Compartilhe!!!


FIDELIDADE

                                                                 

Ap 2.10b: “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida”.

Gl 5.22: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,...”

INTRODUÇÃO

Li uma história há alguns anos teria acontecido numa pequena cidade da Inglaterra. O que li era mais ou menos isso: Um homem que vivia sozinho tinha, como único companheiro em sua casa, um cachorro. Um dia o homem adoeceu e foi hospitalizado. Chamou atenção de todos que o seu cachorro ficou deitado na entrada do hospital. Mesmo que, inicialmente, funcionários o enxotassem, ele voltava e ficava deitado na frente da porta do hospital. A saúde do homem piorou e ele veio a falecer. No velório, lá estava o cachorro deitado ao lado do caixão. Seguiu o cortejo fúnebre até o cemitério e assistiu seu dono ser sepultado. Quando todos foram embora, o cachorro permaneceu lá, deitado em cima da sepultura. Vizinhos do falecido tentaram levar o “cachorro órfão” para sua casa, mas ele logo voltava ao cemitério e deitava sobre o túmulo do seu falecido dono. As pessoas começaram, então, a levar comida para o cachorro, pois ele não saía de perto do túmulo de seu dono. O cachorro nunca abandonou o seu dono e ficou junto ao seu túmulo por 13 anos, até o cachorro morrer. O prefeito mandou fazer uma estátua do cachorro e a colocou na praça. O título dizia: “O FIEL”.

O tema desta mensagem é “Fidelidade”.

FIDELIDADE

1. O QUE É FIDELIDADE CRISTÃ?

ð Conforme Gl 5.22, a “fidelidade” faz parte do fruto do Espírito Santo na vida dos cristãos que “vivem pelo Espírito e não satisfazem os desejos da carne” (Gl 5.16). Um fruto precisa de certo tempo para amadurecer, mas deve aparecer na vida dum cristão com o passar do tempo.

ð A palavra “fidelidade” não é usada muito, até porque não é um valor que o mundo valoriza muito. Fidelidade significa ser fiel, ou seja, ser uma pessoa digna de confiança; uma pessoa com a qual dá para contar e na qual se pode confiar.

Você é uma pessoa fiel? Você diria que é alguém em quem outros podem confiar?

 

2. POR QUE DEVEMOS SER FIÉIS?

ð Porque Deus é fiel. Sl 33.4: “ Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo que faz”. Deus quer que sejamos fiéis; que sejamos fiéis em tudo, semelhantes a ele.

ð Porque a fidelidade não é algo comum. Não é fácil achar pessoas que sejam fiéis de fato, até mesmo nas igrejas. Pv 20.6: “Muitos se dizem amigos leais, mas um homem fiel, quem poderá achar”?

ð Porque a fidelidade torna os relacionamentos e a vida muito mais fáceis. A infidelidade, ao contrário, causa muitos problemas, dores e decepções. Pv 25.19 (ARA): “Como dente quebrado e pé sem firmeza, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia”.

ð Porque a fidelidade é uma preciosidade. Você pode ser um cristão talentoso, criativo e capaz, mas se você não for confiável, seus dons e talentos pouco valor terão.

ð Porque Deus recompensa a fidelidade. Na parábola dos talentos (Mt 25.14-30) os fiéis foram elogiados e recompensados pelo Senhor. Aos fiéis o Senhor disse: “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor”! (Mt 25. 21, 23).

O que diriam as pessoas que conhecem você? Diriam que você é uma pessoa de confiança?

 

3. SEJA UM CRENTE FIEL.

ALGUMAS ÁREAS DE SUA VIDA PARA VOCÊ DESENVOLVER A FIDELIDADE:

ð Seja fiel e cumpra as suas promessas. Você conhece pessoas que fazem promessas e não as cumprem? Ruim né? Seja um crente de palavra. É melhor não prometer do que fazê-lo e não cumprir. Prometeu que iria orar por alguém, mas não ora? Ec 5.5: “É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir”. Quando você falar: “devolvo logo”, cumpra a sua palavra.

ð Seja fiel a Deus. Deus é fiel para com você. Por que você não seria fiel para com ele? Em Ap 2.10b Jesus promete: “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida”.

ð Seja fiel ao seu cônjuge. Em Mt 19.6 Jesus afirma o casamento e diz: “Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe”.

ð Seja fiel na aplicação dos dons e talentos que Deus lhe deu. 1 Pe 4.10: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”. Uns receberam mais dons ou talentos do que outros (Mt 25.18-30). Seja você fiel com o que recebeu de Deus. Se você recebeu dom musical, sirva fielmente no seu PG ou grupo de louvor. Se recebeu dom de ensino, use-o fielmente no fazer discipulado, liderando um PG ou assumindo fielmente sua tarefa no ministério do culto infantil. Não deixe a igreja ou o seu grupo na mão. Seja fiel no seu servir sem esperar recompensa, pois a recompensa virá do Senhor.

ð Seja fiel aos seus amigos. Amigos verdadeiros são confiáveis. Cristãos fiéis não abandonam seus amigos nem nos momentos difíceis. Pv 17.17: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade”.

ð Seja fiel na administração dos bens e dinheiro que Deus lhe confiou. Na parábola dos talentos, em Mt 25.18-30 (um talento era, literalmente, um saco com ouro ou prata), Jesus ensina que Deus espera que todos nós administremos bem os recursos em nossas mãos, até porque não são nossos, mas são de Deus. “Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?” (Lc 16.11). Você administra de forma responsável as posses a você confiadas por Deus? Você é fiel em trazer os dízimos à casa do Senhor?

 

CONCLUSÃO

Seja um crente fiel! Deus honrará a sua fidelidade. No ensino de Jesus na parábola dos talentos, os servos foram recompensados não pela sua capacidade, conhecimento ou boas intenções, mas pela sua fidelidade. Quando Jesus voltar, ele espera encontrar em você um servo seu que foi fiel.

Ap 2.10b: “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida”. Amém.