"Envie alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos israelitas. Envie um líder de cada tribo dos seus antepassados. Assim Moisés os enviou do deserto de Parã, conforme a ordem do Senhor. Todos eles eram chefes dos israelitas." - Números 13:2,3

Irno Prediger

Pastor Emérito

bootstrap modal form

CALEBE, UM HOMEM QUE FOI INTEIRAMENTE FIEL AO SENHOR

Quando Deus tirou o povo de Israel da escravidão do Egito, através do seu servo Moisés, ele tinha um propósito: dar a Israel a terra que havia prometido aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó; estabelecer Israel como um povo diferente dos demais através de sua fé e vida consagrada ao Deus vivo e, assim, servirem de referência aos povos do mundo, pois Deus deseja reconciliar novamente os povos com ele. Para isso usaria Israel.

 Israel experimentou grandes milagres de Deus na saída do Egito, como as 10 pragas e a passagem milagrosa pelo mar Vermelho. Israel viu o poder e o agir poderoso de Deus; recebeu os 10 mandamentos no monte Sinaí e experimentou Deus sustentar este grande povo no deserto com o maná.

Mesmo assim, porém, Israel teve dificuldade em confiar em Deus e, por consequência disso, foi uma Comunidade de fé cheia de altos e baixos, precisando passar por uma severa escola de Deus, perambulando 40 anos pelo deserto.

Tenho visto entre nós coisas lindas que Deus operou, muitas bênçãos. Mas também tenho observado muitos irmãos entre nós cheios de altos e baixos na sua caminhada da fé. Muitos crentes experimentam, como Israel, uma caminhada de fé cheia de acidentes. Quantos, nesta Comunidade, fizeram um bom começo, mas depois esmoreceram, desanimaram e se desviaram? Vi ainda nesta semana nos registros da Comunidade que mais de 400 pessoas (uns 420) fizeram sua profissão de fé e foram admitidos como membros desta Comunidade, nestes 30 anos de existência da nossa igreja local. Quantos membros temos atualmente? 120! Onde estão os outros 300?

O espírito de insatisfação, de queixa e de reclamações dos israelitas implicou em longos e sofridos 40 anos de andanças no deserto. Toda a geração de adultos que saiu do Egito Perdeu o privilégio de entrar na terra prometida por Deus. Houve, porém, duas exceções: Josué e Calebe. Estes homens devem nos inspirar como exemplos a seguirmos. Vamos olhar para Calebe e aprender com ele. Diz a Palavra sobre Calebe, em Js 14.9: “foi inteiramente fiel ao Senhor”.

UM HOMEM INTEIRAMENTE FIEL AO SENHOR

1. Calebe – um homem de fé (Nm 13)

Calebe nasceu no Egito quando o povo de Israel ainda era escravo naquele país. Ele deve ter trabalhado como escravo, pois tinha perto de 40 anos quando Israel se libertou, milagrosamente, da escravidão egípcia. Ele viu as 10 pragas do Egito acontecerem. Participou da passagem milagrosa pelo mar Vermelho. Ele esteve no monte Sinaí quando Deus deu as duas tábuas de pedra, com os 10 mandamentos, através de Moisés. Ele ouviu os ensinos de Deus através de Moisés. Ele creu em Deus e aprendeu a confiar em Deus e permanecer fiel a ele, mesmo diante das dificuldades. Outros muitos experimentaram e ouviram as mesmas coisas, mas não eram fiéis a Deus.

Passado pouco mais de um ano desde a saída do Egito, Israel está na fronteira com a “Terra Prometida” por Deus, prontos para entrar e tomar posse da terra que Deus lhes havia prometido.

Deus manda Moisés enviar 12 líderes, um de cada tribo de Israel, espiarem a Terra Prometida. Calebe, agora com 40 anos, é o escolhido da sua tribo. Lemos isso em Nm 13.1-6 e 17-24.

