Compartilhe!!!


Chamado para Missão 

Crer e anunciar 

 “Então alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: "Mestre, queremos ver um sinal miraculoso feito por ti". Ele respondeu: "Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas. Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra. Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas.  A rainha do Sul se levantará no juízo com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e agora está aqui o que é maior do que Salomão.  "Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e não encontra, e diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem. Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa". Mateus 12:38-45 

  

Como nós nos enganamos ao pensar que se tivéssemos visto Jesus, se nós estivéssemos lá seria diferente, iríamos ter mais fé, seriamos mais constantes, não duvidaríamos. Todos aqueles judeus que viram os muitos milagres de Jesus duvidaram. Mesmo vendo não criam, mesmo sentindo não tinham fé! 

Os fariseus e mestres da lei, que eram os religiosos da época, foram os mais difíceis de crer. Os fariseus eram aqueles que batiam no peito pra dizer: “olha como eu sou certinho, não sou como aquele e aquela que faz isso e aquilo”, se achavam os melhores, os mais corretos, se dedicavam a apontar o dedo para aqueles que não estavam no mesmo nível de espiritualidade que eles. 

Os mestres da Lei eram os detentores da verdade, os que sabiam tudo, que conheciam a Palavra de Deus de trás pra frente, mas só sabiam para poder cobrar e condenar os outros, para dizer onde estavam certos e errados. 

Os fariseus e mestres da Lei, diminuindo os demais, faziam a mesma coisa com Jesus. Julgavam Jesus e o colocavam a prova tentando mostrar-se superiores, não conseguiam crer verdadeiramente, e muito menos ter amor ao próximo, pois, na verdade, só olhavam para si tentando justificar a si mesmos. 

Quando eles dizem pra Jesus: “queremos ver para crer” colocando Jesus a prova, colocando Jesus contra parede, Jesus lhes dá uma rasteira, e ele faz isso citando o nosso profeta desertor, o Jonas! 

 

O verdadeiro Jonas – Jesus  

Quando nós olhamos para cada personagem, cada história, cada livro do Antigo Testamento, precisamos olhar para eles buscando compreendê-los através do Novo Testamento, através de Jesus.  Todo o Antigo Testamento aponta para Jesus, nos leva até a redenção em Cristo, e Jonas faz isso de forma profunda. 

 Como Jonas aponta para Jesus? 

  Jonas recebeu uma missão de pregar a um povo perverso e mau – Jesus recebeu a missão de vir a um mundo com um povo perverso e mau, desobediente a Deus, Ele veio a nós;

  1. Jonas fugiu de sua missão, pois era um desertor que não compreendia a graça de Deus – Jesus foi tentado a desistir e abandonar, mas foi até o fim sendo obediente ao Senhor da Missão, obediente ao Pai;
  2. Jonas orou apenas nos momentos de extrema dificuldade ou aborrecimento o que lhe fez estar longe de Deus – Jesus tinha comunhão com o Pai, estando sempre alinhado com Ele, com um coração entregue;
  3. Jonas ficou três dias no ventre do peixe antes de ir anunciar salvação ao povo de Nínive – Jesus passou três dias no coração da terra, após sua crucificação e morte, para levar salvação a toda terra;
  4. Jonas saiu do ventre do peixe para anunciar a Palavra a Nínive – Jesus ressuscitou e apareceu aos seus discípulos e sua Palavra é anunciada até hoje, trazendo salvação e nova vida aos que creem nesse fato, nesse acontecimento, aos que creem no Filho de Deus;
  5. Jonas não compreendeu a graça e o amor de Deus para com as pessoas perversas de Nínive – Jesus é a graça e o amor de Deus visível, palpável;
  6. A história de Jonas termina com uma incógnita – a missão de Jesus termina com uma missão para cada um de nós, na verdade essa história ainda não terminou, pois ele irá voltar para levar com ele os que creram em sua palavra

 

O sinal de Jonas  

 Os fariseus e mestres da Lei, ou seja, os crentes e pastores da época, pediram a Jesus um sinal do Céu, um sinal para que eles pudessem crer em Jesus. Mesmo que Jesus acabara de curar muitas pessoas, fazer milagres, aquilo não foi o suficiente para crerem. 

Eles pedem a Jesus um sinal do céu e Jesus lhes responde dizendo que o único sinal que receberão é o sinal de Jonas. Que sinal é esse? 

Jesus se refere aos três dias que Jonas ficou no ventre do peixe e aos três dias que ele ficaria no coração da terra, os três dias de morte do salvador. 

Esse é o sinal do céu que nós temos: “Assim como Jonas, arrancado da morte, pregou aos ninivitas, assim também o Filho do Homem anunciará ao mundo inteiro a salvação, como Ressuscitado.” 

A morte e ressurreição de Jesus é o ato de Deus, que uma parte negará e outra aceitará com fé! 

 

Precisamos de sinais? 

Mas Jesus ao falar do sinal, deixa claro que na verdade se esse povo realmente cresse, eles não pediriam um sinal, eles compreenderiam que o Filho de Deus estava ali diante deles. 

