"Sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos." - Atos 11:26

João Carlos

Pastor Auxíliar

bootstrap modal form

CRESCENDO NAS ADVERSIDADES

Atos 11:19-30

Diante das adversidades que muitas vezes enfrentamos na vida, podemos até imaginar, “Meu Deus quando tudo isso irá passar?”, ficamos aflitos e muitas vezes não sabemos o que fazer. Estas adversidades podem levar-nos a um nível maior de conhecimento e entendimento. Elas também podem mudar a nossa percepção ou visão do mundo que nos rodeia e nosso relacionamento com Deus. A adversidade também pode nos levar a mudar o nosso comportamento.

Entretanto diante das adversidades, temos a quem recorrer, temos uma saída, temos a quem clamar e pedir socorro.

O Senhor é o mestre final e devemos olhar para ele para entender o significado ou a lição que ele está nos dando na adversidade. Primeiro temos que estar dispostos a reconhecer que a adversidade que estamos passando pode trazer algo de positivo em nossas vidas. Precisamos nos lembrar de que Deus deseja que a adversidade tenha um propósito bom e benéfico para nos tornar mais semelhantes a Jesus Cristo.

 

A igreja primitiva é o modelo de como a igreja deve ser.

Uma Igreja Forte é formada de membros que...

1. Olham problemas como OPORTUNIDADES de Crescimento (vs. 19-20)

"Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estevão chegaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus....Alguns deles, todavia, cipriotas e cireneus, foram a Antioquia e começaram a falar também aos gregos, contando-lhes as boas novas a respeito do Senhor Jesus."

Os “dispersos” foram anunciando por toda a parte o evangelho. Os de Chipre e de Ciriene, falavam grego e anunciavam Jesus aos gregos.

2. Estão interessados na APROVAÇÃO do Senhor (v. 21)

"A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor."

"A mão do Senhor estava com eles" - Coisa maravilhosa.

Uma igreja aprovada por Deus. Deus só coloca a sua mão sobre a obra que Ele aprova!

Porque a mão do Senhor estava sobre a igreja, havia...

1. Conversões de vidas (v. 21b.),

2. Visão missionária (v. 22) - "Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia".

Resultado da ação visão missionária: v. 26 - "E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos."

Precisamos é da Unção do Senhor para prosseguirmos nestes dias tão difíceis! Não precisamos da aprovação de outros crentes, o que importa não é o que outros crentes pensam de nós, e sim o que Deus pensa e o que os não crentes pensam.

3. Evidenciam a graça do Senhor através de VIDAS FRUTÍFERAS (v. 23)

"Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fieis ao Senhor, de todo o coração."

Numa igreja cristã saudável, pequena ou grande, urbana ou rural, rica ou pobre, evidencia-se a graça do Senhor sobre ela através de vidas, de pessoas transformadas e trabalhadoras.

A graça é evidente: Pela alegria e firmeza dos irmãos!

Existem igrejas que quando olhamos apenas vemos coisas ou picuinhas.

Queremos ver a graça de Deus em nossa igreja através de nossas vidas!

4. Buscam uma ESPIRITUALIDADE contagiante(v. 24)

"Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor."

Barnabé = Homem íntegro, de bem, homem bom, homem cheio do Espírito Santo, homem de fé, homem de integridade.

Diz o texto, no v. 23 que ele exortava o povo a permanecer no Senhor. Ele era um homem com autoridade, autoridade é formada com duas bases:

1. Unção (Deus),

2. Caráter (Homem),

Ouço tantas pessoas dizendo que querem ser usadas por Deus, mas não querem passar pela escola da adversidade. Saiba de uma coisa: Grandes homens e mulheres em Deus não são forjados em escolas ou seminários, mas são forjados na fornalha.

5. Contribuem FINANCEIRAMENTE para expansão do Reino (v. 29-30)

"Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judéia....E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo."

Cada um que deseja ver o Reino de Deus crescer precisará dar do seu também, enviando sua oferta segundo suas possibilidades.

Uma igreja forte se faz da dependência de Deus como vimos nos textos acima, mas também da nossa liberalidade em contribuir e entregar nossas ofertas de fé e amor!

Conclusão:

Queremos fazer a vontade de Jesus e como Sua igreja, precisa ser o que Ele deseja que sejamos, o modelo foi dado pela igreja em Antioquia (Atos: 11: 19-30).

Muitas vezes as provações são resultado da nossa semeadura, das nossas escolhas erradas. Em outras ocasiões, elas existem para nos moldar e nos levar a um nível de experiência com Deus.

Seja qual for a sua adversidade hoje, entenda que durante esse período, o Senhor te prova o Seu grande amor, pois com certeza Ele quer falar ao seu coração, e quer te mostrar que você deve viver como filho d’Ele.

Muito provavelmente, você está tendo algum grau de adversidade hoje. Você pode tentar lidar com ela usando seus próprios recursos, ou você pode optar por vê-la como um caminho para uma relação mais profunda com Jesus Cristo. Se você é um crente, o incrível poder do Espírito Santo está disponível para equipar, transformar e guiá-lo através de qualquer sofrimento. A ponte da adversidade pode levá-lo para um lugar de proximidade indescritível com o Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

Amém..

 Sugestão de perguntas para as células.

1- De que forma suas tribulações já os ajudaram a valorizar suas bênçãos?

2- Como podemos superar as adversidades?

3- Embora desconheçamos quais tipos de adversidades viremos a ter no futuro, o que podemos fazer para preparar-nos e fortalecer-nos para enfrentá-las?


COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br