Compartilhe!!!


Maravilhosa Graça 

Barata ou preciosa?

Compreender o início da carta de Paulo aos Romanos é compreender que não há ninguém que possa agradar a Deus com os seus feitos. Que não existe um ser humano se quer que consiga cumprir a Lei de Deus e agradar a Deus com suas forças. Há somente um que foi capaz de cumprir a vontade de Deus a agrada-lo. Esse foi Jesus!

Compreendendo isso, percebemos que nossas tentativas de subir “degraus” na fé para alcançar a Deus são tentativas totalmente frustradas. O ser humano não consegue subir “degraus” para chegar a Deus, pois tentando subir um, ele falha, retrocedendo dois, três e assim por diante.

Ao saber isso, deveríamos ficar desesperados pensando: o que será de mim, se eu não sou capaz de obter minha salvação? Então é só isso? É só essa vida aqui mesmo e acabou?

Esse deveria ser nosso sentimento ao descobrir quem de fato somos e em que posição estamos em relação ao nosso criador. No entanto, após descobrirmos nossa situação desoladora e destruidora, Jesus vem ao nosso encontro. Ele vem nos aquietando, mostrando que ele fez tudo por cada um de nós.

Jesus está lhe dizendo: “Eu cumpri a vontade de Deus por você, eu agradei a Deus por você. Então confia em mim, entrega sua vida a mim, se arrepende desse caminho mau que você viveu, que eu te perdoou! Eu te  salvo! Apenas creia”!

Isso chama-se graça: A salvação que Deus nos dá apenas por crermos naquilo que Jesus fez por nós na cruz.

  Viver pela graça de Deus e pertencer a Cristo, no entanto, não se resume a acreditar que ele existiu e morreu crucificado e continuar vivendo como se isso não interferisse em quem somos e como somos. Não se trata de ter essa informação e apenas aguardar a volta dele. Trata-se de viver como ele pediu que vivêssemos, trata-se de ser discípulo.

Lembre-se: Acreditar é diferente de crer! Acreditar que Deus existe é fácil e muitos acreditam, ao contrário disso, o crer vem acompanhado de se entregar, confiar e obedecer a esse Senhor que nos deu vida. É nesse aspecto que nos aprofundamos em compreender essa graça!

O risco ao não compreender a verdadeira GRAÇA

Alguns querendo se aproveitar da graça vivem com o seguinte pensar: ‘Se Jesus já me salvou e eu preciso apenas confessar meus pecados e crer no que ele fez, então, tudo bem se eu pecar, porque daí eu confesso de novo e fica tudo certo’! Vida fácil!

‘Afinal quanto mais pecador eu for mais eu vou viver na graça de Deus’!

Vamos ver o que Paulo fala a respeito:

“Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?” Romanos 6:1,2

Quando ouvimos pregações sobre e a graça de Deus, corremos alguns riscos de distorcer o que de fato significa graça e a vivência dela e nós desviar do caminho. Paulo nesse texto aborda justamente um desses riscos, o risco de baratearmos a graça de Deus agindo como se Deus fosse um brinquedo em nossas mãos.

A Graça Barata

“Se Deus perdoa então não tem problema eu pecar, ele vai me perdoar mesmo afinal ele é amor!”

Com esse argumento do amor de Deus nós silenciamos os erros do mundo nos esquecendo de que o mesmo Deus que é amor por excelência é também juiz justo! Com Deus não se brinca, aqui o assunto é mais sério do que nós gostamos de imaginar!

Te convido então a irmos um pouco adiante no texto de Romanos, para entendermos mais sobre a graça:

“Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça. E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma! Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.
Falo isso em termos humanos por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade. Quando vocês eram escravos do pecado, estavam livres da justiça. Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte!
Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna. Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.
Romanos 6:14-23

 

Você reparou como Paulo argumenta sobre essa questão do pecado nesse texto? Ele o faz questionando o cristão: A quem você pertence, ao pecado ou a Deus? Quem controla sua vida? Quem está no comando?

Essa pergunta por quem está no comando está diretamente ligada a fé, pois ao cremos verdadeiramente, nós entregamos o comando a Deus. Ter fé está diretamente ligado a confiar e, se eu confio em Deus, é tranquilo entregar o comando da minha vida a ele.

Ser escravo: de Cristo ou do pecado

O texto deixa claro que ou somos escravos do pecado ou de Deus. Escravo do pecado, que leva a destruição e morte ou escravo de Cristo, que trás salvação e vida eterna.

