Compartilhe!!!


CONTE AS ESTRELAS

"Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: "Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! "Mas Abrão perguntou: "Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco? "E acrescentou: "Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro! "Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: "Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro".
Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: "Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las". E prosseguiu: "Assim será a sua descendência". Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça. Gênesis 15.1-6

INTRODUÇÃO

- Quem de vocês já tentou contar as estrelas do céu? Quantas conseguiu contar? Na minha infância, residindo em área rural, muitas vezes meu irmão e eu tentamos contar, em noites escuras e bem estreladas, o máximo possível de estrelas.

- Quantas estrelas dá para contar a olho nu? Dizem que são umas 5.000.

- Quantas estrelas há no céu, considerando que a olho nu conseguimos ver apenas uma mínima fração delas? São incontáveis. Só na nossa galáxia, a via Láctea, já são bilhões de astros luminosos (estrelas semelhantes ao sol). Os grandes telescópios, como o Hubble, já identificaram bilhões de galáxias e cada uma delas com bilhões de estrelas! Realmente é impossível contar todas as estrelas que há no céu. E estão a distâncias incríveis. Há galáxias com bilhões de estrelas que estão a mais de 10 bilhões de anos/luz (a luz percorre 300.000 km por segundo!). Às vezes fico olhando para o céu e tentando imaginar que planos Deus tem com todo este vasto universo através das eternidades? E onde nós entramos nisso na eternidade vindoura?

Abraão, homem chamado na Bíblia de “amigo de Deus” ((Is 41.8), tinha sido chamado por Deus para sair a uma terra desconhecida que Deus prometeu dar a ele e seus descendentes. Num passo de fé, Abraão obedeceu a Deus. Ele foi um grande guerreiro (Gn.14) e foi ricamente abençoado por Deus com uma grande abundância de bens. Abraão, porém, estava um tanto desanimado. Ele e sua esposa já estavam com idade avançada, mas não tinham um filho para quem deixar todos aqueles bens que haviam acumulado. Aí Deus lhe aparece numa visão e o convida a contar as estrelas.

 

“OLHE PARA O CÉU E CONTE AS ESTRELAS” (v.5)

1. OLHE PARA O ALTO.

Abraão foi um homem bem sucedido, mas ele não tinha um filho a quem deixar seus bens por herança. Parece que até já havia feito um documento legal, determinando que, em caso de sua morte e de sua esposa Sara, os bens ficariam com o seu servo Eliézer, o chefe e administrador dos seus funcionários e bens, um homem natural de Damasco.

Quando Deus, então, lhe aparece numa visão, prometendo-lhe uma grande recompensa (v. 1), Abraão se queixa. Ele diz para Deus: “Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filho e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco. Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro” (vv. 2 e 3). A resposta de Abraão não foi uma questão de falta de fé, mas uma queixa natural, tendo em vista a sua idade já avançada e a longa demora desde que Deus lhe fizera a promessa dum filho (Gn 12.1-3).

É nesta circunstância de desânimo e queixa de Abraão que Deus lhe diz, em Gn 15.4: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro”. Em seguida Deus leva a Abraão para fora da tenda e lhe diz: “Olhe para o céu”.

Você está desanimado?

Você está triste por coisas que estão acontecendo na sua vida, no seu emprego ou na sua família?

Você está desanimado com a sua igreja (sua célula ou ministério em procura servir ao Senhor)?

Não fique com os seus olhos voltados para baixo, para os problemas e as coisas que estão dando errado à sua volta! Não irmão! Olhe para cima! Olhe para o céu! A postura de fé é a que olha para o alto; para Deus.

Sl 121.1, 2: “Levanto os meus olhos para os montes, e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”.

Quem fica olhando para baixo, para as dificuldades e problemas, só desanima e se deprime cada vez mais com os problemas passageiros da vida. Quem olha para o céu desenvolve a visão do que virá além!

Em João 4 temos o relato dos discípulos voltando de buscar um almoço para si e para Jesus. Daí lemos em Jo 4.31-35: “Enquanto isso, os discípulos insistiam com ele: Mestre, come alguma coisa. Mas ele lhes disse: Tenho algo para comer que vocês não conhecem. Então seus discípulos disseram uns aos outros: Será que alguém lhe trouxe comida? Disse Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra. Vocês não dizem: Daqui a quatro meses haverá a colheita? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita”.

