bootstrap template



Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.
Mateus 24:35

Valmir Ropke

Pastor Geral

SOMENTE A ESCRITURA
Frases populares intituladas como sendo bíblicas. Elas de fato são? É isso passaremos a conversar. A Bíblia precisa ser um mapa que norteia a nossa vida, um manual enviado por Deus para vivermos de acordo com a Sua vontade. Por isso o salmista disse que a Palavra é lâmpada para nossos pés, luz para o nosso caminho. Porém, o fato de não se conhecer as Escrituras, tem levado muitos cristãos a repetirem frases que ouviram de outras pessoas, achando que estão escritas na Bíblia, quando na verdade, não estão.
Um exemplo prático disso foi no final dos anos 90, surgiu uma suposta profecia sobre o fim do mundo, que dizia: “Até 1000 irá; de 2000 não passará”. Você não tem ideia de quantas pessoas entraram em depressão - e algumas até cometeram o suicídio - por acreditarem que essa frase realmente estava no Livro de Apocalipse. Mas não estava! E esse é apenas um exemplo. Agora, vamos analisar algumas frases populares ditas serem bíblicas, mas não são:
 
1) O dinheiro é a raiz de todos os males
O dinheiro, na verdade, é algo muito importante, pois necessitamos dele para a manutenção da nossa casa e da nossa família. Como sobreviveríamos nos dias de hoje sem o nosso salário? Como teríamos comida, água, energia elétrica? Como compraríamos roupas e viajaríamos? Imagina um hospital que não se tenha implantado o dinheiro, será um atendimento limitado (Um ambiente sujo, sem medicamento, ...).
 
O que Paulo disse é que não devemos amar o dinheiro, ou seja, não podemos colocar o nosso coração nele: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6.10).
 
O dinheiro é um péssimo patrão, você é quem deve dominá-lo e não ele não nos dominar.
 
2) Deus escreve certo por linhas tortas
Essa é uma das frases que mais ouvimos das pessoas quando algo não vai bem em suas vidas. Porém, ela não passa de um ditado popular, algo que atravessou gerações sendo pregado como se fosse uma passagem bíblica. Mas a verdade é que Deus nunca escreveu por linhas tortas. Nós é que não entendemos completamente os Seus caminhos, que são muito mais elevados que os nossos. Deus escreve certo por linhas certas, porque nada foge do Seu controle e poder.
 
"Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos” (Isaías 55.9).
 
3) Quem não vem pelo amor, vem pela dor
É verdade que, em muitas situações, Deus usa o sofrimento para fazer com que alguém se arrependa dos seus erros e se volte para Ele.
 
Mas essa frase não está na Bíblia! O que está escrito que se assemelha a isso é: “A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.” (2 Coríntios 7.9).
 
4) É dando que se recebe
É bem provável que essa frase tenha surgido a partir do versículo de Atos 20, que diz: “Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’". (Atos 20:35)
 
Mas você consegue perceber a diferenças nos discursos? Enquanto esse ditado popular fala em uma espécie de troca, pois “é dando que se recebe”, o texto bíblico afirma que dar é melhor do que receber. A verdade, meu irmão, é que você nem sempre receberá das pessoas algo em troca pelo bem que praticou - não se iluda! Por isso não dê algo esperando um retorno; dê porque Deus diz que é melhor dar do que receber.
 
5) Não cai uma folha da árvore sem que Deus queira
Essa é outra frase que foi inspirada em um versículo bíblico, mas que, na verdade, não se encontra nas Escrituras. Ela nos traz a ideia de que, mais do que controlar, Deus determina tudo o que acontece em nossas vidas. Mostra que tudo está dentro dos planos do Senhor e que nada foge à Sua vontade. Porém, devemos nos lembrar que nem tudo o que acontece, é da vontade de Deus. Por exemplo: Deus não queria que Adão e Eva O desobedecessem e também se não agrada quando nos afastamos dEle, no entanto, Ele permite que certas situações aconteçam para que a nossa fé se fortaleça e enxerguemos ao Senhor com mais clareza. Um versículo parecido com esse ditado popular está no Evangelho de Lucas: “Todos odiarão vocês por causa do meu nome. Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá.” (Lucas 21.17-18)
 
Na oportunidade da reforma enfatizou-se a importância de se conhecer a Bíblia. Somente assim não seremos enganados. Foi por isso que Jesus nos falou: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" (João 8:32).

compartilhe!

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br