 Calebe e mais 11 líderes de Israel percorrem a Terra Prometida por Deus e retornam depois de 40 dias. Lemos isso em Nm 13.25-33.

 Quando os 12 espias voltaram, eles trazem dois relatórios bem distintos. Um deles é um relatório negativo, trazido por 10 dos 12 espias, o qual acabou afetando todo o povo de Israel. (Tenhamos cuidado com o pessimismo de alguns, e sua falta de fé!). O outro relatório, trazido por Josué e Calebe, é um relatório positivo. Calebe e Josué viram as mesmas coisas dos outros 10, mas viram as coisas com os olhos da fé e do ponto de vista de Deus.

 Aqui Calebe revela a sua primeira marca de qualidade, com a qual devemos aprender: ele revela fé em Deus. Ele sustentou o seu relatório e posição de fé, mesmo que a maioria trouxe outro relatório, um relatório que só via os perigos e problemas!

 Nós, como família e como Comunidade cristã, passamos por coisas difíceis? Enfrentamos problemas? Temos desafios difíceis pela frente? Não sejamos pessimistas e críticos como o foram os 10 espias, desanimando todo o povo e levando a sua Comunidade de fé a desgraças em vez de bênçãos. Aprendamos com Calebe. Dificuldades e batalhas se enfrentam mantendo confiança em Deus e nas suas promessas. Não sejamos medrosos, mas confiantes quanto ao nosso futuro!

2 – Calebe, um homem corajoso (Nm 14)

 Lemos em Nm 14.1-11 a reação que o povo teve diante dos relatórios trazidos pelos 12 espias. A atitude foi de insatisfação e revolta. Foram contagiados pelo relatório pessimista da maioria dos líderes que espiaram a terra de Canaã. Quanto a Calebe, porém, junto com Josué, observamos uma atitude de coragem procedente de sua fé em Deus. Mesmo que o povo ameaçou apedrejar a Calebe, ele não temeu.

 Calebe e Josué viram as mesmas coisas que os demais 10 espias viram ao espiarem a terra de Canaã. Por que, então, eles possuem uma postura de coragem e fé, enquanto os demais só viram problemas e passaram a ter uma atitude de rebeldia contra Moisés e Deus?

 Algumas coisas importantes que temos a aprender aqui, também com relação à nossa Comunidade:

a) - O decisivo não é o que vejo, mas como vejo as coisas que estão ao meu redor. Que olhos eu tenho? Olhos que enxergam apenas as dificuldades e problemas da nossa igreja? Ou olhos que vêem as adversidades com os olhos de Deus? Olhos que vislumbram o agir de Deus em meio aos desafios?

b) - A minha posição não deve ser definida a partir da opinião dos outros, mas a partir da Palavra de Deus. Não devo desanimar só porque alguns líderes estão vendo problemas e dificuldades em nossa igreja. Deus plantou a nossa Comunidade com o propósito de ser instrumento de salvação para muitas pessoas. E será!

Você não deveria desanimar e abandonar o “projeto desta sua Comunidade” só porque surgem dificuldades, problemas e adversidades pela frente.

O exemplo de Israel no deserto deve ensinar a nós não cometermos os mesmos erros deles. Então, mesmo que você vê apenas uns poucos mantendo a fé, não desanime. Não esmoreça! Não se torne um reclamão e rebelde contra Deus.

c) - Nós enfrentamos nossos “gigantes”, não olhando para nossas poucas forças, mas olhando para Deus, o Todo-Poderoso! Qual foi a diferença entre os 10 espias e Calebe?

Os 10 espias compararam os adversários e seus gigantes (os Enaquins), com sua pequena estatura e com suas próprias forças (Nm 13.31), enquanto Calebe e Josué comparam a força dos inimigos e seus gigantes com o poder de Deus (Nm 14.8-9). Para Deus, esses “gigantes” são fichinha, pensou Calebe.

