Compartilhe!!!


Chamado para Missão 

Resultado Inesperado 

Jonas é o nosso profeta desertor, aquele que foge da missão de Deus, do plano de Deus. Deus é misericordioso ao não desistir desse profeta, e trazê-lo de volta de sua fuga por meio de uma tempestade e um peixe. Jonas se rende ao chamado de Deus e vai a Nínive para pregar a palavra de Deus, mas ele não prega graça, ele prega apenas juízo e condenação. 

Nínive por ação do próprio Deus, entende o recado de Jonas e se arrepende, se entregando a Deus, e deixando seu caminho mal. Mais de 120 mil pessoas jejuam e sinalizam seu arrependimento, clamando a Deus. Com isso, Deus desiste de destruir aquela cidade e age com misericórdia para com eles.  

É então que chegamos no último capítulo!  

É no quarto capítulo que essa história faz sentido, pois é nesse momento que percebemos o que Jonas estava realmente pensando e sentindo durante essa missão que foi lhe dada. É aqui que a história do livro de Jonas mostra o profeta falando de si, colocando para fora as verdades que estavam em seu coração.  

Uma reação inesperada 

“Mas Jonas ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se. Ele orou ao Senhor: "Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende. Agora, Senhor, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver". O Senhor lhe respondeu: "Você tem alguma razão para essa fúria? "Jonas 4:1-4 

Jonas fica profundamente descontente com o perdão de Deus ao povo de Nínive e isso lhe causa fúria!  

Por que Jonas fica descontente? Talvez essa seja a maior questão desse capítulo, afinal, um homem de Deus não deve se alegrar quando alguém conhece a Deus e segue seus caminhos? Então por que o descontentamento de Jonas? De onde vem isso? Qual a razão?  

A primeira questão que precisamos compreender é como Jonas sentia-se em relação aquele povo, para isso compartilho uma citação de estudos feitos de como era o povo Assírio:  

“Os assírios eram brutalmente cruéis, e seus reis eram muitas vezes retratados regozijando-se com os castigos sanguinários aplicados aos povos conquistados. Conduziam suas guerras de forma feroz e aterrorizante, arraigavam populações inteiras como política nacional e as deportavam a outras partes do seu império. Os líderes das cidades conquistadas eram torturados e mutilados antes de serem executados” 

Lendo esse trecho podemos comparar aquela nação com nações que hoje geram esse terror em nós, como por exemplo grupos extremistas como o Talibã, que recentemente tomou o poder no Afeganistão. Sabendo disso, será que conseguimos entender o motivo de Jonas querer condenação a Nínive? Faz mais sentido?  

Como você se sentiria tendo que pregar em um contexto como esse? E se Deus perdoasse pessoas tão perversas assim, você compreenderia a graça ou desejaria o juízo?  

Enquanto Jonas esperava juízo e condenação, esperava a destruição das pessoas perversas, Deus revelou misericórdia e graça, isso foi demais para Jonas! 

A oração sincera do profeta: 

“Ele orou ao Senhor: "Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende.” Jonas 4:2 

Desde sua fuga, Jonas sabia que Deus poderia agir com misericórdia com Nínive, agora nós sabemos que antes de fugir, ainda em casa, Jonas fala para Deus que não queria ir por saber que Deus é misericordioso e perdoa aqueles que se arrependem.  

É por saber da misericórdia de Deus que Jonas foge, afinal, ele pregou juízo e Deus não mandou o juízo por causa da sua misericórdia, o que tornou Jonas um falso profeta, um mentiroso. Aquilo que ele havia profetizado não aconteceu, tirando a credibilidade de suas palavras e, ainda por cima, com aquelas pessoas más, perversas!   

Diante disso Jonas faz um pedido a Deus:  

“Agora, Senhor, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver". 

Jonas 4:3 

Diante daquela situação constrangedora, de sua fúria interna, do seu descontentamento, Jonas pede a Deus a morte. Por não saber lidar com essa situação, por não querer encarar esse Deus misericordioso Jonas prefere resolver seus conflitos internos fugindo deles e pedindo a morte.  

