Compartilhe!!!


 

Ele vive 

Ressuscitou! 

 

O Evangelho de João possui um jeito próprio e único de contar a história da salvação. João diferente dos demais evangelistas, inicia seu relato resumindo tudo que irá escrever e, assim, deixando claro ao leitor sobre quem ele escreve desde o primeiro versículo:

“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram”. João 1:1-5

João já fala de início em seu Evangelho que Jesus é o messias prometido. Ele é a Palavra de Deus visível, que se fez carne e veio ao mundo para um propósito específico, aquele por meio do qual tudo foi feito,  para ele tudo existe. João apresenta Jesus como o centro da vontade e plano de Deus para a humanidade.

O evangelista mostra como Jesus foi sendo cercado de discípulos e multidões durante seu ministério e como no caminho para a cruz a multidão grita para o crucificarem, o matarem e os discípulos não gritam pela sua morte, mas o traem, negam e abandonam.

Ao ler o Evangelho de João com coração arrependido e atenção, percebemos que a reação humana pecadora diante da cruz é o abandono, a traição, a negação e a acusação. Isso deve ficar claro para nós, pois assim, jamais poderemos supor que estando lá faríamos algo diferente. Os discípulos prometeram estar até o fim com Jesus, mas não o fizeram.

João relata isso claramente para que você e eu saibamos que assim nós somos. Cheios de promessas de fé e confiança, mas que não somos capazes de cumprir a vontade de Deus, apenas Jesus o foi. Os demais? Quem não traiu, acusou, quem não negou, fugiu. Ninguém estava lá, apenas o Filho de Deus sofrendo uma angústia mortal com o peso do meu e do teu pecado!

Justiça e amor

Ali na cruz o sangue de Jesus revelou todo o amor de Deus por nós, mas também cumpriu toda sua Justiça! Sendo justo Deus não anulou o pecado, alguém precisava pagar pelo erro cometido, não poderíamos apenas sair impunes de tamanha maldade. Esse foi Jesus, o meu e o teu castigo ele recebeu para assim cumprir toda justiça de Deus. Mas sendo amor em essência, o Criador não abandonou sua criação, mas trouxe a solução para toda maldade!

Esse é o mistério da cruz, justiça e amor sendo cumpridos no mesmo ato! Na morte de um inocente! Mistério! Afinal, quem consegue explicar esse Deus? Quem consegue resumir tamanho amor e justiça?

Te convido agora a olhar mais a fundo João 16.16-24 e perceber como Jesus preparou seus discípulos para sua morte e ressureição.

"Mais um pouco e já não me verão; um pouco mais, e me verão de novo". Alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: "O que ele quer dizer com isso: ‘Mais um pouco e não me verão’; e ‘um pouco mais e me verão de novo’, e ‘Porque vou para o Pai’? " E perguntavam: "Que quer dizer ‘um pouco mais’? Não entendemos o que ele está dizendo". Jesus percebeu que desejavam interrogá-lo a respeito disso, pelo que lhes disse: "Vocês estão perguntando uns aos outros o que eu quis dizer quando falei: Mais um pouco e não me verão; um pouco mais e me verão de novo? Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria. A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter nascido no mundo um menino. Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria. Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome. Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa”. João 16:16-24

Como bons alunos, os discípulos repetem para si as palavras do mestre para decorá-las, no entanto, ao faze-lo, eles começam a se questionar sobre o significado daquilo que Jesus estava ensinando. Afinal, o que significa exatamente: "Mais um pouco e já não me verão; um pouco mais, e me verão de novo". Por mais que Jesus já tivesse dado várias pistas sobre o que iria lhe acontecer, a sua morte na cruz e ressureição não era clara para os discípulos, por isso, eles não compreendem a fala do mestre.

Ao perceber os questionamentos dos discípulos, Jesus lhes explica um pouco mais, de forma que quando se cumprisse o que ele estava falando, os discípulos entendessem e lembrassem dessa fala, sendo assim consolados.

Dias de tristeza

Jesus não poupa seus amados discípulos da tristeza que viria, ao contrário, ele os prepara para esse momento. Afinal, essa tristeza seria dolorosa, amarga, tristeza de morte e abandono. Porém, não duraria muito, logo passaria.

Essa tristeza foi a sexta e o sábado, no qual, os discípulos ficaram sós. Perdidos e sem rumo, pois o mestre que os deu a razão de viver nos últimos três anos de suas vidas estava morto. Essa tristeza era um sentimento que tudo havia acabado, tudo tinha sido em vão!  

A alegria foi muito maior

“agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria”. João 16:22

A tristeza passou, pois, a alegria do domingo apagou qualquer tristeza, eliminou toda desesperança e trouxe novamente o brilho nos olhos! O domingo da ressureição é essa alegria que não mais acaba e que ninguém pode nos tirar! A alegria concedida na Páscoa é indestrutível e imperdível!

A ressureição não apenas seca as lágrimas como, também, devolve o riso e a esperança, trás sentido a vida e pertença! Afinal, pertencemos aquele que nos salvou e que vivo está!

A morte e a Ressureição de Jesus é para cada um de nós morte, morte dos nossos pecados e da nossa maldade, e a ressureição é para cada um de nós vida, vida aqui e agora em Cristo, mas vida eterna com Cristo em sua volta! 

 Perguntas para Edificação: 

1 Como está a sua alegria em meio ao momento que vivemos? 

2 Você tem cumprido a ordem de Deus de Felipeneses 4.4 "Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se"! Como?

2 Nesse um ano desde a útima páscoa o que o Espírito Santo transformou em você?