Compartilhe!!!


Dentro e fora dos muros - Comunidade comprometida

Vamos relembrar os últimos temas que refletimos nas pregações:

Comunidade que atrai:

- Comunidade que se preocupa com o ensino da palavra, para que os novos convertidos pudessem entender sobre a fé e se ajudarem mutualmente. Comunidade que é atrativa e acolhedora pelo seu amor e cuidado.

Comunidade que vai além:

Exemplo dos irmãos que foram além da sua comunidade local em meio a muitas perseguições, que foram ousados pelo poder do Espírito Santo e clamaram a Deus para continuarem anunciando a mensagem do Evangelho com coragem!

Comunidade missional:

As primeira comunidade viviam a missão de Deus em sua época. A comunidade de Antioquia começou a ser vista pelos de fora de uma forma única, com suas características diferenciadas. Eles pregavam não somente a judeus, mas também aos gentios, eram um grupo diferente e ali foram chamados pela primeira vez de cristãos.

Hoje vamos falar de mais um grupo de discípulos que se formou com uma característica muito importante, vamos falar de uma:

Comunidade comprometida:

“Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia. Chegando ali, eles foram à sinagoga judaica. Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo. E creram muitos dentre os judeus, bem como dentre os gregos, um bom número de mulheres de elevada posição e não poucos homens”. Atos 17:10-12

 

Nesse cenário estava acontecendo um alvoroço, porque alguns judeus desobedientes de Tessalônica queriam impedir que os apóstolos pregassem a palavra do Rei Jesus.

A receptividade em Beréia é bem diferente, os bereanos foram mais nobres que o de Tessalônica e receberam de bom grado as Escrituras e examinavam para ver se de fato as coisas eram verdadeiras.

Esse fato é notório pois revela o comprometimento desta comunidade com as coisas relacionadas ao Reino de Deus, das quais as escrituras nos falam.

No livro de Oseias 4:6 diz:

“Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos”. Oséias 4:6

Uma comunidade comprometida com os interesses do reino de Deus, procura de fato e de verdade viver o evangelho, sem se deixar influenciar pela “moda” do mundo moderno.

Porque conforme diz as escrituras, todas as coisas passam, os céus e a terra, mas a palavra do Senhor não passará (Mateus 24:35).

A “moda” do mundo moderno, digo também dentro das igrejas, que trazem elementos do mundo para dentro, pensando que com isso podem atrair mais adeptos, muitas vezes não condizem com o que as Escrituras nos ensinam, ela nos orienta a orar e buscar a direção de Deus e o Espírito Santo nos auxiliará nesta tarefa.

Observamos que em Beréia até a classes mais elevadas foram alcançadas pois é obra do Senhor, é Ele quem opera em nós, tanto o querer, quanto o realizar.

Vamos, portanto, ter o comprometimento com o reino de Deus, examinando a sua palavra e praticando aquilo que ela nos orienta, pois quem só ouve e não pratica engana a si mesmo.

Aprendemos com a Comunidade de Beréia a sermos comprometido com as Escrituras e a fé, sempre conferindo o que ouvimos e vemos para ver se condiz de fato com o que a Palavra ensina. O nosso tempo é rodeado de informações que se dizem cristãs e bíblicas, mas cabe a cada discípulo examinar o que ouve e sempre voltar novamente a Palavra Bíblica buscando discernimento!