“O Senhor lhe respondeu: "Você tem alguma razão para essa fúria? "Jonas 4:4 

Deus faz apenas uma pergunta a Jonas: Qual a razão da tua fúria?  

Eugene Peterson vai dizer: “A raiva de Jonas encontra explicação em uma falha na mente e uma falha no coração. Ele sabia pouco sobre a grandeza do amor de Deus, sobre a profundidade de sua misericórdia e a amplitude da salvação. Sua vida era um tanto infantil, egoísta e rabugenta. Tal como uma criança, Jonas relutou em obedecer. Ele tinha suas próprias ideias, seus próprios sonhos; seus próprios desejos." 

 

Interessante vermos como Deus age com Jonas. Deus não chega despejando tudo diante de Jonas, ele pergunta:  

- Qual a razão da tua fúria? Desse teu descontentamento?  

- De onde vem isso Jonas? Por que essa é a tua reação?  

Jonas então sai e fica a certa distância da cidade para observar o que iria acontecer. Ele constrói um abrigo e ali permanece. E Deus vai ao encontro dele mais uma vez. Deus faz crescer uma planta para que Jonas se abrigasse a sua sombra e isso alegra o profeta. Porém, na madrugada, Deus envia uma lagarta e essa mata a planta acabando com a sombra de Jonas. 

“Então o Senhor Deus fez crescer uma planta sobre Jonas, para dar sombra à sua cabeça e livrá-lo do calor, e Jonas ficou muito alegre. Mas na madrugada do dia seguinte, Deus mandou uma lagarta atacar a planta de modo que ela secou. Ao nascer do sol, Deus trouxe um vento oriental muito quente, e o sol bateu na cabeça de Jonas, a ponto de ele quase desmaiar. Com isso ele desejou morrer, e disse: "Para mim seria melhor morrer do que viver". Jonas 4:6-8 

Esse é o Deus que age com misericórdia com Nínive e com Jonas! Porém Jonas não enxerga isso.  

Quando o sol bateu sobre sua cabeça, Jonas frustrou-se novamente ficando furioso a ponto de pedir novamente a morte. Deus lhe pergunta mais uma vez: Você tem motivo para ficar furioso com a planta?  

E agora Jonas responde: “Sim tenho, e estou furioso a ponto de querer morrer” 

Deus agora responde Jonas:  

“Mas o Senhor lhe disse: "Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade? " Jonas 4:10,11 

Jonas se frusta pela planta ter morrido, pois ele se beneficiava dela. O fato de Deus a ter matado deixa ele mais uma vez contrariado e frustrado. Então, Deus o questiona em suas ações, pois tem compaixão da planta, mas de 120 mil pessoas não? Pessoas que não sabem discernir a mão direita da esquerda, ou seja, pessoas sem sabedoria, sem conhecimento algum de Deus.  

Deus tinha propósitos muito além do que Jonas podia imaginar. Ele pensou que iria a Nínive cumprir uma tarefa religiosa. Mas Deus o havia levado até lá para mostrar-lhe sua maravilhosa graça. E assim, no final do livro, descobrimos uma mudança de papéis: Jonas não prega para o povo de Nínive, Nínive é que prega a Jonas, convidando-o a algo muito além do que ele tinha imaginado.  

Jonas foi alguém como eu e você, que não sabe lidar com o amor e a graça de Deus, mas que assim como Jonas, contamos com esse Deus gracioso e misericordioso ao nosso lado. Deus que nos chama para um recomeço com ele, Deus que tem paciência de nos ensinar sua graça, Deus que nos chama a orar pelos perdidos e a anunciar essa graça a todas as nações! Aos confins da terra!  

 

Perguntas para Discussão:

Ao final desse livro o que você conclui?  

Onde Deus te levou com essa mensagem?  

O que Deus está te chamando a viver nesse momento?