Onde os discípulos só viam campos com trigal há recém-nascido, Jesus via a colheita madura! Eram samaritanos da localidade de Sicar vindo a Jesus. Eram pessoas que estavam maduras para serem colhidos para o Reino de Deus! Jesus estava olhando além do que se via no seu dia-a-dia! Diante dessa perspectiva o estômago roncando e o almoço trazido pelos discípulos já não importavam mais. Tinha uma “comida” melhor! Ora, irmãos, nós precisamos aprender a olhar para o alto e ver o que Deus já preparou para nós!

Voltando para Abrão, ele via tudo se acabando; via toda a sua riqueza sendo passada a um empregado seu, não via futuro à frente. Deus, porém, lhe mostra que seu futuro era outro! Por isso, olhe para os céus, irmão!!!

 

2. CONTE AS ESTRELAS

Deus diz para o Abrão desanimado e a se queixar: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las. E prosseguiu: Assim será a sua descendência”.

Alguém disse que Abraão, deste aquele dia em diante, saía todas as noites e olhava para o céu e contava. Contava o quê? Estrelas? Não! Ele contava filhos! Ele contava os descendentes que iria ter! Flávio Josefo, um historiador judeu do século 1, escreve em seus registros que Abraão foi um grande matemático. Abrão deve ter achado uma estratégia matemática de contar as estrelas. De qualquer forma deve ter sido fascinante ver aquele homem idoso, olhando para cima todo animado e esperançoso, a contar estrelas!

Acho que nós precisamos aprender a contar! Quantos membros têm a nossa igreja local? 80? 100? 120? Naaaaão! Milhares! Milhares de milhares!

Olhando, assim, para baixo, para os membros presentes neste culto, vejo apenas umas poucas dezenas de membros da igreja, hoje. Olhando, porém, para cima; olhando para além, vejo milhares de milhares que ainda chegarão à fé em Jesus Cristo através de vocês, através de seus filhos e netos; através das gerações vindouras de crentes desta igreja.

Assim, já não desanimo com os problemas à minha volta. O olhar para o céu; o olhar da fé e o “contar das estrelas” me fazem sonhar, me tornam animado e disposto a continuar servindo ao Senhor na igreja, testemunhando de Jesus e fazendo discípulos de Cristo!

Irmão. Não fique com os seus olhos pregados ao chão, se desanimando com as dificuldades que, naturalmente, existem. Olhe com fé! Olhe para cima! Conte estrelas!

 

3. CREIA! ASSIM COMO ABRÃO CREU NO SENHOR

Lemos, então, em Gn 15.6: “Abraão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado para justiça”.

À medida que ele olhava para cima e contava estrelas, ele ia crendo. Que coisa impressionante! Que coisa maravilhosa! Vemos aqui a fé e a obediência caminhando juntas. E delas resultam os fatos das promessas de Deus.

Não foi pelo que Abraão fez que o Senhor o abençoou e justificou. Foi pelo fato de ele ter crido no Senhor, crendo em Suas promessas sem poder enxergá-las.

Afinal, quantos filhos Abrão viu com os seus olhos? Um só! (Bem, ele viu também um segundo filho, que gerou fora da promessa de Deus). De qualquer forma, da multidão de descendentes que teria, de acordo com a promessa de Deus, Abraão viu apenas um único, enquanto vivo. Mas quantos descendentes ele teve? Incontáveis! Todos eles ele viu, contando estrelas!

Talvez você não veja, em vida, grandes resultados de seu trabalho na igreja, de evangelismo, discipulado, liderando uma célula, ou pastoreando crianças. Mas, olhe para cima e conte estrelas e, em fé, veja os frutos do seu trabalho que virão ainda muito além da sua morte.

 

CONCLUSÃO

Para finalizar, quero ler um trecho da galeria dos homens de fé, em Hebreus 11.

Hb 11.11-13: “Pela fé Abraão – e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade – recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa. Assim, daquele homem já sem vitalidade, originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar. Todos estes viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-no de longe e de longe o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra”.

É nesta perspectiva de fé que vivemos e servimos ao Senhor!

Você está preocupado com sua família? Está desanimado com o seu trabalho na igreja? Erga os seus olhos para o alto. Aprenda a enxergar com os olhos da fé. Desenvolva a visão de Deus. Sim, irmã(o), conte as estrelas!

Amém!