaras e olha lá se usam.

Para o cristão acomodado agora a desculpa é perfeita: estamos na pandemia, eu não posso fazer nada, vamos esperar tudo isso passar. E quando passar qual vai ser sua desculpa?

Eu me pergunto se Noé tivesse ouvido o que ouviu de Deus e tivesse continuado sua vida e sua rotina normal esperando o dilúvio passar... ele simplesmente teria morrido junto com toda aquela geração.

Está na hora de acordarmos para as ordens de Deus e começar a trabalhar. Sem murmurar, sem reclamar, chega de desculpas, chega de comodismo. Noé obedeceu! Noé recebeu uma ordem e a cumpriu. É assim que precisamos aprender a viver, viver em obediência sincera a Deus.

Noé recebeu uma ordem específica para o seu tempo, a ordem de construir uma arca. Mas nós também temos uma ordem específica ao nosso tempo:

  “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:19,20

Vamos obedecer a ordem de Cristo e levar o Evangelho? Testemunhar todos os dias em palavras e ações o que Jesus fez por nós na cruz?