Compartilhe!!!


Chamado para uma missão

Oração

“Então o Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites”. Jonas 1.17

Agora não dá mais para correr, não tem como escapar, Jonas está confinado no ventre de um peixe, um lugar nojento, escuro e sem nenhuma segurança ou higiene.

No navio enquanto os marinheiros conduziam o barco em meio a uma tempestade, Jonas dormia tranquilamente, agora não é possível dormir, não é possível fugir da vontade de Deus pois, Jonas sabia que Deus o tinha colocado ali, tudo fugiu do seu controle, a cidade próspera de Társis e uma vida tranquila sumiu do seu horizonte!

Por que o ventre do peixe?

Estar no ventre de um peixe é a forma como Deus fez Jonas entender o seu poder e autoridade, esse lugar representa um basta de Deus na vida de Jonas, nas atitudes egoístas desse profeta, é tempo de ser lapidado através do sofrimento. Assim como o deserto para o povo de Israel, o monte para Elias, o ventre do peixe foi tempo de reclusão e de repensar para Jonas, de ser mudado.

Por que três dias?

Você já se imaginou num lugar como o estômago de um peixe por três dias inteiros? Afinal, a barriga do peixe era uma cela úmida, escura e nojenta. De onde Jonas não podia fugir, era instável ele nem mesmo sabia em que lugar do oceano estava. A barriga do peixe é um destino que Jonas não esperava, era o oposto do conforto do barco, ou da cidade de Társis. Na barriga do peixe Jonas não tem controle de nada, nem do seu rumo, da sua vida, nem mesmo sabendo se é dia ou noite, quente ou frio, ele estava preso ali.

O que fazer ali dentro? Não tinha celular, nem vídeo game, não tinha o crochê ou a casa para limpar para passar o tempo, não tinha comida para fazer, qual desculpa ele ia arranjar agora? Muito ocupado? Muito difícil? Cansado?

Que desculpa usar para Deus? Ali não tem mais desculpas, ele tem apenas uma coisa a fazer: ORAR!

O relato do capítulo 2 do livro nos fala como Jonas se sentiu antes de ser engolido pelo peixe e o que ele concluiu ali. Jonas ora no ventre do peixe durante o tempo que estava lá, não sabemos se ele começou a orar logo de início, ou se mesmo estando naquela situação ele precisou de um tempo para arrepender-se.

O que sabemos é que não tendo mais como fugir, e sem perspectiva do que iria acontecer, Jonas decidi orar.

Não vemos Jonas orando sobre sua fuga pra Társis, não vemos Jonas orando no barco enquanto cada marinheiro desesperado clamava a um Deus diferente, foi preciso esgotar todas as opções, para só então Jonas decidir que era hora de orar!

Leitura: Jonas 2

“Lá de dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, ao seu Deus. Ele disse: "Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor. Jogaste-me nas profundezas, no coração dos mares; correntezas formavam turbilhão ao meu redor; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim. Eu disse: Fui expulso da tua presença; contudo, olharei de novo para o teu santo templo. As águas agitadas me envolveram, o abismo me cercou, as algas marinhas se enrolaram em minha cabeça. Afundei até os fundamentos dos montes; à terra cujas trancas estavam me aprisionando para sempre. Mas tu trouxeste a minha vida de volta da cova, ó Senhor meu Deus! "Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de ti, Senhor, e a minha oração subiu a ti, ao teu santo templo. "Aqueles que acreditam em ídolos inúteis desprezam a misericórdia. Mas eu, com um cântico de gratidão, oferecerei sacrifício a ti. O que eu prometi cumprirei totalmente. A salvação vem do Senhor". E o Senhor deu ordens ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme”. Jn 2.1-10

 

Pela oração de Jonas percebemos a angústia e o medo que passou enquanto se afogava. Ele tinha plena certeza de que Deus o enviou ao mar, e também que da morte Deus o livrou.

Enquanto a morte lhe dava medo, enquanto as ondas o faziam afundar Jonas pensou ter sido abandonado por Deus, como se Deus tivesse se ausentado dali: “Eu disse: Fui expulso da tua presença; contudo, olharei de novo para o teu santo templo”. Jonas 2:4

E quando a esperança tinha ido embora, Deus o resgata, provando mais uma vez que Ele está no controle a todo momento, que nós é que arranjamos desculpas e formas de fugir, mas ele não se ausenta: “Mas tu trouxeste a minha vida de volta da cova, ó Senhor meu Deus”! Jonas 2:6

Só então Jonas fala no livro como um verdadeiro profeta, só então ele fala de Deus. Após ter passado o que passou, foi necessário tudo isso, para ele entender o poder e a soberania de Deus. Foi preciso uma sequência de acontecimentos desastrosos e uma experiência de quase morte, para só então, Jonas falar com Deus.

Como essas cenas escancaram quem nós somos! Vivemos como desertores, desistindo de tudo, abandonando compromissos que assumimos, voltando atrás na palavra que demos e agindo pela nossa vontade sem nem mesmo falar com Deus a respeito disso. Nem conversamos com Ele para ouvir sua voz, tomamos decisões segundo nossa vontade e nosso querer, e só quando tudo já desmoronou, quando o abismo já nos engoliu, é quer realmente paramos para falar com ele.

Começamos projetos sem falar com Deus, e saímos desses projetos sem também falar com Ele e, ainda, reclamamos que Ele não ajudou da forma que queríamos.

Este capítulo é o centro da história de Jonas, o momento em que Jonas se volta para Deus. Foi quando ele se tornou o que Deus o chamou para ser. Somente pela oração é que nos tornamos o que Deus nos chamou para ser. E muitas vezes, é preciso acontecer uma sequência de tempestades em nossa vida, para aprendermos a orar, para parar de fugir de Deus.

"Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de ti, Senhor, e a minha oração subiu a ti, ao teu santo templo”. Jonas 2:7

O quanto Deus precisa falar, te chamar, te chacoalhar, pra você entender que Ele tem uma missão para cada um dos seus filhos? O quanto Deus precisa colocar pessoas para ir atrás de você, correr te chamar, te buscar, te segurar pela mão para você entender que ele te ama e te quer seguindo a vontade Dele?

Quem mais Deus precisa colocar o teu redor para te chamar, o que mais Deus precisa fazer acontecer para você parar de viver a vida olhando para o seu próprio umbigo e falar com Ele, ser verdadeiro?

Jonas precisou ser completamente encurralado para falar com Deus verdadeiramente. Para declarar o poder de Deus, para se lembrar de Deus e se tornar um verdadeiro profeta, que anuncia a Palavra de Deus.

Quantas vezes nós buscamos nos agarrar em tudo o que vem pela frente, nos ocupando e nos cercando de compromissos, atividades, afazeres, prioridades e pessoas para fugir de Deus. Jonas para fugir de Deus pegou um barco e foi para longe, nós para fugir de Deus fingimos que tudo está bem, fingimos que Ele não é um Deus exigente e perfeito, colocamos afazeres e compromissos à frente de Deus.

Enquanto gastamos nossa vida fugindo de Deus e da sua vontade, Deus continua nos chamando, tentando nos mostrar que ele não divide espaço com ninguém.

Jonas foi um desertor resgatado por Deus, para voltar ao seu chamado. Deus está te chamando para cumprir a missão que ele te confiou, deixe de fugir!

Perguntas para edificação:

  1. Qual diferença a oração tem feito em sua vida hoje?
  2. Qual missão Deus tem para você nesse momento? Você está cumprindo-a?
  3. Como você sabe qual a missão que Deus tem lhe dado? (falar aqui da importância da oração para entender a missão de Deus para nós)