"Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele." - Filipenses 2:12,13

Irno Prediger

Pastor Emérito

bootstrap modal form

BRILHANDO COMO ESTRELAS

Fp 2.12-16 

Estamos numa “Festa das Células” para celebrar o que Deus fez em nosso meio e pequenos grupos, mas também quero olhar com vocês um texto que nos traz desafios.
 Paulo estava escrevendo à igreja da cidade de Filipos, na Macedônia, formada basicamente de cristãos novos. Ele coloca alguns desafios para as pessoas que haviam abraçado a fé cristã. Que desafios?
DESAFIOS PARA QUEM ABRAÇOU UMA VIDA COM CRISTO
Não pare de crescer. (12)
“...desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor”. O que isso quer dizer? Que você deve continuar a crescer em Cristo; progredir no discipulado; ir aperfeiçoando o seu caráter de cristão, moldando seu pensar e agir de acordo com os pensamentos de Deus transmitidos na Palavra; colocar em prática os seus dons, colocando-os a serviço do Corpo de Cristo e ajuda aos demais membros da célula; avançar continuamente na sua maturidade e servir ao Senhor.
“É proibido estacionar!” Não pare! Avance!
Quantas pessoas estão paradas na sua caminhada na fé! Não esteja entre esses. Avance no seu aprender da Palavra de Deus. Avance no ciclo de discipulado! Avance no servir aos outros. Avance no evangelismo!
Dependa de Deus. (13)
“Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar”. Deus está trabalhando em nós. Não dependa de si ou dos irmãos da igreja para continuar a crescer na fé e para perseverar em servir aos irmãos! É Deus quem opera em você tanto o querer como o realizar.
No seu “quarto de escuta”, verifique o que Deus deseja operar em você atualmente e o que ele quer fazer através de você. E conclua sua oração com “Seja feita a Tua vontade”!
Jesus ensinou: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5). É muito bom sabermos que as coisas não dependem de nós, mas de Jesus. É o Senhor quem faz as coisas em nós e através de nós! O continuar crescendo e fazer a obra do Reino não depende, simplesmente, da minha capacidade, inteligência e forças!
É Deus quem opera em nós com a Sua graça. É o Espírito Santo trabalhando em nós! Numa das estrofes do hino “Castelo Forte” de Martim Lutero diz: “A minha força nada faz, sozinho estou perdido”. Em resumo, só Deus é quem pode operar em nós e através de nós, tanto o querer como o realizar.
Não seja um murmurador. (14)
“Fazei tudo sem murmurações e contendas”. Queixas, reclamações e espírito briguento não ficam bem para os filhos de Deus. Essas coisas desanimam o próprio crente e ainda os demais cristãos do grupo e igreja.
Um dos pecados de Israel no deserto foi a murmuração. Foi por causa da murmuração que uma geração inteira perdeu o privilégio de poder entrar na “terra prometida” e tiveram de penar 40 anos peregrinando no deserto.
Em vez de murmurar, queixar-se e arrumar contendas, a linguagem do cristão é a de falar aos outros coisas que edificam. Ef 4.29: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem”.
Em vez de murmurar, dê graças. 1 Ts 5.18: “Em tudo, dai graças , porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.
Não apague a sua luz. (15)
O cristão não é um “Zé Ninguém” e nem uma “vaca de presépio”, que só está aí de enfeite. Você é filho do Rei dos reis e Criador do universo. Você é co-herdeiro de Cristo. Portanto, você não pode ser uma pessoa omissa, alienada ou marginalizada. Você está neste mundo com uma missão. Deus tem um propósito com a sua vida.
Conforme Fp 2.15 você vive “no meio de uma geração pervertida e corrupta... como luzeiros no mundo”. Deus colocou você lá onde reside e trabalha para ser luz! Você foi chamado para ser farol, que serve de referência e de orientação para os marinheiros deste mundo em trevas.
Onde neste mundo você está brilhando? “No meio de uma geração pervertida e corrupta”! Em Mt 5.14 e 16 Jesus diz para nós: “Vós sois a luz do mundo... Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. Deus nos colocou neste mundo para sermos luzes que ajudem este mundo caótico achar o caminho para o porto seguro!
Mantenha seus olhos no alvo. (16)
Quando Paulo se refere ao “dia de Cristo” ele está se referindo à volta do Senhor.
Tudo o que vimos até aqui tem uma forte motivação: a volta de Jesus Cristo. É para Cristo que voltará que devem estar focados os seus olhos. Quando ele voltar, receberemos dele a “imarcescível coroa da glória” (1 Pe 5.4). E aqueles que a receberem são chamados de “Vencedores” em Apocalipse!
É isso que nos anima, encoraja e dá forças para viver e crescer na vida cristã. É o que nos ajuda a não ficarmos parados na jornada. Se você ficar olhando para resultados ou reconhecimento dos outros, você desanima. Não olhe para baixo, para as dificuldades e problemas. Olhe para cima, para Cristo, aquele que voltará e te recompensa pela sua fidelidade e perseverança em segui-lo e servi-lo. É o olhar para Cristo e sua volta que sustenta o seu ânimo para persistir no caminhar sem parar.
CONCLUSÃO
 Crescendo e perseverando assim, ganharemos muitos das trevas para a salvação, e avançaremos em direção ao encontro com o nosso Senhor sem decair da fé. Amém.

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br