“Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; .” (Hebreus 12:5). )

Pr. Gerson Kappel

Pastora de Rondonópolis-MT

bootstrap modal form

DEUS DISCIPLINA E EDUCA SEUS FILHOS, PARA O CRESCIMENTO!


Hebreus 12.4-13
    Qual a motivação para este tema?
Recentemente ouvi uma palestra do Pr Marcos Cotty, falando sobre “Maturidade Espiritual”. Ele vê Deus chamando-o a falar e pregar sobre este tema. E certamente este é um tema importante para todo cristão e para a igreja toda! Certamente é fundamental para os filhos de Deus neste país, a fim de que muitos saiam da estagnação e cresçam, a fim de que a infantilidade espiritual e passem à maturidade espiritual!
     O livro de Hebreus foi escrito por volta de 70 depois de Cristo. Um dos problemas graves da época era a forte perseguição aos cristãos. Diante disso, o livro visa orienta e animar. Um segundo problema para os cristãos era uma tentação. Era o convite para estarem no judaísmo, que não era uma religião perseguida. O livro de Hb incentiva a não seguir a religião mais fácil, mas a seguir com fidelidade Aquele que é o caminho, a verdade e a vida!
     
Leitura de Hebreus 12.4-13.
     Nosso texto usa como ilustração o procedimento dos pais humanos. Eles normalmente procuram fazer o melhor para seus filhos. É importante valorizar o papel e as boas intenções que normalmente pai e mãe têm para com seus filhos. Alguns pais acabam sendo muito rígidos e autoritários para com seus filhos. Exigem, mas demonstram amor. Aí temos o legalismo. Muitos pais tentam amar, mas o fazem sem clareza de valores e disciplina. Neste caso temos o liberalismo! Nosso Deus e Pai, no entanto, não é liberal nem legalista! Ele disciplina com amor. Ela ama, disciplinando. Isto fica claro principalmente nos v. 5-6.
     Qual é a finalidade desta educação que Deus opera?
O crescimento! Deus visa o bom crescimento de seus filhos amados! Deus visa um crescimento contínuo, para que seus filhos e filhas cheguem à maturidade espiritual! Nosso querido Pai celestial nos quer “participantes de sua santidade”! Isto é tremendo. Isto é maravilhoso! É estar em contato e comunhão diários com Deus. É estar numa consagração que rejeita o que Ele rejeita e andar nas orientações que Ele propõe. Na verdade, significa andar com Ele!
     Aplicação.

Por que Deus disciplina?
Porque Ele ama seus filhos! Veja Ap 3. 19.
Para que Deus disciplina?
Para o crescimento! Veja Mt 3.8 e Sl 119. 67-68, 71.
Como encarar a disciplina de Deus?
- alerta; Não ser bastardo espiritual!
- não menosprezar a disciplina, nem desanimar!
- encarar com terseverança!
- visualizar a boa finalidade: frutos, crescimento e amadurecimento!
 

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br