"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo Eu venci o mundo. " - João 16:33

João Carlos

Pastor Auxiliar

bootstrap modal form

VENCENDO AS AFLIÇÕES DA VIDA

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo Eu venci o mundo.( João 16:33)
Essas são as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, aquele que teve a pior das mortes, sofreu como réu, porém, Ele venceu o mundo, e Cristo nos encoraja com essas palavras que nos consolam, sabendo que, em meio a dores podemos contar com Ele.
Introdução.
Há muitos crentes em crise e passando por dificuldades enormes na vida pessoal, familiar, profissional, financeira etc.  
Porém há muitos outros que, apesar das crises, estão conseguindo vitórias expressivas e conquistas maravilhosas. Como entender isso? 
Por que determinada crise pode paralisar algumas pessoas e não ter poder algum na vida de outras, podendo até impulsioná-las para grandes conquistas? 
A questão não está na crise; embora ela deva ser considerada; mas sim na pessoa que passa pela crise. (Casa na rocha e/ ou na areia - Mt. 7:24-27) 
A crise não tem o poder absoluto de nos levar para a vitória ou para a derrota. Nesse aspecto ela é neutra e vem para nos mobilizar, nos tirar da nossa zona de conforto e requer de nós, sempre, uma tomada de decisão, seguida de uma postura compatível com a vitória que precisamos alcançar. 
É certo que cada uma de nós tem passado por várias aflições, por vezes até achamos que somos os únicos passando por essas aflições, porém, todo aquele que é servo de Jesus, passará por dificuldades. Estamos sujeitos a enfermidades, problemas familiares, perseguições, calunias, problemas com o cônjuge, perda de um ente querido… são várias as aflições do cristão.
O que precisamos entender é que um período de sofrimento não quer dizer uma vida de sofrimento. A Palavra nos promete vitórias ainda no tempo presente. A promessa é de que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
E como podemos viver esta verdade?


1 - Creia e não deixe o medo te dominar
O medo pode ter vários poderes sobre a nossa vida. Mas o mais terrível poder é quando o medo nos faz desistir, nos faz perder de vista quem é Aquele que está conosco, o nosso refúgio e fortaleza. Quando o medo nos domina e nos faz focar os olhos em situações difíceis para nos desanimar, ele exerce esse poder sobre nós e nos derrota. O salmista deixa claro sua posição, nos revelando mais um segredo daqueles que enfrentam e vencem as suas crises: “Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares…” (Sl 46:2). Por mais difícil e desesperadora que possa ser uma situação, o salmista é otimista e não permite que o medo o domine e o paralise. No lugar do medo ele cultiva a fé e descansa debaixo do poder de Deus e da proteção Dele. 
“tenho-vos dito isto, para que em mim…”


2 – Estar em unidade com o Senhor:
A primeira coisa que precisamos fazer para estarmos em unidade com o Senhor é abandonar toda prática de pecado e entrar em espírito de arrependimento por tudo aquilo que nos afasta de Deus.
Em Tiago 4:4, a palavra deixa claro que a amizade com mundo nos torna inimigos de Deus. Em Isaías 59:2 diz que o pecado nos afasta de Deus. Mas o que isso tem haver com crente? Tudo! Muitos professam Jesus como salvador, seguem ao evangelho, mas têm mágoas e ressentimentos, por exemplo. Outros, não conseguem abandonar pequenos vícios, ainda que sejam de comportamento, como pequenas mentiras.
Estamos recebendo os sinais da vinda de Jesus. Tempos ainda mais difíceis nos sobrevirão e precisamos decidir abandonar o pecado.
O Senhor espera de nós é que estejamos envolvidos com a Sua obra.
Em João 15, dos versículos de um a oito, podemos entender que todo aquele que “está em Cristo”, dá frutos.
É aqui que precisamos entrar em crise! Estamos dando fruto? Qual o fruto de um crente? Outro crente! Temos evangelizado? Quantas vidas nós ganhamos para Jesus nos últimos meses?
 “tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz…”


3 – Manter a paz em nossos corações:
Como manter a paz em tempos difíceis?
Precisamos buscar um tempo de qualidade com Deus. É impossível receber a paz se não tivermos um tempo diário com Ele para lançarmos sobre Ele todas as nossas ansiedades. No nosso tempo com Deus precisamos adorá-lo, ler a Palavra, fazer as nossas petições, interceder por todos aqueles que o Senhor ministrar em nossos corações e etc.
Precisamos buscar intimidade com o Espírito Santo. Apesar de parecer igual a ter tempo de qualidade, existe uma grande diferença. Mas quando alcançamos a intimidade com o Espírito Santo, podemos ouvi-lo! Podemos receber a Sua direção!
 “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”


4 – Ter bom ânimo:
Em tempos de crise, é muito natural que muitos andem de cabeça baixa e desanimados com as circunstâncias externas.
Por isso, é necessário que se levante a cabeça. Não em sinal de soberba. Antes, em sinal de confiança em quem nós temos crido!
No salmo 24:9, o salmista nos ensina a levantarmos nossas cabeças para que entre o Rei da glória. No salmo 3:3, o salmista afirma que o Senhor é o nosso escudo e nos faz andar de cabeça erguida. Por isso, é preciso parar de fazer papel de vítima e tomar posse das vitórias que o Senhor tem para cada um de nós! Afinal, segundo romanos 8:37, somos mais do que vencedores por Aquele que nos amou!
É preciso parar de murmurar. Sei que em tempos de crise, nossos olhos costumam ver apenas as coisas que não andam bem. Por isso, a tentação de murmurar é enorme.
Contudo, o salmista em salmo 40, dos versículos um ao três, nos convida a colocarmos um novo cântico na boca, pois, segundo 2 coríntios 5:7, não vivemos pelo que vemos, mas pelo que cremos, não é verdade?
Por isso, pratique 1 tessalonicenses 5:21, examine tudo, mas retenha apenas o que é bom! Foque no que está dando certo!
Apenas creia! Decida, hoje, renovar o seu ânimo na presença do Senhor e foque o seu olhar no futuro que Ele já preparou para você! O melhor de Deus ainda está por vir!

CONCLUSÃO
Neste mundo, estamos sujeitos às aflições e sofrimentos de qualquer espécie. A vida cristã envolve períodos difíceis e trabalhosos. No entanto, se a nossa expectativa estiver na soberania de Deus e no seu bem, desfrutaremos, mesmo que andemos em aflição, da mais perfeita e sublime paz de Cristo. Que, o Todo-Poderoso ilumine-lhe a mente e o coração para deleitar-se em sua eterna e maravilhosa graça. Amém!
PERGUNTAS PARA EDIFICAÇÃO DA CÉLULA 
1-Você tem vivido tempo de crise em sua vida? Compartilhe conosco. 
2-Que atitudes novas você tem tido para vencer este tempo de crise? 
3-Qual a mensagem que Deus traz à sua vida através da crise que você está vivendo? 

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Endereço

Rua Protázio Garcia Leal, 1137 
Três Lagoas - MS

Contato

Email: secretaria@luterana3lagoas.com.br