Isso fica claro na sequência:  “Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas. A rainha do Sul se levantará no juízo com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e agora está aqui o que é maior do que Salomão.” Mateus 12:41,42 

 Nínive não pediu milagre a Jonas, a rainha do sul veio de longe para conhecer Salomão e sua sabedoria, mas Salomão não realizou nenhum milagre, ele apenas conversou com a rainha, isso foi o bastante para Nínive e para a Rainha: ouvir! 

 Por que, então, nós buscamos sinais, milagres e manifestações para crer? Por que pedimos a Deus milagres para ter fé, quando ele diz: “Felizes os que não viram e creram!” Nós o fazemos porque na verdade não queremos crer, queremos sinais e maravilhas porque o nosso coração está endurecido e se render a Deus vai contra o que o meu ‘eu’ quer. 

Os fariseus e mestres da Lei gostavam de sentir-se superiores, de se colocarem como donos da verdade, amavam julgar os que estavam ao seu redor dizendo: “não somos como aquele pecador, eu não faço o que aquela pecadora faz”. 

Para crer em Cristo e colocar ele no centro, eles precisavam sair da postura de juiz, precisavam se render a Jesus e permitir que ele ocupe o lugar central. 

Jesus está dizendo aos religiosos da época, aos que faziam de tudo para andar na lei correta de Deus, é a essas pessoas que Jesus diz: O povo de Nínive, aquele povo que vocês julgavam perversos, e a Rainha do sul, ou seja, os gentios, os não crentes, vão julgar vocês fariseus, vocês religiosos que por se acharem melhores não se arrependem. 

Não foi por falta de milagre que eles não creram e não é por falta do Espírito Santo agir que nós não cremos. Não foi por falta de Palavra corretas de sabedoria de Jesus que eles não creram e não é por falta de pregação e anúncio que nós não cremos. Por não saírem da sua superioridade, por não quererem ceder o centro de suas vidas a Cristo, seus corações estavam fechados! 

Quantas vezes nós pedimos pelo sobrenatural de Deus, por milagres e curas maravilhosas, quando Deus nos convida apenas a crer? 

Por que nós julgamos uns aos outros, diminuindo o outro, tratando-o como um cristão inferior quando Jesus nos convida a amar e ajuda-nos uns aos outros na caminhada? 

Para os fariseus e mestres da lei era confortável ficar na posição de Juiz apontando o dedo aos que não cumpriam a Lei de Deus, ou não a conheciam como eles, para nós é confortável ficar sentado no banco da igreja ou no sofá de casa e apontar o dedo aos irmãos que estão arregaçando as mangas e servindo no Reino de Deus com acertos e erros. 

 Por que muitas pessoas preferem passar a vida reclamando a Jesus e pedindo sinais quando Jesus diz: Creia! Crê e mim e me serve! Crê e prega o Evangelho! 

Não fuja como Jonas fugiu! 

 

 Na primeira pregação do mês nós falamos dos três tipos de desertores cristãos: 

 1º Aquele que desertou da comunidade, permanece com sua fé, mas desistiu de vivê-la em comunidade; 

2º Aqueles que são desertores, mas permanecem dentro da comunidade de forma passiva, apenas desistiram de se envolver, de servir, de lutar por mudanças; 

3º Aqueles que desistiram da comunidade e da fé, resolvendo jogar tudo pro alto, pois a espiritualidade que lhe foi apresentada apenas mobilizou; 

 

Nós não queremos ser uma comunidade de Desertores. Assim como Jesus confrontou os fariseus e mestres da Lei mostrando-lhes que Ele era o sinal do céu, como comunidade queremos sempre apontar para Cristo, Ele é o centro, Ele é o milagre de Deus para nossa salvação. 

 Assim como toda a história do povo de Deus, assim como cada relato do Antigo Testamento aponta para Cristo, assim também como Comunidade Luterana em Três Lagoas vamos apontar para Cristo. 

Deixemos de ser como os religiosos do tempo de Jesus que apontavam o dedo para os outros acusando e apontavam o dedo para si mostrando-se superiores. Vamos pontar para Cristo, não como acusação, mas para mantermos o foco de nossa fé Nele que deu a vida por nós. 

 Quando assim fazemos o Espírito Santo nos conduzirá, nos dará clareza da Palavra, nos levará a maturidade de fé. 

 E quando perguntarem que comunidade somos? Quem são esses luteranos? Que possamos dizer: Somos pobres pecadores que dia após dia prosseguimos para o alvo que é Cristo, somos falhos, mas não desistimos de segui-los e de servir a Ele, e nos colocamos a serviço da missão Dele aqui em Três Lagoas. 

Somos um lugar onde a Palavra é pregada e que Cristo é o centro! A minha vontade não é o centro, o ser humano não é o centro, apenas Cristo! Somos uma comunidade que busca a verdade do Evangelho que liberta, transforma e impulsiona! Que ouve e fala o Evangelho!  

“Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” Romanos 10:17 

Perguntas para a edificação: 

1 A sua fé fica mais forte ou mais fraca de acordo com as experiências que você tem com Deus? 

2 Você tem o desejo de ser lapidado em sua fé para ser mais maduro e constante? 

3 O que você tem feito para crer e ser mais maduro na fé?