"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim.Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Fp 3.13-14

Pr. Irno Prediger

Pastor Emérito

bootstrap modal form

O NOSSO ALVO

INTRODUÇÃO
 Estamos em plena Copa do Mundo 2018 na Rússia. Hoje terminou a segunda rodada.
Das 32 seleções nacionais do mundo, algumas que venceram os 2 jogos já se classificaram para a fase seguinte. Outras que perderam os dois primeiros jogos já estão desclassificadas e voltam para casa até o próximo final de semana. Outras ainda estão na luta para uma das 16 vagas das oitavas de final, dentre elas o Brasil.

 A partir da próxima semana, apenas a metade, ou seja 16 seleções nacionais continuam a competir na Copa do Mundo. Daí, cada jogo é uma decisão. A seleção que ganhar, continua na Copa. A que perde está fora e vai para casa. Isso vai até o dia 15 de julho, quando jogarão os dois melhores times para ver quem será o novo campeão do mundo! O alvo máximo, portanto, é ser campeão do mundo de futebol. No caso do Brasil, isso significa vencer mais 5 adversários para chegar ao grande alvo!

 Na visão de nossa Comunidade consta, entre outras coisas, que nós queremos ser uma igreja de vencedores!
QUAL É O NOSSO ALVO?  E COMO SEREMOS VENCEDORES? 
O alvo inicial: Estar entre os classificados (Lc 15.10).
No mundo do futebol, o primeiro alvo das seleções de cada país foi se classificar para a Copa do Mundo. Não sei quantos países competiram as eliminatórias para a Copa do Mundo em 2016 e 2017, mas presumo que foram mais de 100 países. Apenas 32 seleções chegaram à Copa do Mundo e estão competindo na Rússia. O Brasil é um deles, aliás, é o único país do mundo que conseguiu se classificar para as 21 Copas do Mundo que já acontecem desde 1930. Passar pelas eliminatórias, classificando-se para a Copa do Mundo, é o primeiro grande alvo futebolístico de todos os países. Assim, o Panamá e a Islândia, conseguiram, pela primeira vez na História, participar desta Copa. O Peru conseguiu se classificar outra vez para uma Copa do Mundo depois de 36 anos. Para estes países foi uma grande meta alcançada.

 Para nós cristãos, em primeiro lugar, é um privilégio estarmos entre os eleitos de Deus, tendo sido justificados pela fé em Cristo Jesus. O fato de você estar em Cristo não é pouca coisa! É motivo de júbilo e alegria! Você pode e deve festejar o privilégio de estar entre os eleitos de Deus! Jesus diz em Lc 15.10: “Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”. Se vibramos com cada vitória do Brasil na Copa, muito mais devemos nos alegrar com cada pessoa que chega à fé em Cristo e que encontra a salvação de Deus!
O alvo final: A Taça (Tg 1.12).
 Na Copa do Mundo, os 32 países estão competindo pela taça. Essa fica com quem se torna campeão no domingo de 15 de julho, tendo conseguido eliminar todas as outras seleções nacionais.

 O nosso alvo final é a COROA DA VIDA. Lemos em Tg 1.12: “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”.

 A “COROA DA VIDA” é a nossa taça; a nossa copa. E aí temos semelhanças e diferenças com relação à competição do futebol:
A “copa”, ou seja, a taça de recompensa no futebol é de ouro. É preciosa aos olhos do mundo, mas não dura para sempre, pois ela pode ser roubada e vai desaparecer com o tempo. Já a “coroa da vida” é uma recompensa eteeeeerna! Jamais nos será roubada! Jamais estragará e desaparecerá! É uma recompensa que durará para toda a eternidade!

A taça de campeão do mundo de futebol só é alcançado por um time que passou por muito e duros treinamentos. A Coroa da vida também requer duros treinamentos. Ela é dada a todo crente que “suporta, com perseverança, a provação” e se torna um “aprovado” na caminhada da fé e, portanto, comprovou que ama ao Senhor!

