bootstrap dropdown
pescador




Os meninos cresceram. Esaú tornou-se caçador habilidoso e vivia percorrendo os campos, ao passo que Jacó cuidava do rebanho e vivia nas tendas.

Gênesis 25:27

Valmir Ropke

Pastor Geral

LAÇOS DE FAMÍLIA 

1. Quem é Deus?

Legalista e vingativo, talvez aqui entramos num debate que merece a atenção da igreja cristã contemporânea. A Bíblia sem sombra de dúvida é um dos livros mais lidos no mundo. O que vemos e ouvimos das Escrituras Sagradas por meios de comunicação, como televisão, redes sociais e até mesmo nos púlpitos das igrejas, onde descrevem Deus como o Senhor da Lei e da punição.

Lamentavelmente ao ser assim compreendido tiramos a essência de Deus como sendo amor. Muitas vezes o que se quer é um Deus punitivo para nos ajudar em áreas das quais não conseguimos controlar.

Ele é paciente e quer nos redimir. As Escrituras Sagradas ao registrar os feitos do ser humano não esconde o caráter corrompido, as brigas familiares, favoritismo dos pais por parte de um de seus filhos, as mentiras e o desejo de vingança. Mas Deus em sua generosidade espera e intercede até mesmo com gemidos inexprimíveis em favor de sua criação.

2. Abrão um herói improvável

Atalhos para dar certo as promessas. Não apenas um deslize de nossos patriarcas ou o pai da fé nos são relatados. O livro de Gênesis fala das inúmeras ajudas que o homem fez para ajudar com que as promessas de Deus venham se cumprir. Isso como se Deus se engane ou faça promessas inadequadas, das quais não venham se cumprir.

Promessas de Deus não são desfeitas por nossos atropelos. O que encontramos em Deus é Ele esperando sempre o retorno do ser humano para que seus propósitos para que possam se cumprir.

3. Preferencias paternas, Esaú ou Jacó?

Dizer não ter, não quer dizer que não haja. Muitas vezes os pais afirmam com veemência que todos seus filhos têm os mesmos tratamentos, direitos e de que não se terá preferência por determinado filho. Mas sabemos que nem sempre essa é a verdade, foi assim com o Isaac e Rebeca. Ao terem seus filhos gêmeos Esaú e Jacó, cada qual tinha o seu filho preferido.

A sintonia com alguém, não nos dá o direito de excluir. O problema desta relação de Isaac e Rebeca não se dá por identificar com as características pessoais de seus filhos. Jacó era o caçador o que fez o pai o apreciar este filho em função das belas caças que o filho costumava trazer. Já, a Rebeca por sua vez, identificou-se com o Esaú, o filho que ficava mais por perto da casa. Esaú era o menino que pastoreava o gado, assim passava mais tempo com a mãe.

Divisão na família, foi exatamente isso que se sucedeu nessa família. Onde os irmãos passaram a ter ciúmes entre si, Jacó acabou tomando a primogenitura de seu irmão Esaú.

4. Meu passado pode me condenar, mas Deus redime

Ingenuidade de uns e esperteza de outros, essas coisas é o que vemos em nossa sociedade até os dias de hoje. Esaú o menino ingênuo não percebe que seu irmão Jacó de forma maldosa compra o seu direito de irmão mais velho com um prato de comida. Jacó para confundir o seu pai no momento da consagração como futuro patriarca ele veste as roupas de seu irmão.

O passado pode nos condenar e ter consequências. Assim, sucedeu nessa família. Primeiro os pais trataram seus filhos, cada um com o seu preferido e por fim os filhos competindo entre si. Jacó ao enganar seu irmão acaba tendo a inimizade em casa e torna-se um fugitivo temendo a vingança de seu irmão Esaú.

Senhor nos espera para abençoar, apesar de nossos vacilo o que precisamos compreender que Deus nos espera por um novo momento de cada um de nós. Para Deus o recomeço não é quando se paga pelos delitos cometidos e sim quando se apresenta a Ele com o coração arrependido.

5. Abra seu coração

Queridos que possamos estar abertos a conversar com o Pai e provarmos o Seu amor.

Receba Seu perdão incondicionalmente de ser ou não merecedor por suas obras e sim por crer no agir de Deus. Somos perdoados não por méritos humanos e sim misericórdia de Deus.

Permita viver uma nova história, sem medo, e sim por que ousou a experimentar a caminhar com o nosso Deus, com temor e gratidão. Jacó arrependeu-se, falou com Deus e foi perdoado e retornou para o seu lar e teve o perdão da família. Assim possa ser a sua experiência em sua jornada aqui neste mundo, com recomeços sempre que for necessário.

Perguntas de edificação para os pequenos grupos:

1. Quais características de Jacó se encaixariam em você: Reservado? Caseiro? Queridinho da mamãe?

2. Quais traços de Esaú se encaixariam em você: Ruivo? Cabeludo? Caçador? Precisa ser gratificado imediatamente? Queridinho do papai?

3. Você já ajudou seus irmãos ou algum parente que se encontrava vulnerável apenas para levar vantagem?

4. No relacionamento com sua família, nesta semana, você se sentiu mais favorecido ou esquecido? Por que?


SHARE THIS PAGE!

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br