Ser escravo do pecado é viver de acordo com as ordenanças do pecado. É obedecer aos prazeres, aos pensamentos sujos que surgem na mente, as vontades desordenadas. O controle está no “eu pecador” que não se importa com o outro ou com as consequências daquilo que se faz, importa-se apenas consigo mesmo. Ao contrário disso, ser escravo de Cristo é pertencer aquele que te dá liberdade!

Parece contraditório? Vamos a uma história que nos ajuda a exemplificar isso:

Um jovem livre ia passando pela praça da sua cidade há muito tempo atrás e viu um escravo acorrentado, com semblante de tristeza e sofrimento. Esse escravo estava a venda. Aquele que pagasse o valor poderia então adquirir o escravo. O Jovem contou suas finanças e deu todo o dinheiro que possuía para comprar aquele escravo.

Ele pegou o escravo, levou-o pelo caminho até se afastarem daquele local e então tirou as correntes do escravo dizendo-lhe: agora siga o seu caminho. Você é um homem livre, tem total liberdade para viver sua vida, você não é mais escravo eu paguei o preço da sua liberdade!

O Jovem seguiu seu caminho pela estrada e dali a pouco ele percebeu que o homem que havia libertado o estava seguindo. O jovem parou olhou para ele e disse: Você não precisa me seguir é um homem livre!

O Homem olhou para ele e disse se eu estiver sozinho por aí os homens vão me capturar e escravizar novamente. Eu apenas sou livre se estiver junto a você que me libertou!

 

É isso que Paulo está dizendo. Longe de Cristo você é escravo do pecado e ele te domina. Longe de Cristo o pecado dá a palavra final da sua vida, palavra de morte. Não há poder de escolha quando somos escravos do pecado.

No entanto, Cristo pagou o preço por nossa liberdade sim, mas a única forma de sermos realmente livres dessa escravidão é estando o tempo todo com Cristo. Como Paulo diz no texto: somos agora escravos de Cristo e vivemos na obediência a ele e na sua justiça. Quando nos afastamos dessa obediência, nos afastando de Cristo, somos novamente escravos do pecado.

A graça de Deus que vem a nós e nos trás liberdade também nos compromete. Pela graça somos livres do pecado e ao mesmo tempo comprometidos com a justiça.

Um autor que eu gosto muito chamado Dietrich Bonhoeffer explica muito bem sobre essa graça de Deus que é tão preciosa no seu livro discipulado. Bonhoeffer escreve sobre a Graça barata e Graça preciosa!

Vamos entender a diferença entre ambas:

 Graça barata é:

- Pregação de perdão sem arrependimento do pecador;

- É graça sem discipulado;

- É a graça sem a cruz;

- É a justificação do pecado e não do pecador;

- É conforto sem confronto;

- É a graça que outorgamos a nós mesmos;  

- Graça barata é comodismo e auto justificação;

- É perdão barateado, sem preço sem custo;

- É doutrina, sistema sem evangelho ;

 

Nossa luta constante é pela graça preciosa!

 Graça preciosa que é:

- Evangelho que se deve buscar, pedir, clamar;

- É graça porque chama ao discipulado;

- É preciosa pois condena o pecado;

- É preciosa por custar a vida do ser humano e graça por dar vida ao ser humano;

- É graça porque justifica e perdoa o pecador;

- É preciosa sobretudo porque foi preciosa para Deus, custou a vida de seu filho;

Ao compreendermos essa graça preciosa compreendemos, também, que sozinho não é possível. Que precisamos de ajuda!

A graça barata te diz que você pode perambular pela vida fazendo o que quiser, que você pode se afastar daquele que te libertou da escravidão. Essa graça, no entanto, te engana. Essa graça apenas te ilude e afasta daquele que te libertou.

A graça preciosa te compromete no discipulado com Cristo. Ela te deixa junto do mestre pois só ali você é verdadeiramente justo. Só ali você pode experimentar liberdade e vida.

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 6:23

  1. Viver uma graça barata é brincar com Deus achando-se livre na sua escravidão
  2. Viver a graça barata é iludir-se num falso cristianismo, é perder-se.
  3. Viver a graça preciosa é verdadeiramente buscar santidade em Deus.
  4. Viver a graça preciosa é trilhar o discipulado com Cristo nesse caminho de liberdade e vida!

Perguntas para edificação: 

1 No que essa mensagem sobre a graça barata e a graça preciosa lhe ajudou? 

2 O que te impede no dia-a-dia a obedecer a Cristo?