A taça do futebol só é dada um grupo pequeno e seleto; é para os melhores; só é dada aos que realmente bons. Já a coroa da vida é prevista e possível para todos nós crentes que suportamos as provações da vida e nos mantemos fiéis ao Senhor. Não precisamos ser os melhores. Somos justificados em Cristo, mas continuamos sendo pecadores. Precisamos, sim, perseverar em Cristo e realmente amar o nosso Senhor.

Para alcançar a taça na Copa do Mundo é preciso eliminar todos os outros. Para alcançar a coroa da vida não precisamos eliminar outros. Bem ao contrário, devemos amar e apoiar os outros e, em vez de eliminar, devemos procurar incluir outros na seleção (=eleição) de Jesus!
Paulo nos dá seu exemplo neste processo de irmos em direção ao grande alvo. Fp 3.13-14: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
Nosso alvo como igreja:

Ganhar o maior número possível de pessoas para Cristo (1 Co 9.19).
A Copa do Mundo começou dia 14/06 com os 32 países classificados e termina dia 15/07, com o jogo final entre as 2 melhores seleções para determinar que será o campeão do mundo e leva a taça. Estamos no meio da competição e vimos pela TV quem são os vencedores de cada jogo.
Como Igreja também vivemos um tempo entre a nossa eleição e chegada à meta final, ou seja, a coroa da vida no Reino dos Céus. Já somos salvos em Cristo, mas ainda não chegamos ao alvo final. O que fazer nesse meio tempo?

Na “VISÃO” da nossa igreja local consta que queremos ser uma igreja de vencedores. Como vamos ser uma “igreja de vencedores”? Ganhando o maior número possível de pessoas para Cristo. Esse é o alvo de nossa igreja. Esse é o alvo da sua célula!

Observemos algumas coisas sobre o alvo de Paulo neste mundo (1 Co 9.19-27):
Ele era flexível e procurava adaptar-se à realidade dos que ainda estavam sem a salvação em Cristo, visando alcançar o maior número possível para Cristo. 1 Co 9.19: “Sendo livre, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível”.

1 Co 9.22: “Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns”.

É esse o alvo de sua célula?
Ele se esforçava o máximo possível e nos anima a também fazê-lo. 1 Co 9.24: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis”.

Vamos ser uma igreja de vencedores e ganhar o prêmio, alcançando muitas pessoas para Cristo e ajudando-as para serem tiradas do reino das trevas para o Reino dos Céus?
Ele se dominava a si mesmo e buscava a coroa incorruptível. 1 Co 9. 25-26: “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível (que estraga e não dura); nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, NÃO SEM META, assim luto, não como desferindo golpes no ar”.

Com que dedicação nós. Em nossas células, nos empenhamos para alcançar o alvo da salvação daqueles que estão ainda no reino das trevas?

Ele exercia uma profunda auto disciplina, visando alcançar pessoas para Cristo. 1 Co 9.27: “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”.

O que nós estamos fazendo para não sermos uma célula e uma igreja desqualificada?
CONCLUSÃO
 Uma vez que você aceitou a Jesus como seu Salvador e crê nele, você é um dos eleitos do time de Deus. Entre a eleição até a vitória final onde a coroa da vida será dada a você, você está correndo no estádio deste mundo. Corra para o alvo! Corra com disciplina, suportando as provações e mantendo-se fiel ao Senhor! E não elimine outros. Ao contrário, ajude seus irmãos a permanecerem firmes correndo para o alvo. E, com toda dedicação, ajude outros a chegarem à fé em Cristo e à salvação eterna! Amém.
PERGUNTAS
Qual é o seu alvo como cristão?
O que precisa fazer para alcançar o alvo? O que atrapalha?
Qual é o nosso grande alvo como célula?
O que faremos, como célula, para alcançar o alvo?

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br