Este é Calebe, homem de fé e coragem; homem fiel a Deus! É desse tipo de jovens e membros da Igreja que Deus precisa entre nós. Você é (e será) um desses, semelhante a Calebe? Ou vai correr quando adversidades e problemas surgem?

A História de Israel nos mostra, na sequência, que nenhum daqueles israelitas que deixaram de confiar em Deus, diante do desafio de enfrentar os “gigantes de Canaã, entraram na terra prometida. Perambularam e sofreram durante 40 anos no deserto até todos terem morrido. Calebe e Josué foram os dois únicos que tiveram o privilégio de experimentarem a bênção de entrar e possuir a Terra Prometida por Deus.

Deus possui um plano com a nossa Comunidade: sermos uma bênção para esta cidade e região. Vai ter adversidades pela frente? Sem dúvida. Você vai correr? Ou vai manter a confiança em Deus, como Calebe, e ter parte nas bênçãos que Deus reservou para os seus que permanecem fiéis até o fim?

3 – Calebe, homem vigoroso até na sua velhice (Js 14.8-12)

 A História da Igreja, infelizmente, apresenta o relato de uma série de pessoas que fizeram um bom começo, foram crentes fervorosos e grandes batalhadores da causa do evangelho no início, mas com o tempo esmoreceram na fé e perderam seu vigor espiritual. Muitos fazem sua profissão de fé e, penso, que são sinceros e querem realmente seguir e servir ao Senhor Jesus. Depois, porém, deixam se desanimar pelas circunstâncias difíceis e adversas, ou por líderes críticos e pessimistas, vindo a abandonar o “bom combate”.

Como é isso com você? Você irá ser fiel até a morte? Tg 1.12 diz: “Feliz o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam”.

Calebe foi um homem que se manteve física e espiritualmente vigoroso até o final de sua vida. 45 anos depois de sido um dos 12 espias de Israel, todos os seus colegas, com exceção de Josué, já estavam mortos. Calebe, no entanto está vivo. Agora com 85 anos, entrou na Terra Prometida e continua com todo o seu vigor físico e espiritual. Ele ainda lutava com sua espada como 45 anos antes e foi buscar o pedaço de território que Deus lhe havia prometido. Lemos isso em Js 14.8-12. Ele está física e espiritualmente firme, corajoso e forte como era quando ainda jovem. É o mesmo homem de fé em Deus.

CONCLUSÃO

Qual foi o segredo de Calebe?

Calebe foi “inteiramente fiel ao Senhor”! O próprio Calebe diz em Js 14.7 a 8: “Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, enviou-me de Cades-Barnéia para espionar a terra. Eu dei-lhe um relatório digno de confiança, mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, o meu Deus”. Por isso naquele dia Moisés me jurou: ´Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, meu Deus´.

 Calebe foi um servo de Deus íntegro. O próprio Deus falou a respeito dele a Moisés, em Nm 14.24: “Mas, como meu servo Calebe tem outro espírito e me segue com integridade, eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão”.

 Ainda hoje Deus está à procura, entre nós, por servos que são inteiramente fiéis ao Senhor” e que servem a Jesus com integridade! Deus tem um projeto com a nossa Comunidade que está além dos muros deste templo. Deus plantou essa Comunidade para ser uma bênção de Sua salvação nesta cidade e região. A nossa Comunidade precisa de homens e mulheres como Calebe. E quem o for, experimentará as bênçãos de Deus para si e para os seus descendentes. Aos fiéis o Senhor dará vigor e vida abundante!

Queremos permanecer neste time?

PERGUNTAS PARA OS ENCONTROS DAS CÉLULAS:

1. Como você reage diante dos “gigantes” (grandes problemas e desafios) em sua vida?

2. O que fez de Calebe um israelita diferente da maioria?

3. Que qualidade de Calebe você deveria tentar desenvolver em sua vida cristã?


COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br